Antibiótico e queda de cabelo: qual a relação?

Sempre que alguém começa a notar aumento da queda de cabelo após alguma infecção, surge a dúvida se o antibiótico faz cair cabelo e seria esse o motivo da queda acentuada.

Quais remédios podem causar queda de cabelo?

Existem diversos remédios que podem colaborar para a queda de cabelo.

Em geral, essa possibilidade já é descrita pela própria bula do medicamento na parte de efeitos indesejados.

A forma com que cada remédio leva à queda varia, assim como as chances e a intensidade com que eles colaboram com a condição.

Boa parte dos medicamentos contribuem para a queda ao interferir em alguma fase do desenvolvimento do fio, em especial no seu ciclo de vida.

Algumas medicações como os remédios usados para a quimioterapia, por exemplo, interferem na proliferação das células do bulbo capilar, provocando a queda do fio ainda na sua fase de crescimento máximo.

Isso explica a queda tão intensa após iniciar o tratamento contra o câncer.

Outros compostos como os anabolizantes e anticoncepcionais podem interferir no equilíbrio hormonal necessário para a manutenção do fio.

Há ainda aqueles que interferem no balanço nutricional, podendo criar quadros carência ou excesso de vitaminas e minerais. Esse é o caso, por exemplo, da hipervitaminose A causada por isotretinoína oral, usada no tratamento da acne.

Ainda que alguns mecanismos sejam conhecidos, os motivos que levam boa parte dos remédios a causarem queda continuam desconhecidos.

Estou com queda acentuada. O antibiótico faz cair cabelo dessa forma?

Os antibióticos são medicamentos usados para combater infecções quando elas são causadas por bactérias.

Mesmo quando a queda de cabelo ocorre após o início do tratamento medicamentoso, é difícil determinar se o antibiótico é o responsável.

Nesses casos, a queda pode estar relacionada com fatores associados, como a própria infecção bacteriana, estresse, baixa imunidade, dieta deficiente, entre outros.

Em geral,  dificilmente o antibiótico faz cair cabelo de forma intensa.

Normalmente, outros fatores como os mencionados anteriormente tornam o cabelo mais suscetível à queda, sendo o antibiótico somente mais um fator para que ela ocorra.

Qual antibiótico faz cair cabelo?

Normalmente, antibióticos causam uma queda de cabelo difusa, sem cicatrizes.

Ainda que não seja um consenso, existem evidências de que possa ser verdade que antibiótico faz cair cabelo.

Alguns dos principais medicamentos atrelados à essa ocorrência são:

  • Cloranfenicol: medicamento injetável indicado para tratar meningite, epiglotite, artrite e osteomielite.

  • Etionamida e outros antibióticos usados no tratamento de tuberculose;

  • Gentamicina: princípio ativo usado no tratamento de infecções de pele, ósseas, gastrointestinais, peritonite, meningite, infecção urinária e oculares.

  • Nitrofurantoína: recomendado no tratamento de infecções do trato urinário, agudas e crônicas, como cistites, pielites, pielocistites e pielonefrites;

  • Tianfenicol: usado no tratamento de infecções respiratórias, geniturinárias, hepatobiliares, cirúrgicas, dos tecidos moles, otorrinolaringológicas meningites purulentas, febre tifoide.

Acredito que meu antibiótico faz cair cabelo: o que fazer?

O uso de antibióticos pelo tempo determinado pelo médico é fundamental para que a infecção seja controlada.

O fato de ser o único medicamento com necessidade de receituário duplo é um indício da importância de se seguir rigorosamente as indicações médicas nesse caso.

Portanto, em momento algum deve se cogitar interromper o uso do antibiótico por conta da queda de cabelo.

Mesmo porque não é possível saber se a queda se deve ao medicamento ou a infecção. Na dúvida, deve-se sempre eliminar a infecção primeiro!

Após o problema ser completamente controlado e o medicamento ser suspenso, é esperado que haja uma melhora gradual do quadro, com normalização da queda em até 6 meses.

Como geralmente o remédio contribui pouco para a queda de cabelo, é importante verificar outras possíveis causas para a ocorrência acentuada.

Portanto, no caso de queda de cabelo em uso de antibiótico, procure um médico especialista.

A Clínica Doppio possui uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície. Além disso, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Dr. Nilton de Ávila Reis

CRM: 115852/SP | RQE 32621

Médico formado pela UNICAMP e dermatologista pela USP, com mais de 10 anos de experiência no tratamento de problemas capilares e do couro cabeludo. Integra o corpo clínico do Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês.


Posts Relacionados

Tratamentos para queda de cabelo: o que funciona de verdade?
Na internet ou mesmo na farmácia, existem diversos anúncios de produtos e tratamentos para queda... (Leia mais)
Queda de cabelo genética: causas, sinais e tratamentos
A queda de cabelo genética é uma das possíveis manifestações da calvície hereditária. A alopecia... (Leia mais)
Vitamina para queda de cabelo feminino: qual escolher?
O uso indiscriminado de complexos de vitamina para queda de cabelo feminino pode trazer riscos... (Leia mais)

33 Responses

  1. FIZ UM PREVENTIVO E O MEDICO RECEITOU TRATAMENTO PARA FUNGOS COMECEI A TOMAR FLUCONAZOL SECNIDAZOL E AZITROMICINA NOTEI QUE MEU CABELO COMEÇOU A CAIR ,TEM ALGUMA COISA HAVER COM A QUEDA ESSES REMEDIOS ?

    1. Olá, Welina

      A queda provavelmente não se deve aos esses medicamentos.
      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    2. A um mês atrás tive que tomar cloridrato de Ciprofloxacino, e agora estou com uma queda enorme. Tem algo relacionado ao remédio?

      1. Olá, Lyvia

        A ciprofloxacina não é um antibiótico frequentemente associado à queda de cabelo.
        Por isso, é interessante investigar outras causas.
        Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
        Estamos à disposição para ajudá-la.

    3. fiz esse mesmo tratamento e meu cabelo também está caindo muiiiiiito claro além das mechas que fiz a 7 mês e troca de anticoncepcional acredito que esses remédios fazem sim cair o cabelo até nossa imunidade eles diminui né.

    1. Olá, Julia

      Depende do antibiótico e não do que ele trata. Por exemplo, alguns antibióticos para tratar infecção urinário colaboram com a queda de cabelo, mas nem todos.
      A lista dos antibióticos com possível contribuição na queda se encontra no artigo.

      1. Tomei amoxilina e claritromicina em fevereiro, no mês de abril meu cabelo começou a cair muito, coletei exames de sangue e tudo normal.

      1. Olá, Adriana

        A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa, incluindo exames de sangue.
        Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir suas dúvidas.
        Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
        Estamos à disposição para ajudá-la.

  2. Fis cirurgia dente coloquei. Dois enplamte estou tomando muito antibióticos antiflamatorio isso pode ser causa de meu cabelo está caindo

    1. Olá, Viviane

      Apesar dos remédios poderem colaborar com a queda de cabelo, é improvável que eles sejam os maiores responsáveis pela sua queda.
      Existem muitas outras causas mais prováveis para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, é preciso passar por avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  3. A um mês atrás precisei tomar o antibiótico Norfloxacino e depois de algumas semana eu notei q comecei a ter queda de cabelo será q seria por causa desse remedio

    1. Olá, Caticilene

      É improvável que a norfloxacina seja a responsável pela sua queda.
      Existem muitas outras causas mais prováveis para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, é preciso passar por avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  4. Oi Dr Nilton meu filho de 3 anos tomou amoxilina com clavulanato e nesse momento tocando no cabelo dele percebi que está caindo. será que pode ser por conta do antibiótico?

  5. estou tomando amoxilina e claritromicina mas acabou meu omeprazol para não ficar pesado meu estômago só estou tomando claritromicina até comprar o omeprazol estou agindo certo .pode me responder aguardo uma resposta obrigado

    1. Olá, Carlos Alberto

      Pelo descrito, provavelmente você está fazendo fazendo tratamento para a bactéria H. pylori, associada a quadros de gastrite e úlcera no estômago.
      O esquema descrito é para ser feito de forma conjunta, ou seja, tudo junto pelo tempo determinado pelo médico.
      Por isso, sugiro conversar com seu médico a respeito da necessidade de estender o tratamento ou retratar.

    1. Olá, Paula

      É improvável que seu tratamento para H. pylori tenha sido responsável pela queda.
      Existem muitas outras causas mais prováveis para a sua queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Isabelle

      Apesar de alguns antibióticos poderem colaborar com a queda de cabelo, é improvável que eles sejam os responsáveis pela sua queda.
      Existem muitas outras causas mais prováveis para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Por isso, sugiro que passe por uma avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para esclarecer o que está ocasionando a queda.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  6. Olá tive sepse pós parto fui para UTI fiz 8 dia de antipáticos pra conter a infeção .estou ficando careca .pode mi dizer que fazer estou em desespero

    1. Olá, Maria Isabel

      Existem algumas possibilidades para o quadro descrito por você.
      Para saber exatamente o que está acontecendo é preciso passar por uma avaliação médica.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  7. Meu filho de 9 anos sempre que toma amoxicilina cai um pouco o cabelo,já fiz exames de vitamina e ferro e ferratina e tá tudo normal.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *