Mesoterapia capilar funciona?

Mesoterapia capilar funciona?

O possível uso da mesoterapia capilar para tratamento da calvície tem atraído a atenção de quem sofre com o problema.

A calvície, ou alopecia androgenética, é uma das causas mais comuns de queda de cabelo em homens e mulheres.

O fato de ser uma condição tão frequente faz com que exista um grande interesse por novas possibilidades de tratamentos.

Mas será que a mesoterapia capilar funciona?

Mesoterapia capilar (MMP)

A mesoterapia, ou intradermoterapia, é uma técnica de aplicação de medicamentos na pele através de injeções.

Ela foi descrita pela primeira vez em 1976 por um médico francês chamado Michel Pistor.

Desde então, a mesoterapia tem sido usada para tentar tratar desde dores articulares, alergia e até barulho no ouvido.

Recentemente esse procedimento tem atraído interesse, curiosidade e publicidade como possível tratamento também para diversas condições estéticas.

Entre as sugestões de uso estético da mesoterapia, encontram-se o tratamento de gordura localizada, celulite, envelhecimento e calvície.

Ao divulgar o método como seguro e eficaz, sites, blogs e outras mídias levam muitas pessoas a procurarem pela técnica.

As múltiplas combinações de ativos e a possibilidade de sempre ter algo “novo” torna o método ainda mais interessante para ser divulgado e comercializado.

Uma análise crítica, no entanto, é necessária para estabelecer o papel da mesoterapia capilar no tratamento da calvície.

Mesoterapia capilar para alopecia androgenética

O primeiro fato que chama a atenção quando se pesquisa pelo assunto é a escassez de dados na literatura médica.

Faltam informações básicas como quais ativos usar, quando e como eles devem ser usados. Dados sobre resultados e segurança do método são ainda mais raros.

Por outro lado, o que não faltam são materiais publicitários de fornecedores dos produtos sugerindo injeções de verdadeiros coquetéis.

Estes incluem desde extratos naturais de plantas, agentes homeopáticos, fatores de crescimento, vasodilatores, vitaminas, até medicamentos como finasterida e minoxidil.

Segundo os fornecedores, esses ativos devem ser injetados nas áreas calvas com intervalos entre 2 a 4 semanas.

A aplicação pode ser feita com seringas ou com aparelhos como as pistolas usadas por tatuadores.

Ao analisar as inúmeras fórmulas sugeridas pelos fornecedores, cabem algumas observações.

De todos os ativos propostos, somente o minoxidil e a finasterida têm comprovação científica e aprovação para tratamento da calvície.

Mesmo no caso dessas medicações, a comprovação se restringe ao uso tópico do minoxidil e oral da finasterida.

Nenhuma outra forma de aplicação do minoxidil ou da finasterida e nenhum desses outros ativos têm eficácia comprovada cientificamente.

Estudos científicos sobre a mesoterapia capilar

Não há uma avaliação racional e farmacológica sobre os produtos injetados, nem protocolos de tratamento bem estabelecidos.

Os poucos artigos médicos publicados sobre a mesoterapia capilar descrevem mais os efeitos adversos do que possíveis benefícios da técnica.

Dentre os efeitos colaterais relatados encontram-se abscessos, queda de cabelo temporária e até alopecia cicatricial definitiva.

Aspectos legais

Nem a ANVISA nem agência americana FDA reconhecem a mesoterapia capilar como tratamento para calvície ou queda de cabelos.

O único tratamento invasivo reconhecido para esse fim é o transplante capilar. Nenhum outro procedimento envolvendo agulhas ou cortes é validado.

Mesoterapia capilar: considerações finais

Diferentemente do que se divulga na mídia, a mesoterapia capilar não se mostrou um método inteiramente seguro e eficaz.

Relatos de efeitos adversos relacionados à técnica e a falta de estudos que comprovem sua eficácia comprometem a sua indicação.

Isso não significa que não existam outros tratamentos capazes de prevenir e recuperar os cabelos.

Atualmente, eles são bem estabelecidos tanto do ponto de vista de segurança quanto de eficácia.

Para saber quais as opções de tratamento, procure um médico especialista.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

11 respostas

  1. Eu fiz a mesoterapia capilar a três meses tomo finasterida fiz uso de xampu kerum da é atualmente estou usando propionato de clo betasol mas infelizmente não vi resultado nenhum estou ficando muito triste esperava um resulta melhor gastei até mesmo sem podem me sinto muito desanimada eu tenho vontade de rapar todo o meu cabelo tenho o couro do cabelo mito dolorido alguém pode me ajudar?

    1. Olá, Belli

      Você pode encontrar mais sobre as alopecias nesse artigo:https://clinicadoppio.com.br/alopecia-tipos/
      Também é importante destacar que existem muitas outras causas de queda de cabelo em mulheres (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) que devem ser avaliadas antes de se creditar a queda somente à mesoterapia.
      Assim, para saber o que está ocorrendo com o seu cabelo é necessário que se faça uma avaliação médica. Somente após exame do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue é possível determinar possíveis tratamentos para o seu caso.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  2. boa tarde,eu tenho alopecia androgenética,já fiz vários tratamentos e não resolveram,agora optei pela terapia capilar com microagulhamento +minoxidil com acido+ alto frequência ,de medição tomo somente vitamina D e um nutri cosmético de sua preferencia,eu mando manipular que sai mais barato,obtive ótimos resultados

  3. Olá faço mesoterapia capilar, tenho calvicie androgênica, tomo minoxidil+biotina+sawpalmeto há 3 meses, aplico minoxil no couro cabeludo, e nao observei mudança a nao ser diminuir a queda. Por favor o que acha que devo fazer? para com o tratamento?

    1. Olá, Valentim

      Existem muitas variáveis a serem consideradas e acredito que elas devem ser levadas em conta para que você alcance os resultados desejados.
      Converse com seu médico sobre suas dúvidas e pergunte se há algo mais que ele sugira que deva ser feito.

  4. Olá, atualmente faço a Mesoterapia Capilar estou na oitava sessão , por enquanto não notei nenhuma diferença, tomo os medicamentos Pill food e Eximia Fortaleze e aplico minoxidil . A queda do meu cabelo diminuiu muito, hoje em dia são poucos fios que caem, porém não estou vendo uma evolução no meu cabelo, antes eu estava fazendo somente o tratamento com as vitaminas e minoxidil e senti que em 2 meses obtive um resultado bem melhor. Fico totalmente desanimada por ter pago um alto valor nas sessões de mesoterapia, estar acabando o tratamento praticamente e não ter obtido o resultado esperado. Sabe me dizer quanto tempo leva para aparecer resultados da mesoterapia? Se é realmente um tratamento eficaz?

    1. Olá, Nataly

      A mesoterapia não é um tratamento padronizado para queda de cabelo ou alopecia.
      Portanto, não há dados científicos suficientes para responder sobre resultados ou eficácia do método.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Eliane

      O número de sessões é determinado pelo médico que as indica.
      Como a indicação medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue sugiro que agende uma consulta.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *