Espironolactona: diurético para tratamento da alopecia
A espironolactona é uma medicação de ação diurética usada no tratamento da hipertensão arterial. Apesar de ser pouco prescrita como anti-hipertensivo, é relativamente comum o uso da espironolactona para alopecia feminina.
Espironolactona: indicações médicas
A espironolactona, nome comercial Aldactone, tem sido usada há mais de 30 anos.
Trata-se de uma esteroide sintético com estrutura semelhante à aldosterona, hormônio produzido pela glândula adrenal.
Apesar de estruturalmente semelhantes, espironolactona e aldosterona agem de forma oposta com relação aos eletrólitos e diurese.
Enquanto a aldosterona estimula a eliminação de potássio e retenção de sódio e líquido, a espironolactona retém potássio e elimina água, sendo, portanto, diurético.
Como a retenção de sódio e água estão associadas à hipertensão, justifica-se o uso da espironolactona como anti-hipertensivo.
Além da utilização da espironolactona para controle pressórico, ela também é prescrita em outras condições associadas a hormônios masculinos.
Dentre essas condições, tem-se, por exemplo, a acne da mulher adulta, o hirsutismo, a síndrome dos ovários policísticos (SOP) e o uso da espironolactona para alopecia feminina.
Alopecia feminina: calvície genética em mulheres
A alopecia androgenética é caracterizada pela progressiva transformação de cabelos grossos e longos em fios finos, curtos e mais claros.
Esse processo, chamado de miniaturização, é responsável pela perda de volume, comprimento e rarefação dos cabelos.
Acredita-se que a miniaturização ocorra devido à combinação de predisposição genética, influência hormonal e outros fatores ainda não completamente elucidados.
A alopecia androgenética acomete tanto homens quanto mulheres, sendo a principal causa de calvície em ambos.
Nos homens, é característico o aparecimento de entradas, da coroa ou mesmo rarefação de toda parte superior da cabeça.
Por outro lado, a rarefação capilar da alopecia feminina costuma ser mais difusa, com redução de todo o cabelo.
Ao contrário dos homens, que preservam uma faixa de cabelo nas laterais e nuca, em mulheres, cabelos de todas as áreas do couro cabeludo tendem a ficar mais finos e ralos.
Além do aspecto clínico, existem outras pequenas diferenças como, por exemplo, a participação dos hormônios no desenvolvimento da alopecia.
Como funciona a espironolactona para alopecia feminina?
Apesar de ser mais evidente na calvície em homens, a participação de hormônios masculinos também é aceita na alopecia feminina.
Os hormônios masculinos, no caso, a testosterona e derivados, são chamados de andrógenos.
Em mulheres, a testosterona é produzida nos ovários e na glândula adrenal, em menores quantidades do que em homens.
Tanto no sangue de homens quanto de mulheres, a testosterona pode estar livre ou ligada a uma proteína chamada SHBG.
Parte da testosterona livre da circulação sanguínea é convertida em um outro andrógeno chamado diidrotestosterona (DHT).
Além disso, a testosterona que está livre também pode se ligar a receptores celulares, exercendo suas atividades androgênicas.
A ligação da testosterona ou do DHT em receptores androgênicos do bulbo capilar levam à progressiva miniaturização e alopecia em pessoas predispostas.
Apesar desses 2 hormônios se ligarem aos mesmos receptores, o DHT possui maior afinidade por esses receptores, o que leva esse hormônio a ter um maior poder de miniaturização.
Por sua vez, a espironolactona atua tanto na redução da testosterona livre quanto na inibição da ação desses hormônios por competir com eles na ligação aos receptores androgênicos.
Estudos sobre a espironolactona para alopecia feminina
Em 2005 foi publicado um primeiros artigos a revelar dados sobre a eficácia da espironolactona para alopecia feminina.
O estudo, publicado no British Journal of Dermatology, mostrou taxas de 88% de não progressão ou melhora da alopecia nas 80 mulheres tratadas com anti-andrógenos.
Outro estudo, publicado na também respeitada revista científica Journal of the American Academy of Dermatology, reforça os achados anteriores.
Nesse estudo, realizado na Universidade da Califórnia, houve estabilização ou melhora de 74,3% das mulheres que fizeram uso da espironolactona para alopecia feminina.
Por fim, mais um estudo publicado em 2018 encontrou dados semelhantes quando se associou o uso de minoxidil oral e espironolactona para alopecia feminina.
Assim, o que as pesquisas científicas têm mostrado é que a espironolactona pode contribuir para retardar a progressão da alopecia feminina e até mesmo recuperar parcialmente os cabelos em alguns casos de perda de cabelos em mulheres.
Cuidados no uso da espironolactona para alopecia feminina
Apesar de ser uma medicação segura , deve-se ter atenção para possíveis contraindicações e efeitos colaterais da espironolactona.
Efeitos adversos da espironolactona
Os efeitos colaterais da espironolactona dependem da dose da medicação.
Possíveis efeitos indesejados incluem: queda de pressão, sonolência, cansaço, tontura, dor de cabeça, perda de peso e acúmulo de potássio. Níveis altos de potássio interferem no ritmo do coração, podendo causar arritmias.
Apesar de serem citados em alguns artigos e na bula, perda de libido e infertilidade são mais associados ao uso masculino da espironolactona.
Os efeitos anti-androgênicos da espironolactona podem ainda predispor a irregularidade e maior fluxo menstrual, aumento e sensibilidade das mamas.
Além disso, essa medicação é teratogênica e, portanto, deve ser evitada por gestantes ou lactantes pelo risco de má-formação fetal.
Quanto tempo suspender a espironolactona antes de engravidar?
O tempo necessário para se ter segurança para engravidar depois de interromper o uso da espironolactona não está claro.
Isso porque não há dados científicos consistentes sobre esse tópico na literatura médica.
Dessa forma, em mulheres usando espironolactona em idade fértil, é indicado o uso concomitante de métodos anticoncepcionais.
Para essas pacientes, antes de engravidar, é recomendado que se discuta a programação para retirada da medicação com seus ginecologistas.
Espironolactona para alopecia feminina: considerações finais
Apesar de não ser regulamentada para tratamento capilar, a espironolactona vem sendo usada há mais de 20 anos para tratamento da alopecia feminina, mostrando-se segura mesmo quando usada por longos períodos.
Em homens, no entanto, a espironolactona não deve ser usada para tratamento da calvície pelo risco de feminilização.
Tanto em mulheres quanto em homens, a alopecia pode ser tratada, com opções mais indicadas para cada um deles.
Para saber qual o diagnóstico correto e a melhor indicação de tratamento para o seu caso, procure um médico especialista.
A Clínica Doppio, além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.
Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.
sofro com queda de cabelo a mais de 5 anos, ja procurei varios dermatologistas, fiz tratamento com pantogar, ezimia, imecmp hair, minoxidil e por ultimo usei por mais de 6 meses o Nourkrin. tenho 38 anos, historico de calvicie masculina e cabelos ralos entre as mulheres na minha familia,. Gostaria de saber como consiste o tratamento com vcs, moro no interior da Bahia, mais se fosse possivel realizar avaliação e depois fazer o meu tratamento a distancia eu iria em Sao Paulo.
Olá, Aline
Peço a gentileza que entre em contato com a clínica pelo telefone (11) 38539175 ou deixe um contato no nosso site (https://clinicadoppio.com.br/contato/) para que possamos esclarecer suas dúvidas.
Obrigado
Há dois anos os meus cabelos estão caindo e afinando, e depois que tive COVID piorou a queda, há, pelos estão aparecendo no meu queixo, gostaria que vcs me ajudassem, obrigada.
Olá, Cristina
Para te ajudar precisamos antes avaliá-la pessoalmente.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para maiores informações pelo número (11) 38539175.
estou em uso do espirilactona 100 mg para alopeia ha 2 semanas , minhas mamas estao doloridas gostaria saber se este efeito vai passar ? ou devo proucurar a dermatologista novemente?
aguardo.
Olá, Eliane
Sugiro que procure a dermatologista que prescreveu a medicação novamente para maiores esclarecimentos.
Bom dia.
Estou tendo muita queda de cabelo, a dermatologista me receitou eapironolactona 100mg. Para diminuir a oleosidade. Este medicamento é indicado para este fim mesmo?
Olá, Elisvane
A espironolactona é um medicamento diurético que contribui para redução da ação de hormônios masculinos e seus efeitos, como por exemplo, oleosidade excessiva.
Minha dermatologista me receitou espironolactona 100mg, mas tomei por apenas 1 mês. Já faz um ano que fiz a consulta, posso voltar a tomar ou devo procurá-la novamente antes de recomeçar o tratamento?
Olá, Larissa
Você deve retornar antes de recomeçar o tratamento, pois essa medicação precisa ser controlada.
Esse remédio do pode ser usado prescrito por médicos?
Olá, Vitória
Esse remédio deve ser prescrito por médicos, uma vez que pode causar arritmia e morte se usado sem acompanhamento.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Tomo essa medicação para queda de cabelos. Porém notei que minha libido diminui muito! Parei de tomar e gostaria de saber em quanto tempo, mais ou menos, a produção de testosterona volta ao normal….
Olá, Laura
A espironolactona é eliminada do organismo em alguns dias.
Entretanto, tanto a resposta quanto as adaptações ao medicamento variam de pessoa para pessoa.
Há cerca de 5 meses tenho tomado o espironolactona de 50 com orientação da Dermatologista e minha queda de cabelo diminui consideravelmente. E tanto eu como as pessoas do meu convívio tem notado o crescimento de novos fios. Isso tem me feito muito bem. Estarei marcando o meu retorno a Dermatologista por esses dias.
Oi… como está sei tratamento? Gostaria de referências! Obrigada
ola; sou celi tenho /26/anos, meu pai careca e sofro de queda a mais /6/anos ja fisso varios tratamentos. espironolactona nao uzei o que devo fazer obrigada celi
Olá, Celi
Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
Entretanto, não é possível determinar nem o motivo da sua queda nem o tratamento que seria mais indicado sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Tomo esse medicamento a 9 anos ja tentei parar mais fico com o rosto e olhos td imchado e volto a tomar novamente .queria saber q risco ele pode causar a minha saude em toma-lo por muito anos seguidos
Olá, Geraldina
É importante ter acompanhamento médico para fazer uso de medicamentos por longos períodos.
No caso da espironolactona, ela pode alterar diversos aspectos do seu metabolismo, além de poder modificar seu ritmo cardíaco, com sérias consequências.
Portanto, sugiro que faça seguimento médico e que converse com seu ele a respeito das medicações indicadas.
Gostaria de saber se esse medicamento atrapalha mulheres que fazem musculação para definição e hipertrofia. E qual o melhor horário para tomar
Olá, Tatyane
A espironolactona interfere na testosterona e, portanto, pode ter alguma interferência no desempenho de quem deseja hipertrofia.
O melhor horário para tomar depende da sua rotina.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Boa noite,
Gostaria de saber se espironolactona interfere com a toma da pílula, isto é, corta o efeito da pílula? Obrigada.
Olá, Ines
A espironolactona não interfere no efeito do anticoncepcional, ou seja, não corta o efeito da pílula.
Olá gostaria de saber se a espironolactona por ser antiandrogenea vem a ter o “mesmo efeito” do anticoncepcional ,atrapalhando desempenhos como musculação?
Olá, Ana Carolina
A espironolactona é uma medicação anti-andrógena e portanto, tende a diminuir os efeitos da testosterona, incluindo ganho de massa muscular.
Boa tarde doutor, tomo anticoncecional desogestrel e quero saber se caso tomar espironolactona ela interfere na eficacia do anticoncepcional?
Olá, Rose
A espironolactona não interfere na eficácia do anticoncepcional.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Minha dermatologista receitou a espironolactona pois estou com muita queda de cabelo e estou amamentando. Minha bebê está com 4 meses. Posso tomar com segurança?
Olá, Ana Paula
Tanto a Academia Americana de Pediatria como a Organização Mundial de Saúde consideram a espironolactona compatível com a lactação. Portanto, desde que espironolactona seja indicada e acompanhada por um médico, você pode usar com segurança.
Olá dr. Estava fazendo tratamento com espironolactona para queda dr cabelo, mas a minha testosterona esta abaixo da média e a queda de cabelo persiste, ja fiz varios exames e analise dos fios com médicos e não foi resolvido . Ômega 3 resolveria no controle da testosterona. E na queda do cabelo.?
Olá, Isa
Não há suporte científico suficiente sobre benefícios do uso de ômega 3 para queda de cabelo.
Por outro lado, existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/), que precisam ser investigadas.
Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá doutor, eu uso Selene (anticoncepcional) e Azatioprina 100mg por causa da retocolite ulcerativa. Tem problema usar 50mg de espironolactona?
Olá, Helena
Quem é a pessoa mais indicada para lhe responder é o médico gastroenterologista que faz acompanhamento da sua retocolite. Por ser uma condição particular, é melhor conversar com ele antes de cogitar usar qualquer medicação. Além disso, a espironolactona pode causar sintomas cardíacos e portanto, é melhor ter acompanhamento com médico dermatologista e cardiologista.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
A dermatologista me indicou minoxidil 5% e espironolactona para alopecia androgenética, porém sofro de arritmia e disse isso à ela. Será que posso tomar? Grata pela atenção.
Olá, Solange
A indicação medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Bom dia, a espironolactona 100mg associada ao Minoxidil oral 5% é eficaz para AAG?
Olá, Tânia
A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Bom dia Dr. fiz reposição de testosterona e meu cabelo esta caindo bastante, mesmo usando minoxidil a 5% . A pergunta é por quanto tempo tenho que tomar espironolactona para normalizar os hormonios? Ou assim que o cabelo parar de cair posso suspender o uso?
Olá, Tatiane
Não existe um tempo certo para normalizar a queda de cabelo por reposição de testosterona (https://clinicadoppio.com.br/testosterona-gel-e-calvicie/), seja com ou sem espironolactona.
É preciso fazer acompanhamento e tomar as medidas necessárias.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Se esse remédio Espironolactona é também indicado para ACNE isso significa que para quem tem hipermelanose pode resolver?
Olá, Isabela
A espironolactona não é usada para tratamento de nenhuma forma de hipermelanose.
Além disso, trata-se de um medicamento que, se usado sem orientação médica, pode levar à morte por arritmia.
Portanto, não é um remédio que pode ser usado sem acompanhamento médico com exames de sangue.
Uso a espironolactona meu cabelo está caindo ainda mais pq ?
Olá, Vitória
Apesar da espironolactona poder colaborar com a queda de cabelo, é improvável que ela seja a responsável pela sua queda.
Existem muitas outras causas mais prováveis para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Oi vendo aqui esse comentário gostaria de saber quando comeca a parar de cair por q meu cabelo passou a cair ainda mais depois da espironolactona isso é normal
Olá, Vitória
Mesmo sendo um medicamento usado no tratamento da alopecia androgenética. espironolactona pode colaborar com a queda de cabelo.
Entretanto, existem muitas outras causas mais prováveis para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Eu fui diagnosticada com alopecia androgenetica
Doutor,
Com a orientação médica estou tomando espironolactona de 100 porque estava com queda de cabelo. Isso já tem 1 mês, quando começo a ver o resultado? Tem uma amiga minha que está tomando finasterida pelo mesmo motivo. Qual dos dois é melhor?
Olá, Simone
A espironolactona é um medicamento usado para a alopecia androgenética, ou seja, para quem tem afinamento de cabelo e não necessariamente para a queda de cabelo. Já a finasterida não é regulamentada para tratamento em mulheres em idade fértil.
Faço ciclo com oxondrolana 20mg para ganho de massa muscular. e tomo a Espironolactona para prevenção de virilizaçao. Ou seja aparecimento de acnes e queda de cabelo. Doutor isso tá correto ? fiquei em duvida agora porque vi no seu relato que a Espironolactona atrapalha na hipertrofia.
Olá, Geisa
A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá Dr.
Tenho alopecia androgenética e me trato há alguns anos, com interrupções. Em out/19 retomei o tratamento com minoxidil tópico, finasterida 2mg oral e 5 sessões de intradermoterapia a cada 20 dias. Nas 3 primeiras sessões notei uma melhora na queda, mas depois meus cabelos voltaram a cair muito. Segui com o tratamento e com as aplicações que terminaram em jan/20. Em fev/20 a dermatologista aumentou a finasterida para 3mg, mas continua caindo muito. Voltei essa semana ao consultório para a sessão de manutenção da intradermoterapia e como a queda continua ela associou a espironolactona. Uso medicamento para hipertensão e minha pressão é controlada (entre 12 e 8) e já retirei um nódulo benigno do seio, fator que impede que eu faça reposição hormonal ( tenho 54 anos e estou na menopausa). Também estou em tratamento para redução de peso e uso sibutramina e bopropiona. Minha dermatologista tem todas essas informações. Minha pergunta é: pq nada parece conter minha queda de cabelos? É seguro tomar toda essa medicação?
Obrigada.
Olá, Maria do Carmo
Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/), especialmente na menopausa (https://clinicadoppio.com.br/calvicie-e-queda-de-cabelos-na-menopausa/).
Entretanto, é preciso fazer uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando sua queda.
Desde que bem indicada e que seja feito uma acompanhamento médico adequado, a espironolactona é um medicamento seguro e eficaz.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Oi Dr eu sou Vitória na minha biópsia deu quadro sugestivo de alopecia androgenetica mais fui em outro dermatologista q fez a dermatocospia e ela me fala q não é porque não vê meu cabelo afinando e vê sempre. Dois a três fios saindo do mesmo lugar mais eu tenho entradas e pouco volume mais não tenho falhas só a linha de repartição q está com um pouquinho de rarefação mais não muito o q vc me diz p favor me dê uma luz pra me começar um tratamento adequado ela falou q minha biópsia deveria ter dois cortes e só teve um e ainda falou q onde eu fiz a biopsia não era o local ideal
Olá, Vitória
É uma situação difícil e delicada de ser avaliada à distância.
Por questões éticas, não posso fazer comentários a respeito da conduta de outros colegas.
Caso tenha oportunidade de agendar uma consulta para que eu possa avaliar melhor seu caso, fico mais à vontade para dar minha opinião.
Boa tarde,eu sou de Viitória ES, e também faço tratamento de queda capilar,e também coloco o mega hair em microcápsulas para preenchimento,e me ajuda muito.
Olá doutor comecei a tomar espirolactona e metformina há uma semana para tratar ovário policístico e estou com muita coceira e vermelhidão no corpo pode ser os medicamentos?
Olá, Camila
Apesar de não ser comum ter reações cutâneas aos remédios referidos, elas podem acontecer.
Sugiro que suspenda os medicamentos e converse com o médico que prescreveu eles para você.
Cezaris Sou trans,tendo 50 anos tomo 12mg espironolactona para bloquear a testosterona e 1mg de sandrena gel se eu aumento a doze da espironolactona eu me sinto fraca e tenho labirintite 12 mg de espironolactona pode diminuir um pouco da testosterona?,Obrigada Jesus abençoe você e toda sua família 🌹🌺🌹
Olá, Cezaris
A espironolactona é um remédio hipotensor, ou seja, ela abaixa a pressão arterial.
A tontura que você acredita ser labirintite provavelmente é por conta da pressão baixa.
Para te ajudar a lidar melhor com os bloqueadores de andrógeno, sugiro que consulte um médico endocrinologista.
Lendo os comentários e vi que o uso dessa medicação traz perca de libido, dores nas mamas, sendo que eu já tenho muitas dores nas mamas por conta de um cisto mamário e um nódulo, já faço acompanhamento com mastologista e tenho visto que meu libido já estava diminuindo e será que vai diminuir mais o que fazer?
Não posso perder meu líbido.
Olá, Kesia
Esse medicamento não deve ser tomado sem acompanhamento médico, pois além dos sintomas relatados, ele pode causar arritmias e até problemas mais sérios.
Portanto, agende uma consulta com um médico para avaliar indicação e possibilidades.
Já fasso uso de anticoncepcional sertinho tenho que usar preservativo também pra tomar esse medicamento?
Olá, Simone
É importante evitar a gravidez durante o uso dessa medicação, uma vez que a pode causar malformação no bebê se tomada durante a gestação.
Além disso, também é importante ter acompanhamento médico, pois ela pode dar sérios problemas no coração.
Dr., eu sou a Sofia. Foi diagnosticada alopecia androgenética e me foi receitada a toma de espironolactona e minoxidil. Acontece que eu também quero engravidar em breve. Será que pode me informar com quanto tempo de antecedência devo parar com a medicação?
Muito obrigada, Dr.
Bem haja!
Olá, Sofia
É interessante suspender a espironolactona pelo menos 1 mês antes de interromper o anticoncepcional.
Depois que comecei o uso de glifage xr e espironolactona, minha menstruação acaba num dia , e logo depois de alguns dias da sinal de descer de novo , isso nunca aconteceu antes , e agora vem acontecendo com frequência ciclo sempre foi regular
Poderia ser a espironolactona ? Já que isso começou depois do uso dos remédios exatamente dois meses que comecei o uso isso vem acontecendo
Olá, Karyne
A espironolactona pode causar irregularidade menstrual, mas para saber se é realmente seu caso, sugiro procurar seu médico ginecologista.
Olá,
Minha dermatologista receitou espironolactona, para acne e queda de cabelo, mesmo ciente que tenho pressão com tendência baixa 10/7, e já tenho arritmia por conta de ansiedade. Tomo amitriptilina. Tenho endometriose. Tenho hipotireoidismo (uso levoid) e tenho anticoagulante lupico positivo. De posse dessas informações e com controle, você acha mesmo seguro o uso da espironolactona?
Olá, Luciana
O seu caso é multidisciplinar, ou seja, precisa ser discutido por vários médicos em conjunto.
Sugiro você procurar um médico cardiologista para avaliação.
Boa noite Dr.,
Entre a espironolactona e finasterida, qual é o mais adequado para o tratamento da queda e afinamento de cabelo?
Muito obrigada.
Olá, Patrícia
A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Essa medicação aplicada direto no couro cabeludo tem os mesmos efeitos terapêuticos e colaterais do que pela via oral?
Olá, Cristina
Não, os efeitos apontados são para a versão via oral. Existem raros dados na literatura médica sobre o uso tópico da medicação.
Bom dia! Tomo dhea o que faz aumentar o dht . Acaba com o cabelo . Meu Nutrologo receitou esse remédio e minerais . Só que esqueci de falar pra ele que tenho um pouquinho de líquido no pericárdio. Essa medicação pode agravar? Minha cardiologista pediu ressonância que vou fazer em fevereiro. Comecei a tomar há alguns dias 50 mg
Olá, Neusa
É melhor você esclarecer essa dúvida com sua médica cardiologista, pois ela conhece melhor seu histórico e possíveis medicações que possam agravar sua condição.
Obrigada! Que Deus continue te abençoando
Eu tomava espironolactona de 50mg e parou de nascer espinhas no meu rosto (sofro da acne adulta) pareu de tomar depois que tive covid por medo, fiz exame de potássio e deu dentro da normalidade. Agora as espinhas voltaram com tudo e estou pensando em voltar a tomar, o que vc me diz? O tt° pro caso de acne tem tempo de duração?
Olá, Leila
A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
O médico me receitou espironolactona para alopecia mais passei a ter fortes câimbras. Isso acontece ?
Olá, Aleksandra
Sim, câimbras é um possível efeito colateral da medicação.
Nao tinha queda de cabelo dps de tomar espironolactona fiquei c mt queda isso é normal? Usei pra acne e deu queda.
Olá, Lili
A espironolactona pode contribuir para a queda de cabelo, mas dificilmente sozinha é capaz dr causá-la.
Dr. Qual temporário PR q o espirilactona mostre resultados se tratando de queda capilar?
Olá, Ana Sousa
Não há um tempo pré-determinado para que a espironolactona mostre resultados no tratamento capilar.
Olá Dr Nilton, Tenho SOP com queda de cabelo e acnes bem profundas, necessito tomar essa medicação mais tenho pressão baixa e labirintite , daí fiquei com medo de comprar, creio que em sinha situação, teria mais prejuízos aguardo seu retorno! OBG
Olá, Marciene
O Aldactone é um medicamento com potencial de riscos considerável e, por isso, não deve ser usado sem indicação e orientação médicas.
Sugiro que procure um médico para avaliação e seguimento.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
ola..tomo espirolactoma, para acne.. passsado pela dermato..mais percebi..um aumento fluxo mestrual.. ficava somente 4 a 5 dias.. e normal.?. parei de tomar.ate voltar ao retorno
Olá, Célia
O aumento do fluxo menstrual é um dos possíveis efeitos do uso da espironolactona.
Olá, Dr.
Fui diagnosticada com alopesia androgenetica e faço uso há 20 anos de pílula. Suspendi há 1 ano e continuo com a queda de cabelo. Fui ao médico e os exames não deram nada. Tudo normal. Tenho alopesia androgenética e para quem tem, deve usar medicação p sempre p evitar a queda? Agora, conforme o pedido médico, o uso de espironolactona baixou mais de minha pressão que já é baixa. Essa medicacao pode ser usada para quem tem pressão baixa? Minha médica pediu para continuar, mas tenho medo disso e piorar o efeito colateral. Mesmo q eu continue, o que posso fazer para aumentar a pressão?
Obrigada pela atenção.
Olá, Caroline
A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Boa tarde Dr. Nilton
Tenho queda de cabelo e os espaçamentos entre os fios estão cada vez ficando maiores.
Gostaria de saber se é uma opção eu passar a tomar a espironolactona mesmo eu tendo a pressão mais baixa que a normal?
Olá, Raquel
É importante ter acompanhamento médico para fazer uso de medicamentos por longos períodos.
No caso da espironolactona, ela pode alterar diversos aspectos do seu metabolismo, além de poder modificar seu ritmo cardíaco, com sérias consequências.
Portanto, sugiro que faça seguimento médico e que converse com seu ele a respeito das medicações indicadas.
olá Dr a Dermatologista mim passou espironolactona 50 mg pra queda de cabelo associado ao neosil atakk e o minoxidil oral 1mg gostaria de saber se tem plobema de usar esses 3 juntos
Olá, Shenia
A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento depende de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá! Boa tarde! Dermatologista me passou espironolactona 50mg 1x ao dia, porém faço tratamento para emagrecimento com Sibutramina 15mg 1x ao dia e para rosácea nos olhos com doxiciclina 100mg 2x ao dia. Gostaria de saber se há interação medicamentosa entre esses remédios?
Grata.
Olá, Milena
Esses medicamentos não costumam interferir no resultado entre eles.
Esse medicamento quem tem disto no ovário pode tomar??.
Gostaria de saber sobre o remédio Espironoctona. Quem disto no ovário pode tomar.??
Olá, Ana Maria
Cisto no ovário não é uma contraindicação para uso da espironolactona.
Oi dr
Foi me receitado 150mg de espirolactona mais 1,25 de Minoxidil. Alopecia androgenética. O cabelo não cai, mas é fino e não cresce. Usei no passado e tive ótimos resultados. Quanto tempo o sr acredita q começarei a ver os resultados?
Obrigada
Olá, Marta
A resposta terapêutica é uma característica individual, ou seja, ela depende de cada organismo.
Além disso, existem outros aspectos a serem considerados na hora de se estimar um tempo de resposta como, por exemplo, grau de evolução, estado nutricional, balanço hormonal, outras doenças associadas e, claro, o próprio diagnóstico.