Como identificar as causas de queda de cabelo em crianças

A queda de cabelo em crianças, apesar de menos comum que em adultos, também ocorre e preocupa paciente e pais. Os motivos da queda são variados, desde fungos até traumas.
Quais as principais causas de queda de cabelo em crianças?
Antes de revelar os principais motivos da queda de cabelos nessa faixa etária é preciso primeiro definir alguns conceitos.
A alopecia infantil é caracterizada por queda incomum dos fios em crianças até 12 anos. Isso inclui desde recém-nascidos, bebês até pré-adolescentes.
Outro ponto que deve ser destacado é que nem toda a queda de cabelos nessa faixa etária deve causar preocupações.
É o caso, por exemplo, da queda de cabelo que ocorre na nuca de bebês de até seis meses. Em geral, trata-se de quadro comum e transitório, não necessitando de tratamento especializado.
No entanto, existem outras causas que precisam ser investigadas e tratadas.
As causas da queda de cabelo em crianças são tão variadas quanto nos adultos, podendo ter relação com:
- fungos no couro cabeludo;
- doença autoimune;
- doenças genéticas;
- hormônios;
- desnutrição;
- penteados;
- traumas e acidentes;
- infecções bacterianas;
- doenças graves.
O diagnóstico correto, com identificação das causas e tratamento adequado são fundamentais para resolução do quadro.
Queda de cabelo em crianças secundária a infecções por fungos
Segundo estudos, uma das causas mais comuns de queda de cabelo em crianças é a infecção por fungos, conhecida como micose ou tinha.
Esse tipo de micose pode atingir crianças de todas as idades, sendo mais frequente em crianças entre 5 e 10 anos, ou seja, em período pré-escolar e escolar.
Tinha tonsurante
Situação mais comum, consiste em um fungo que pode ser adquirido de outras crianças ou adultos, animais domésticos e areia.
O fungo invade o fio de cabelo, cortando porções do cabelo próximas ao couro cabeludo, fazendo com que a criança fique com áreas sem cabelo.
Além disso, ele provoca inflamação local do couro cabeludo levando a variados graus de vermelhidão, coceira e descamação.
Tinha favosa
Condição mais grave e contagiosa, mas também rara. Essa ocorrência resulta em lesões no couro cabeludo devido à inflamação do folículo piloso.
Devido à cicatriz resultante, a calvície é definitiva nos locais em que o fungo age, o que demanda um tratamento mais imediato para controlar os danos.
Kerion
Também menos comum, caracteriza-se por quadro de inflamação bem intensa do couro cabeludo com presença de pus. Sintomas como febre, ínguas ou mesmo vermelhidão pelo corpo podem acompanhar esse quadro.
Queda de cabelo em crianças por doenças autoimunes: alopecia areata
A alopecia areata é uma condição autoimune que afeta meninos e meninas principalmente na faixa etária entre 5 e 11 anos.
Consiste em uma queda rápida e repentina que pode afetar o cabelo ou outras regiões do corpo com pelos.
A pele fica lisa, sem lesões após a queda.
Em geral, essa alopecia resulta em regiões redondas ou ovaladas sem pelo, sendo uma forma de identificá-la.
Um dos desencadeadores da condição são situações estressantes à criança, como perda de entes queridos, mudanças bruscas ou ambiente problemático.
Alopecia de tração
A alopecia de tração ocorre devido à presença de traumas recorrentes ao folículo piloso.
Na infância, isso pode ocorrer, por exemplo, ao fazer tranças, rabos de cavalo ou outros penteados muito apertados, como os de bailarinas.
A força excessiva desses penteados acaba tensionando o fio, o que pode provocar sua quebra, queda e até mesmo seu arrancamento.
Nesses casos, os cabelos podem não nascer mais no local onde foram arrancados, mesmo com tratamento.
Tricotilomania
A tricotilomania é um distúrbio psiquiátrico no qual o paciente arranca compulsivamente os próprios cabelos.
Apesar de incomum, a condição também pode afetar as crianças gerando áreas calvas.
Menos frequente em crianças menores de 6 anos, ela afeta principalmente meninas entre 9 a 11 anos.
O quadro mais característico é de falhas no couro cabeludo, sem descamação, vermelhidão ou machucados. As áreas com menos cabelos geralmente aparecem do lado oposto ao lado dominate da criança. Dessa forma, por exemplo, crianças destras tendem a apresentar falhas mais do lado esquerdo da cabeça.
Além disso, a nuca costuma ser preservada, uma vez que os fios dessa área são mais doloridos para serem arrancados.
Como a tricotilomania pode ser desencadeada por estresse ou estar associada a problemas psicológicos, é importante haver tratamento tricológico e psiquiátrico simultaneamente.
Eflúvio telógeno
O eflúvio telógeno caracteriza-se por uma desregulação do ciclo normal de queda do cabelo.
Nessa condição, há uma concentração anormal dos fios na fase capilar de repouso, chamada telógena, provocando a aceleração da queda de cabelo em crianças.
Essa queda pode ser breve ou se estender por longos períodos.
Na forma aguda a queda concentra-se em até seis meses, causando um quadro mais rápido de perda do volume capilar.
No tipo crônico a queda ocorre por um período superior a seis meses, sendo por vezes mais difícil de identificar a perda do volume capilar.
Dentre as diversas condições que podem estar relacionadas à queda de cabelo por essa condição estão, por exemplo, a anemia crônica, falta de proteínas, outros minerais e vitaminas na dieta, além hipotireoidismo e doenças sistêmicas.
Eflúvio anágeno
Já o eflúvio anágeno ocorre quando a queda acomete fios que estão ainda na fase de crescimento e multiplicação, chamada de anágena.
Mais rara do que o eflúvio telógeno, geralmente está associada a quimioterapia, radioterapia ou outras medicações muito fortes.
Além disso, também pode ocorrer em casos de desnutrição severa.
Alopecia androgenética
Apesar de ser a causa mais comum de perda de cabelos em adolescentes e adultos, a alopecia androgenética é incomum em crianças.
Isso porque nessa idade os hormônios sexuais, principalmente a testosterona e a diidrotestosterona (DHT), ainda estão muito baixos.
Entretanto, ela pode ocorrer em casos de puberdade precoce, quando a criança desenvolve precocemente os caracteres sexuais típicos da adolescência.
Alopecia triangular congênita
Essa incomum causa de queda de cabelo em crianças geralmente é percebida pelos pais como uma pequena “entrada”.
A falha costuma ser unilateral, sendo mais comum do lado esquerdo.
Mesmo podendo ser vista desde o nascimento, ela é mais frequentemente observada após os 2 anos de idade.
Queda de cabelo em crianças por defeitos da haste capilar e outras doenças congênitas
Diversas condições genéticas podem interferir na formação, produção e manutenção do cabelos.
Parte dessas alterações estão presentes já ao nascimento, como a aplasia cutis, ou aparecer mais tardiamente, como a alopecia triangular congênita.
As alterações de cabelo podem ainda surgir de forma isolada ou junto com outros sinais e sintomas característicos de síndromes genéticas.
O importante em ambos os casos é que os pais reconheçam alterações de comprimento, textura, forma, espessura, cor ou mesmo fragilidade dos fios e assim que possível, procure um médico especialista.
Como identificar a causa de queda de cabelo no meu filho ou filha?
A tabela abaixo apresenta um resumo de principais sintomas apresentados em crianças com queda de cabelo e possíveis diagnósticos.
SINTOMAS | PRINCIPAIS CAUSAS |
Descamação | micose, dermatite seborréica, psoríase, eczema |
Coceira | micose, dermatite seborréica, dermatite atópica, eczema, foliculite |
Falhas | micose, alopecia areata, tricotilomania, alopecia triangular congênita, lupus, aplasia cutis |
Queda difusa | eflúvio telógeno ou anágeno, desnutrição, alopecia areata, doenças sistêmicas, doenças congênitas |
Cor e textura diferentes | desnutrição, doenças congênitas |
Dor | inespecífico, pode ser qualquer uma das causas |
Sem outros sintomas | Micose, alopecia areata, tricotilomania, alopecia de tração, aplasia cutis |
Queda de cabelo em crianças: o que fazer?
Devido às diversas causas da alopecia infantil é importante consultar um médico especialista ao identificar uma queda anormal.
Esse profissional é o mais capacitado para avaliar o quadro e identificar as causas da queda de cabelo em crianças, prescrevendo o tratamento mais adequado.
A Clínica Doppio, além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.
Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Meu filho tem 11 anos e está caindo muito o cabelo dele.cheio de falhas dentro do cabelo.a impressão que tenho é que vai ficar careca.o que pode ser? Estou mt preoculpada
Olá, Rita
Como existem muitas causas de queda de cabelo nessa faixa etária, é preciso que se faça um exame completo (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da queda de cabelo dele.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-los.
a minha filha tem Seta anos e o cabelo dela cai muito tá até com pouco volume
Boa tarde minha filha começou com queda brusca de cabelo, quando passo o pente sai bastante já perdeu todo o volume do cabelo dela. Estou bastante preocupada com essa situação por favor se poder me ajudar já levei ao pediatra fez exames de sangue e urina e está tudo certo
Olá, Eliane
Existem diversas causas de queda de cabelo que precisam ser avaliadas através de um exame completo (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
Somente após essa avaliação, é possível determinar os motivos da queda de cabelo da sua filha.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Minha filha tem 10 anos de uma hora pra outra venho percebendo que o cabelo dela tá pouco tipo como se tivesse cortado o cabelo dela mais ela disse que não cortou e nas laterais da cabeça e tem pouco cabelo e o tamanho diminuiu e muito estou muito preocupada
Olá, Lairta
Existem muitas causas para queda de cabelo para crianças.
Entretanto, não é possível determinar o motivo da queda dela sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível saber o que está provocando esses sintomas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Boa noite,como identificar se a queda de cabelo esta acima do normal,reparei que ao pentear o cabelo da minha filha se 3 anos esta caindo mais do que antes,mas não esta com falhas,eu tenho alopecia androgenetica sera q ela pode ter também?ela tem o cabelo bem cheio e pra não embaraçar lavamos todo dia ela chora muito ao pentear parece que doi muito mas não sei se é por ela ser autista ou se realmentw ela esta sentindo dor???por favor me ajude….
Olá, Greicy
Apesar de você ter o diagnóstico de alopecia androgenética (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-androgenetica/), pode ficar tranquila que não é o que está ocorrendo com sua filha. A alopecia androgenética só se manifesta depois da puberdade, ou seja, depois da primeira menstruação.
Além disso, a alopecia androgenética não provoca dor no couro cabeludo.
O dor pode estar acontecendo por alguma inflamação no couro cabeludo (https://clinicadoppio.com.br/dermatite-seborreica-no-couro-cabeludo/) ou pelo próprio ato de pentear os cabelo (https://clinicadoppio.com.br/qual-o-melhor-pente-para-cada-tipo-de-cabelo/).
Tente ler os textos que assinalei acima. Para saber como tratar, sugiro os artigos sobre como lavar os cabelos (https://clinicadoppio.com.br/como-lavar-o-cabelo-corretamente/) e cuidar do couro cabeludo (https://clinicadoppio.com.br/cuidados-com-o-couro-cabeludo/).
Espero ter ajudado.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Boa Noite Minha filha tem 5 Anos e esta com um circulo pequeno no meio da cabeça sem cabelo, e ela não tinha antes e to com a impressão que esta aumentando aos poucos. eu não sei o que é, pode me ajudar e o que devo fazer?
Olá, Aline
Existem algumas causas para falhas em círculo na cabeça (https://clinicadoppio.com.br/falha-na-cabeca-o-que-pode-ser/).
Por isso, sugiro que passe por uma avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá!
Minha de filha de 4 anos tem dermatite atópica, descobrimos isso faz uns 2 anos. Mais ou menos na mesma época começou com uma queda de cabelo enorme, falhas muito grandes que agora é visível que esta crescendo, mas o cabelo que “restou” esta quebrando na metade do comprimento. O que pode ser? é da dermatite atópica?
Obrigada
Olá, Sumara
A dermatite atópica pode contribuir, de certa forma, para o quadro descrito.
Entretanto, como descrito no artigo, há outras causas de queda de cabelo nessa faixa etária que precisam ser avaliadas.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Minha filha vai fazer 6 anos , e desde bebê ela tem alergia de picada de inseto , mas agora seu cabelo está com falha arredondada e lisa levei um susto ao pentear seu cabelo, levei a dermo e ela deu remédio e pomada, mas nesses 20 dias só tem alimentado as falhas sobre várias regiões da cabeça estou desesperada ,o retorno ainda vai demorar e ainda não fizemos nenhum exame.
Olá, Maria Aparecida
Entre em contato com o médico que a atendeu e explique a evolução do quadro.
Assim, ele pode ver a possibilidade de adiantar o retorno da sua filha para reavaliação.
Estou na mesma situação que você, 2 médicos e nada melhorou, descobriu o que sua filha tinha?
Meu filho tem 2 anos e 10 meses e desde que o cabelo caiu quando bebê, nasceu bem pouco e ficou a falha e ele sempre coça o lugar. O que pode ser?
Olá, Dávida
Existem algumas possibilidades para o quadro descrito por você.
Para saber exatamente o que está acontecendo é preciso passar por uma avaliação médica.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Meu filho tem 2 anos de idade
E seu cabelo está caindo com muita facilidade
Sai ao pentear e ele as vezes puxa um pouco pra mostrar caindo vem bastante cabelo nos seus dedinhos estou muito preocupada
Olá, minha filha tem 2 aos e 9 meses e seus cabelos vem caindo bastante ao pentear e passar a mão. Está com algumas falhas mais o cabelo está crescendo. O que pode ser?
Olá, Daniele
Existem algumas possibilidades para o quadro descrito por você.
Para saber exatamente o que está acontecendo é preciso passar por uma avaliação médica.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Oii boa tarde melhorou a queda de cabelo da sua filha meu bebê tá passando pela mesma situação
A duas semanas percebi que minha filha de dez anos está perdendo bastante cabelo ao pentear, ela ficou assim depois que disse a ela que precisaria fazer exames de sangue e ela tem muito medo de tirar sangue será que foi essa a causa?
Olá, Fernanda
Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/), inclusive estresse (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-estresse/).
Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Minha filha tem 6 anos. Faz um mes que apareceu ums caroços na sua cabeça com precisa de pus. E o cabelo ta caindo muito onde tem as lessões
Meu bebe tem 1 ano e 2 meses desde dezembro o cabelo dele tá caindo , passo a mão sai alguns fios já está com várias falhas e pra completar puxa o cabelo pra me mostra oque pode ser
Olá, Edna
O mais provável é que seja normal da idade.
Se a queda persistir após os 2 anos, sugiro que procure um médico para avaliação.
ola boa tarde, minha filha tem 10 anos e no ano passado em abril foi diagnosticada com alopecia areata, resultado apos exames, mas com o uso de alguns remedios voltou a crescer o cabelo. agora apos um ano exatamente voltou a queda em regioes diferente e falhas menores que no ano passado. minha preocupação é a seguinte isso pode se agravar para uma alopecia total ja que voltou a se repetir depois de um ano??
Olá, Rosemeire
Infelizmente não tem como saber.
A evolução da alopecia areata é imprevisível e inevitável.
Oi,Minha filha tem 1 e 6 meses Hoje fui lavar o cabelo dela Saiu uma Mecha e fui ver a cabecinha dela tá uma faia Grande..Cabelo dela nunca a não ser quando tava em fase de troca..eu corto direto nunca aconteceu de cair Me assustei Hoje hora que vi aquilo ..Normal não é pq Nunca tá careca aonde Caiu…Oque pode ser?
Olá, Dailiana
Sugiro que espere um pouco e veja se o cabelo volta.
Se não nascer cabelo no local novamente dentro de alguns meses, procure um pediatra ou médico eapecialista.
oi doutor minha filha trm 2 anos e 9 meses ela ta caindo muito o cabelo e saindo umas feridinhas nas pernas, tem falta de apetite tbm. consultei ela deu uma anemia leve . porem meu coração de mãe acha que tem algo. quais exames corretos a fazer
Olá, Cleide
Nesse caso, o exame físico é o primeiro passo a ser feito .
O médico precisa avaliar pessoalmente sua filha para determinar quais as possíveis causas e a necessidade de prosseguir a investigação com outros tipos de exames.
o cabelo do meu filho está caindo ele tem 3anos e começou a cair aí parou agora voltou novamente e qnd tá caindo . percebi q está cão do com a pontinha branca da raiz do cabelo o q pode ser
Olá, Jislane
Existem algumas possibilidades para o quadro descrito por você.
Para saber exatamente o que está acontecendo, no entanto, é preciso passar por uma avaliação médica.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-los.
Boa tarde minha filha tem 7 anos a algum tempo ela vem apresentando desmaio náuseas,fica muito pálida,a última vez agora ela teve uma queda muito grande de cabelo e continua caindo muito ainda o que pode ser??????
Olá, Josiane
A queda de cabelo provavelmente é uma consequência desse quadro e não uma causa.
Sugiro que leve sua filha a um médico pediatra para avaliação.
olá boa noite minha filha de 9 anos está com os cabelos caindo levei ela no dermatologista fez exames e não deu nada nem nos de sangue e nem nos exames físicos o dermatologista disse que era efluivo telogeno mais isso já tem 1 ano o cabelo dela cai e para depois começa a cair de novo hoje ela já está com 10 anos e continua com queda o cabelo já bem ralo me ajude pois já não sei mais o que fazer
Olá, Dayane
Para poder te ajudar é preciso examinar sua filha.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para que eu possa examiná-la e fazer o diagnóstico e propor um tratamento.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
olá bom dia dr, minha filha tem 5 anos , e está com bastante queda de cabelo, percebi na na parte da frente está bem ralo e tem umas falhas .
Olá, Maria
Sugiro que leve sua filha a um médico pediatra para avaliação.
Dr. Minha filha de 2 anos e 11 meses tem muito pouco cabelo. Era bem careca quando bebê o cabelo nasceu mas bem fino e sem volume. Cai um pouquinho sempre que escovamos após o banho. Levamos no dermatologista e ele disse que ela não tem problemas no couro. Que o problema deve ser de dentro pra fora.
Fizemos exames e está com a ferritina em 15. Pode ser essa a causa dos cabelos fracos?
Olá, Vanessa
Existem algumas possibilidades para o quadro descrito por você.
Para saber exatamente o que está acontecendo é preciso passar por uma avaliação médica.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando o quadro apresentado pela sua filha.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá minha filha tem 12 anos está com queda de cabelo, e os sintomas são bem iguais aos da tinha tonsurante, vermelhidão, coceira e descamação. Levamos ela ao dermatologista mas não encontramos um remédio que nos ajudasse, na verdade a dermatologista achou que poderia ser algo emocional, não senti que ela estivesse empenhada em ajudar. Tem algum remédio que podemos estar tentando pra ver se melhora?
Olá, Alexandre
Antes de tomar um medicamento é preciso confirmar o diagnóstico de tinha (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-micose-do-couro-cabeludo/) através de exames específicos como o micológico direto.
Por isso, é importante procurar um médico especialista para realizar tal exame.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-los.