Cabelos brancos: é possível evitar seu aparecimento?

Cabelos brancos: é possível evitar seu aparecimento?

Ter cabelos brancos é um fenômeno natural e esperado nos seres humanos.

Genética, hábitos de vida e flutuações hormonais são alguns dos fatores que determinam a cor e densidade dos cabelos conforme se envelhece.

Entender como os cabelos respondem a esses fatores pode ajudar a lidar com o processo e ainda prevenir sua queda.

Conceitos envolvendo cabelos brancos

Alguns termos médicos são usados para se referir a cabelos brancos.

A canície é o nome científico do embranquecimento dos cabelos.

Já a poliose caracteriza-se pelo aparecimento de apenas uma mecha de cabelos brancos. Ela pode ser uma característica familiar ou fazer parte do piebaldismo.

O piebaldismo é uma rara doença genética em que além dos cabelos, há uma área triangular despigmentada na fronte associada ou não a alterações de outros órgãos e sistemas.

Com que idade é normal ter cabelos brancos?

Para responder essa e outras perguntas foi feito um estudo populacional publicado no British Journal of Dermatology. O estudo envolveu 4192 pessoas, homens e mulheres, de todas as partes do mundo, incluindo todas as raças.

Aos 45 anos, notou-se que 57% da população tinha algum grau de cabelos brancos.

Apesar da maioria de pessoas ter fios brancos, a intensidade do acometimento encontrada foi baixa.

Apenas 6 a 23% das pessoas aos 50 anos apresentavam pelo menos 50% dos cabelos brancos.

Quando se analisou uma faixa mais ampla, entre 45-65 anos, 74% das pessoas do estudo tinham em média 27% de fios brancos.

Nessa faixa etária, um outro dado importante foi revelado. Foi observado uma maior frequência e percentagem de fios brancos em homens do que em mulheres.

Quanto ao local de acometimento, os cabelos brancos masculinos atingiram mais as têmporas, nas laterais da cabeça. Já fios brancos femininos acometeram além das têmporas, o vértex ou “coroa”. Tanto em homens quanto em mulheres, o último local a ser acometido foi a nuca.

Quanto às raças, os negros e asiáticos foram os de menor acometimento. Por outro lado, loiros descendentes de europeus foram os mais atingidos por cabelos brancos.

Cabelos brancos precoces

Apesar de grande variação individual, os cabelos geralmente começam a ficar brancos entre 30 e 35 anos.

Existem diferentes definições do que seria ter cabelos brancos precoces.

Alguns autores consideram precoce quando o início do quadro ocorre antes dos 20 anos. Outros consideram precoce quando há mais do que 50% de fios brancos antes dos 40 anos.

Como os cabelos ficam brancos?

O pigmento que dá cor ao cabelo chama-se melanina. Ela também é responsável pela cor dos olhos e da pele.

Quanto mais melanina nas fibras capilares, mais escuro é o cabelo.

A melanina dos fios vem de células que ficam raiz dos cabelos, chamadas melanócitos.

Essas células são geneticamente programadas para fazer determinadas quantidades do pigmento melanina em idades específicas.

A partir de um certo ponto do processo de envelhecimento, os melanócitos passam a reduzir sua produção de melanina progressivamente até cessá-la completamente.

Genética dos cabelos brancos

O primeiro estudo a revelar um possível gene responsável pelo processo foi publicado em 2016 na importante revista Nature. Ele foi conduzido pela University College of London com 6630 voluntários da América Latina, incluindo do Brasil.

Segundo a pesquisa, o gene encontrado, chamado IRF4, atuaria junto à melanina na determinação da cor da pele, olhos e cabelos.

Mecanismos moleculares

Recentemente, a equipe médica da Southwestern Medical Center no Texas, revelou detalhes que podem ajudar a entender melhor o processo.

Segundo a pesquisa, as células do bulbo capilar que se diferenciam em células do cabelo produzem uma proteína chamada KROX20. Uma vez diferenciadas, essas células então produzem uma outra proteína chamada fator de célula-tronco (stem cell factor ou SCF em inglês).

Tanto a SCF quanto a KROX20 mostraram-se importantes para a pigmentação do cabelo.

Os pesquisadores notaram que sem essas proteínas, os pelos dos ratos do experimento se tornavam brancos.

O próximo desafio desses pesquisadores é descobrir as causas e como essas proteínas param de ser produzidas com o tempo.

Causas de cabelos brancos precoces

O aparecimento de cabelos brancos é determinado principalmente por fatores genéticos.

Entretanto, alguns fatores podem fazer com que se tenham cabelos brancos precocemente.

Isso pode ocorrer em algumas doenças autoimunes, como as da tireóide ou a anemia perniciosa, além de outras síndromes raras.

Outros fatores também têm sido relacionados aos fios brancos como: estresse excessivo, deficiência de vitamina B12, vitiligo, albinismo e algumas medicações.

Estresse oxidativo

Condições de estresse para o corpo como cigarro, poluição, doenças, dentre outras, levam à formação de radicais livres.

Essas moléculas altamente reativas interagem com as células do organismo, danificando suas estruturas e determinando o envelhecimento celular.

Uma das células acometidas por esse processo são os melanócitos.

O processo de envelhecimento dos melanócitos inclui a diminuição da produção de melanina, morte precoce dessas células e deficiência de reposição por novos melanócitos.

Com a diminuição do número de melanócitos ou de sua função há redução do pigmento melanina e formação de cabelos brancos.

Cabelos brancos precoces: o que fazer?

Apesar dos avanços da ciência, ainda não se descobriu como evitar os cabelos brancos.

Não há nenhum tratamento comprovadamente eficaz para esse fim.

Assim, assumir os fios brancos pode ser uma opção. Cabelos grisalhos ou platinados podem conferir certo charme e sofisticação dependendo do estilo da pessoa.

Mas se a ideia é saber como disfarçar os cabelos brancos, existem algumas opções mais interessantes.

Tintas vegetais ou naturais como henna ou tonalizantes podem cobrir cabelos brancos, diminuindo os danos aos fios provocados pelas tinturas.

Deve-se evitar fazer luzes ou pintar cabelos brancos em caso de queda ou fios finos e fracos.

Assim como na queda, a evolução para fios brancos de forma repentina ou rápida pode indicar uma causa oculta. Se isso ocorrer, deve-se considerar uma visita ao médico para um check-up.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *