Greyverse e Phyto RE30: remédios para retardar o aparecimento de cabelos brancos

Greyverse e Phyto RE30: remédios para retardar o aparecimento de cabelos brancos

Nos últimos tempos, tem surgido uma série de produtos como Greyverse e o Phyto RE30 que prometem retardar o aparecimento de fios brancos.

Os cabelos brancos costumam aparecer a partir dos 30 anos.

Estima-se que até um quarto das pessoas aos 50 anos de idade apresentem mais de 50% de cabelos grisalhos.

Algumas pessoas, principalmente devido questões genéticas, podem ter os cabelos brancos inclusive mais cedo, na casa dos 20 anos.

O que provoca os cabelos brancos?

Antes de falar sobre o Greyverse e oPhyto RE30, é preciso entender o que causa o aparecimento dos fios grisalhos.

Envelhecimento celular

Os fios brancos surgem devido à redução da produção do pigmento responsável pela cor, chamado melanina.

Esse pigmento é produzido por células da raiz do cabelo chamadas melanócitos. 

Em geral, essa redução de produção de melanina ocorre com a idade como parte do processo de envelhecimento celular, sob influência genética.

Essa é a causa mais comum de aparecimento dos cabelos brancos, mas não a única.

Estresse oxidativo

Um outro fator que acelera o processo de aparecimento dos fios brancos é o chamado estresse oxidativo.  

Nesse caso, a produção excessiva de radicais livres explica o surgimento de fios brancos principalmente em pessoas mais novas.

Os radicais livres são substâncias altamente reativas que são formadas a partir de reações químicas desencadeadas por diversas formas de estresse. Essas moléculas reagem com estruturas e o material genético das células alterando suas funções e muitas vezes provocando a morte celular, conhecida como apoptose.

A disfunção dos melanócitos secundária aos danos provocados pelos radicais livres seria a responsável pela despigmentação dos fios devido às tensões diárias. Além de gerar fios brancos, o estresse também pode causar queda capilar por eflúvio telógeno, acelerar quadros de alopecia androgenética e desencadear doenças autoimunes como vitiligo capilar ou alopecia areata.

Baseado nesses mecanismos principais, diversos medicamentos têm sido propostos como possíveis tratamentos para cabelos brancos.

É o caso, por exemplo, do Greyverse e do Phyto RE30.

A proposta dos dois produtos é recuperar e preservar o pigmento natural dos fios ao estimular a produção de melanina e promover a redução do estresse oxidativo responsável pela despigmentação dos cabelos.

Qual a ação do Greyverse?

O Greyverse é composto por um peptídeo chamado palmitoyl tetrapeptide-20, ou PTP20.

O PTP20 é um agonista biomimético do Alfa-MSH, ou seja, ele é uma molécula desenvolvida no laboratório para agir como o alfa-MSH.

Por sua vez, o alfa-MSH é um hormônio estimulante dos melanócitos, células produtoras da melanina, pigmento responsável pela cor dos cabelos.

Conforme estudo publicado em 2018, o PTP20 do Greyverse foi capaz de aumentar a expressão do MC1-R, receptor celular que tem como função ativar a produção de melanina, e do MITF (fator de transcrição associado à melanogênese).

Dessa forma, o PTP20 estimularia a produção do pigmento que dá cor aos cabelos.

Além disso, segundo o estudo, o PTP20 também seria capaz de aumentar a proteção dos melanócitos contra o estresse oxidativo, outro responsável pelo aparecimento de fios brancos.

Para realizar essa pesquisa, os testes com o remédio foram feitos em 15 pessoas, com idade entre 18 e 35 anos, mas todos com presença de cabelos brancos. A aplicação foi mantida durante três meses.

Ao fim dos 3 meses houve uma redução de 30% na quantidade de cabelos brancos dos participantes da pesquisa.

E como age o Phyto RE30?

O Phyto RE30 é um outro produto que se propõe a retardar o aparecimento dos cabelos brancos.

Assim como o Greyverse, a proposta é pigmentar os fios brancos e adiar o surgimento de novos fios grisalhos.

O mecanismo de ação do Phyto RE30 também se baseia no hormônio alpha-MSH, que ativa a síntese da melanina e a transferência dela para o cabelo.

Na forma de spray, o Phyto RE30 é serum composto por quatro aminoácidos específicos que, segundo o fabricante, contribuem na função de promover a pigmentação original do fio.

O composto, à base de extrato de tulipa púrpura natural, também atuaria como antioxidante e portanto, também protegeria os fios do efeito dos radicais livres.

Ainda segundo dados do fabricante, o Phyto RE30 teve como resultado um aumento de 39% na produção da melanina e, assim como o Greyverse, redução em 30% da densidade de fios brancos após três meses de uso.

Como usar o Greyverse e o  Phyto RE30?

Tanto o Greyverse quanto o Phyto RE30 podem ser aplicados nos cabelos úmidos ou secos, preferencialmente à noite, massageando em seguida para espalhar o produto por todo o couro cabeludo.

No caso do Greyverse, a orientação é aplicar cerca de 40 gotas por vez. Já para o Phyto RE30, a recomendação é de 8 borrifadas por aplicação.

Para obter os resultados esperados recomenda-se uso contínuo, sendo que não existem contraindicações para nenhum dos dois produtos.

Quando usar remédios para evitar cabelos brancos como Greyverse e Phyto RE30?

Aparentemente, remédios como o Greyverse e Phyto RE30 ajudam a devolver a pigmentação natural dos fios, viabilizando o combate aos fios brancos.

Assim, seria possível evitar o uso frequente de tinturas capilares com seus possíveis danos ao fio de cabelo.

Entretanto, apesar de aparentemente animadores, os dados apresentados pelos fabricantes dos produtos carecem de mais evidência científica.

O estudo que foi usado como base para apresentar os resultados do Greyverse teve participação de pesquisadores do próprio laboratório que fabrica o tópico.

Portanto, há uma tendência a se valorizar menos esses resultados.

Por sua vez, no caso do Phyto RE30 os dados apresentados pelo fabricante nem mesmo foram encontrados nas principais bases de pesquisa da literatura médica.

Assim, para que esses novos medicamentos tenham mais credibilidade científica, é necessário que mais estudos sejam feitos, preferencialmente estudos comparativos e com grupo-controle.

Quer ficar por dentro de novidades e saber o que realmente vale a pena no tratamento capilar, faça-nos uma visita!

A Clínica Doppio, além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *