importância do cabelo beleza virilidade juventude

Qual a importância do cabelo e o que ele pode representar?

A importância do cabelo na história é expressa em passagens bíblicas, transformações sociais e momentos de libertação humana.

Historicamente, o cabelo está associado a feminilidade e beleza nas mulheres e a virilidade e juventude nos homens.

Os cabelos também têm sido indicadores de status social e profissional, além de ser usado de diferentes formas para representar culturas e religiões.

Essa importância do cabelo histórica faz com que a perda de cabelos possa ser constrangedora e difícil de superar tanto para homens quanto para mulheres.

Quais as primeiras representações do cabelo na história?

Uma das primeiras representações da importância do cabelo pode ser vista na Grécia Antiga, na qual fieis ofertavam os cabelos aos deuses em troca de promessas.

Naquela época, os cabelos eram considerados símbolos dos ideais de beleza e também de perfeição corporal.

O que hoje se entende como salão de beleza também parece ter surgido nessa época, de acordo com achados arqueológicos. Nos salões, os cabelos eram perfumados com óleos essenciais e tingidos em tons de loiro ou ruivo.

O Egito antigo também tinha tradições envolvendo o cabelo. O faraó usava uma peruca que representava seu status, enquanto seus descendentes mantinham os cabelos sempre ao lado direito da cabeça.

Importância do cabelo em aspectos sociais e físicos

O simbolismo e importância do cabelo, bem como sua associação com aspectos religiosos ficam evidentes ao longo da história humana.

Padres e monges cristãos raspavam as coroas da cabeça para denotar a falta de vaidade e o voto de castidade.

E quem nunca ouviu falar do personagem bíblico Sansão, cuja força excepcional vinha dos cabelos?

A imagem do seu enfraquecimento após ter seus cabelos cortados por Dalila talvez contribua ainda hoje para a sensação de debilidade associada a calvície e queda de cabelo.

Cabelo e outras culturas

Os cabelos também podem fazer parte de um traço ou característica cultural.

Diversas culturas dão ao cabelo importância e significados especiais.

Na religião Sikh, por exemplo, os cabelos são mantidos sem cortes. Para eles, os cabelos são considerados símbolo de força e santidade. Assim, ao não cortar os cabelos, eles optam pela negação da vaidade e a aceitação de uma vida simples.

Já no budismo, ocorre o oposto. Os monges raspam a cabeça e a barba para simbolizar o mesmo desapego às posses materiais e ausência de vaidade. Eles também não pintam ou arrancam fios brancos, pois acreditam que esses fios simbolizam a transitoriedade da vida e amadurecimento.

Importância do cabelo para as mulheres

A importância do cabelo feminino também é retratada em diversas passagens da história.

Cabelo e beleza

Além da força, os cabelos também estão associados à representação da beleza.

Essa percepção vem desde os tempos antigos quando as mulheres usavam cabelos compridos sempre presos em estilos elaborados. Os cabelos só eram soltos à noite na presença dos familiares íntimos e do marido.

Mesmo nos dias de hoje, cabelos longos ainda são indicativos de feminilidade e beleza.

Isso explica, em parte, a grande procura por apliques e alongamentos de cabelo, muito usados por celebridades do mundo artístico.

O que essas pessoas não sabem ou ignoram, é que o preço por essa beleza momentânea pode ser alto demais.

Isso porque o estresse causado pelo tracionamento dos fios pode causar quebra, queda e até perda definitiva do cabelo.

Importância do cabelo feminino

Uma passagem de Coríntios na Bíblia faz uma citação interessante entre cabelos da mulher e sua feminilidade.

Essa passagem diz: “mas para uma mulher, se seus cabelos são abundantes, é uma glória porque lhe é dado o cabelo para cobertura, como um véu”.

A forte associação entre cabelos e feminilidade talvez justifique porque seja tão traumático para as mulheres perceberem a queda, enfraquecimento e perda dos cabelos.

Estudos apontam que a mulher que perde os cabelos tendem a apresentarem menos vaidade com o corpo do que homens com grau similar de calvície.

Luta e liberdade: importância do cabelo na conquista de direitos 

Além da associação com a feminilidade, o cabelo da mulher também é símbolo de luta, resistência e punição.

Um dos símbolos de libertação associados ao cabelo feminino é a história de Lady Godiva.

Conta-se que a condessa Godiva pediu ao marido que reduzisse os pesados impostos que traziam sofrimento ao povo da cidade de Coventry, na Inglaterra no século XI.

Como condição para tal, o conde Leofric propôs que a mulher cavalgasse nua pela cidade.

Pois assim o fez Lady Godiva. A aristocrata cavalgou pelas ruas da cidade completamente nua, com os longos cabelos cobrindo o corpo, tornando-se uma figura e símbolo de liberdade para o povo.

O cabelo feminino também teve seus capítulos na história mais recente.

Durante a guerra civil americana, por exemplo, as mulheres do exército raspavam a cabeça para se passar por homens e ir à frente do campo de batalha.

Já após a Segunda Guerra Mundial, mulheres francesas que se relacionavam com invasores alemães tinham seus cabelos raspados como punição.

A escolha do cabelo para punir as mulheres francesas dão uma ideia de quanto sofrimento psicológico a perda de cabelo feminino pode acarretar.

Importância do cabelo na identidade pessoal

Os cabelos são uma forma de expressar a personalidade, identidade e momento da vida de uma pessoa. Muitas mulheres sentem que se o cabelo não está legal, o humor e o dia também não estarão.

É frequente que a autoestima da mulheres seja afetada quando os cabelos femininos estão finos, ralos, sem volume, com muito frizz, secos, brancos ou caindo.

Por outro lado, a possibilidade de mudar completamente o visual de forma rápida faz com que mulheres façam cortes ousados, pintem os cabelos ou usem Mega Hair frequentemente.

Por que é importante cuidar dos cabelos?

A importância do cabelo é refletida em costumes e conquistas, como a liberdade de escolha das mulheres e força e virilidade em homens.

Com tamanha importância e simbologia, a queda de cabelo, quando acentuada, pode afetar a autoestima, satisfação pessoal e a própria percepção de identidade pessoal.

Assim, casos de queda de cabelo ou rarefação capilar devem ser avaliados o quanto antes possível.

Hoje em dia existem métodos para amenizar e reverter esse quadro que afeta beleza, bem-estar e qualidade de vida das pessoas.

Quer saber como? Faça-nos uma visita!

A Clínica Doppio possui uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície. Além disso, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Atendimento

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *