O aparecimento de cabelo branco na adolescência pode afetar severamente a autoestima do jovem.
Além de problemas de socialização, com possibilidade de bullying, fios brancos em adolescentes também podem dificultar o estabelecimento de relações afetivas e interferir no processo de desenvolvimento da personalidade e identidade da idade adulta.
A sensação é de que fisicamente o corpo mostra sinais de envelhecimento em uma fase da vida que evolutivamente não se espera ter esses sinais.
Como ocorre o aparecimento de cabelo branco?
A pigmentação do cabelo é uma das características mais marcantes da raça humana.
A combinação de diferentes tonalidades de fios pretos, castanhos, loiros e ruivos criam uma gama de possibilidades responsável pela diversidade dos cabelos.
A cor do cabelo, assim como a cor da pele, é dada por um pigmento chamado melanina, produzido por células especializadas conhecidas como melanócitos.
Conforme essas células morrem, os fios perdem a cor, ficando inicialmente grisalhos e posteriormente brancos, processo cientificamente chamado de canície ou acromotriquia.
Ao perder a cor, o fio de cabelo branco fica mais grosso, mais duro e cresce mais do que os fios pigmentados. Fios brancos da barba, por exemplo, podem crescer até 4 vezes mais rápido do que o restante.
Além disso, o cabelo branco é mais sensível ao clima, ficando mais “armado”, e a danos provocados pelo Sol.
Luzes, tintas e tonalizantes também se fixam menos nesses fios, devido a alterações estruturais da fibra capilar do fio branco.
A cor branca do cabelo, na verdade, é uma ilusão de ótica.
Ao perder o pigmento, o fio passa a ter a cor de seu principal componente, a queratina.
Essa proteína que forma o fio é amarela pálida, mas devido a reflexão e refração da luz ela é vista como branca.
É normal ter cabelo branco na adolescência?
A dúvida sobre com qual idade se começa a ter cabelos grisalhos é muito comum.
A resposta para essa questão foi dada por pesquisadores que avaliaram grandes e significativas amostras de pessoas em diferentes idades e regiões do mundo.
De acordo com a análise dessas bases de dados populacionais, a época de aparecimento de fios brancos é variável nas raças humanas.
Nos estudos, em brancos ou caucasianos, os fios brancos passam a ser notados por volta dos 34 anos. Pessoas da raça negra notam cabelos brancos mais tarde, em geral próximo aos 44 anos.
Cabelo branco precoce, por definição, é o aparecimento de fios brancos antes dos 20 anos em brancos ou antes dos 30 anos em negros.
Dessa forma, não é normal ter cabelos brancos na adolescência.
Quais as causas de cabelo branco na adolescência?
Fatores genéticos e ambientais influenciam o surgimento de cabelos brancos.
Entretanto, o mecanismo exato pelo qual os cabelos ficam brancos não é completamente conhecido.
Uma das teorias mais estudadas é a dos radicais livres.
Os radicais livres são moléculas formadas quando o organismo passa por algum tipo de estresse, que pode ser emocional ou resultado da exposição à radiação ultravioleta, poluição, consumo abusivo de álcool, cigarro ou doenças inflamatórias.
Os radicais livres são compostos químicos altamente reativos e destrutivos, sendo frequentemente envolvidos em processos como envelhecimento, desenvolvimento de câncer e doenças autoimunes.
Por falar em doença autoimune, o vitiligo, chamado de poliose quando acomete o couro cabeludo, cílios ou sobrancelhas, também pode causar mechas de cabelo branco na adolescência.
Outra doença autoimune que pode cursar com tufos de cabelos brancos é a alopecia areata, particularmente na sua fase de repilação.
Dentre as doenças genéticas que têm como um dos dos seus sinais cabelos brancos em crianças e adolescentes estão o albinismo, piebaldismo, síndrome de Waardenburg, síndrome de Woolf, progeria e a pangeria.
Pessoas com atopia, ou seja, asma, bronquite, rinite ou dermatite atópica, têm mais propensão a apresentar cabelo branco na adolescência.
Estudos científicos apontam ainda que distúrbios alimentares e hormonais, como o hipotiroidismo, podem ser causas do aparecimento de cabelo branco precoce.
Dentre os nutrientes pesquisados com possível envolvimento no aparecimento de cabelo branco na adolescência, encontram-se: proteínas, vitamina B12, vitamina D, cobre, ferro, cálcio e zinco.
Como se pode perceber, existem diversas possibilidades de causas para o aparecimento de cabelo branco na adolescência.
Para facilitar a investigação, elas podem ser divididas em:
- genética: hereditariedade, progeria, piebaldismo e a síndrome de Waardenburg;
- estresse;
- hábitos de vida: cigarro, bebida, exposição solar e poluição;
- doenças autoimunes: vitiligo, alopecia areata;
- atopia: dermatite atópica, asma, bronquite e rinite;
- hormônios: hipotiroidismo;
- alimentação: desnutrição proteica e deficiência de vitaminas (vitamina B12 e vitamina D), minerais (ferro, zinco, cobre) e eletrólitos como cálcio.
Tratamento e prevenção do início de cabelo branco na adolescência
Apesar da grande procura por formas de se evitar o aparecimento de cabelo branco na adolescência ou no adulto jovem, ainda há poucas opções de tratamento para essa condição.
O tratamento do cabelo branco em adolescentes deve ser voltado para a causa específica de seu aparecimento.
Cabelos brancos por falta de vitamina B12 e o do hormônio da tireóide, por exemplo, voltam a escurecer após reposição adequada.
O aumento do consumo de alimentos e de compostos com propriedades antioxidantes também tem sido proposto como método preventivo.
Os antioxidantes são substâncias capazes de combater o efeito dos radicais livres produzidos pelo estresse no organismo.
Dentre alguns exemplos mais conhecidos de antioxidantes naturais temos: vitamina C, vitamina E, vitamina A, selênio, zinco, cobre, chá verde, resveratrol, licopeno, luteína, pomegranate, teobromina e outros.
Por sua vez, produtos sintéticos como Greyverse, Phyto RE30, Dimpless ou catalase ainda carecem de maior evidência científica.
Quando não é possível tratar a causa do aparecimento de cabelo branco na adolescência, a medida mais adotada para diminuir o impacto e os efeitos psicológicos de se ter fios brancos tão cedo ainda é uso de colorações.
Apesar de tintas e tonalizantes sintéticos serem liberados para uso nessa idade, boa parte dos pais buscam alternativas mais naturais para seus filhos.
O receio principal é de que compostos químicos presentes nas tintas possam interferir em algum aspecto do desenvolvimento de um corpo ainda em formação.
Em geral, tintas naturais de cabelo são formuladas à base de groselha da India (Emblica officinalis), erva botão (Eclipta alba), lotus (Ziziphus spina-christi) e henna (Lawsonia alba).
Além de serem hipoalergênicas, essas colorações naturais não são tóxicas e podem ser usadas com mais frequência e segurança.
Cabelo branco na adolescência: o que fazer?
Ter cabelos saudáveis é sinal de bem estar e juventude.
Por outro lado, o aparecimento de cabelo branco na adolescência pode ser sinal de alguma carência alimentar ou doença oculta.
Assim, ao notar o aparecimento de fios brancos em crianças ou adolescentes, o mais aconselhável é procurar um médico especialista para avaliação.
A Clínica Doppio possui uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície. Além disso, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema. Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.