Cuidados com os cabelos no verão

Cuidados com os cabelos no verão

Cuidar dos cabelos e da saúde do couro cabeludo é importante em qualquer época do ano, mas atenção especial deve ser dada nos meses de verão. Porque ter mais cuidados com os cabelos no verão?
O verão é uma época em que os fios tendem a sofrer mais danos. O efeito combinado do calor, exposição aos raios UV, água do mar ou cloro das piscinas pode danificar os fios e agravar problemas do couro cabeludo, levando ao aumento da queda de cabelos.

Calor

O calor excessivo é responsável por danos capilares irreversíveis, gerando áreas de fragilidade dos fios, com maior tendência a ruptura.
Apesar de serem provocadas por calor excessivo, essas alterações dos fios dificilmente ocorrem pelo calor da estação.

Entretanto, o uso frequente ou prolongado de secadores ou pranchas modeladoras pode acelerar o aparecimento dessas lesões da haste capilar.
Portanto, um dos cuidados com os cabelos no verão é aproveitar o calor da estação e usar esses aparelhos com menos frequência ou por períodos mais curtos.

Deixar os cabelos secarem naturalmente ainda é a melhor forma de se preservar a saúde dos fios. Nesse caso, recomenda-se utilizar esses aparelhos apenas para finalizar o penteado.

Suor excessivo

O aumento do suor durante o verão por si só não aumenta a queda de cabelos. Pelo contrário, nesse período costuma-se lavar os cabelos com maior frequência, contribuindo para manter o couro cabeludo mais saudável.
Entretanto, pessoas com tendência a desenvolver dermatite seborréica podem ter seu quadro agravado se não lavarem os cabelos com frequência e assim virem a ter aumento da queda.
A frequência recomendada de se lavar os cabelos depende do tipo de cabelo, condições do couro cabeludo e do estilo de vida de cada pessoa.

Pessoas com cabelos oleosos, couro cabeludo com maior transpiração, coceira, sensibilidade ou aqueles que se exercitam com frequência devem lavar os cabelos diariamente.
Outro ponto importante é o uso de xampus e outros produtos capilares apropriados. O seu uso correto ajuda a combater quadros de dermatites e controlar possíveis causas de aumento da queda de cabelos.

Assim, lavar os cabelos frequentemente com xampus adequados são mais algumas sugestões de cuidados com os cabelos no verão.

Radiação ultravioleta

A radiação ultravioleta (UV) é composta por raios com comprimentos de onda variando entre 290 a 400 nm.
Ela pode ser dividida em raios UVA e UVB:

  • UVB (290-320): atinge as camadas mais superficiais da pele, causando vermelhidão, manchas e câncer de pele.
  • UVA (320-400): penetra mais profundamente na pele, sendo responsável pelo envelhecimento, manchas e câncer de pele, além de ser o principal envolvido em doenças de sensibilidade ao Sol.

Como consequência da crescente popularidade de atividades ao ar livre durante o tempo livre, a preocupação com a proteção solar da pele tem se tornado cada vez mais importante e também deveria ser aplicada aos cabelos.
A radiação solar pode danificar os cabelos, tornando-os mais ressecados, sem brilho, descoloridos e com maior tendência à quebra.

Cuidados com o Sol

A proteção dos cabelos da radiação solar é um dos mais importantes cuidados com os cabelos no verão.

Para proteger os cabelos desses efeitos, é recomendado o uso de chapéus, bonés ou produtos capilares com protetor solar.
O uso de chapéus e bonés é muito útil para proteger cabelos e a pele da face. Entretanto, seu uso deve se restringir ao período de exposição solar, uma vez que o uso prolongado pode favorecer a piora de quadros de dermatite seborréica e queda de cabelos.
Em relação aos protetores solares para fios de cabelo, apesar de haver estudos que mostram sua eficácia em prevenir danos a haste, ainda não há consenso na determinação de métodos que possam medir o seu fator de proteção, como os adotados para os protetores solares para a pele.

Banho de mar ou piscina

Não há evidências científicas de que banhos de mar ou de piscina piorem quadros de calvície.
Entretanto, a água do mar e o cloro da piscina podem ressecar os cabelos, deixando-os opacos e frágeis. Além disso, o cloro também é responsável por alterações da cor dos fios.
O cloro altera propriedades físicas e químicas dos cabelos, através de reações que modificam o pigmento, o óleo da superfície e as fibras que compõem a haste do fio de cabelos, gerando os efeitos observados.
Para minimizar esses efeitos, recomenda-se lavar os cabelos logo após mergulhos no mar ou piscinas e usar toucas de natação em caso de prática esportiva.

Cuidados com os cabelos no verão: o que fazer

O verão é uma época especialmente favorável para provocar aumento da fragilidade e quebra dos fios de cabelo.
A queda de cabelos, por sua vez, pode ter outras causas, que precisam ser diagnosticadas e tratadas o quanto antes possível.
A Clínica Doppio além de contar com um médico especialista em cabelos, tem profissionais preparados para ajudar com seu problema.
Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *