Tratamento capilar: minoxidil funciona?

Tratamento capilar: minoxidil funciona?

Umas das medicações mais prescritas para tratamento capilar, o minoxidil tópico ainda gera dúvidas sobre sua ação. Algumas delas é como e se o minoxidil funciona.

O minoxidil funciona?

De acordo com os estudos, o tempo para o minoxidil fazer efeito é variável.

Os primeiros sinais de melhora podem ser observados entre 6 a 8 semanas após início do tratamento.

Resultados mais significativos podem ocorrer entre 12 a 16 semanas, com resposta máxima ocorrendo em até 2 anos de uso. Em ensaios clínicos, 3 em cada 5 homens relataram melhora da rarefação após 48 semanas de uso.

Um estudo com 5 anos de seguimento mostrou uma resposta sustentada ao tratamento a longo prazo.

Entretanto, se o minoxidil for interrompido, os efeitos positivos observados tendem a se perder dentro de 4 a 6 meses.

Não são observadas respostas mais intensas com mais do que 2 aplicações ao dia ou com quantidades maiores do produto.

Uma informação importante é que apesar de funcionar como um promotor não específico do crescimento capilar, o minoxidil parece não interferir no processo de miniaturização dos fios induzida por hormônios masculinos.

Isso significa que pacientes em uso de minoxidil como tratamento único para a alopecia, geralmente apresentam progressão do quadro mesmo em uso da medicação.

Por também estar disponível em comprimidos, uma dúvida que pode surgir é se o minoxidil oral poderia ser melhor do que o tópico.

A resposta foi dada por estudos que mostraram que o minoxidil oral não tem efeito superior ao tópico, além de ser mais propenso a provocar efeitos adversos.

Como o Minoxidil funciona?

Apesar de haver muita pesquisa sobre o minoxidil nos últimos 30 anos, ainda não está claro como ele estimula o crescimento capilar.

Acredita-se que para exercer seus efeitos, o minoxidil necessita de ser transformado em seu metabólito ativo, o sulfato de minoxidil. A conversão é feita pela enzima sulfotransferase encontrada no couro cabeludo.

Através de sua forma ativa, ele atuaria por diferentes mecanismos, promovendo os seguintes efeitos:

  • Aumento da taxa de crescimento linear do cabelo, gerando fios mais longos
  • Aumento da espessura do fio
  • Alteração do ciclo do cabelo: aumenta o tempo da fase de crescimento e diminuindo o tempo da fase de repouso. Dessa forma, ele acelera a reposição do fio que caiu por um novo.

Apesar de se conhecer os efeitos do minoxidil, ainda não se sabe exatamente como ele consegue produzir esses efeitos.

Diferentes hipóteses têm sido levantadas para explicar como ele funciona.

Uma das mais difundidas teorias é a que diz respeito a suas propriedades vasodilatadoras.

De acordo com essa teoria, o maior aporte sanguíneo provocado pela dilatação dos vasos aumentaria o fornecimento de nutrientes, o que estimularia o crescimento capilar.  Estudos mostram que há um aumento da circulação sanguínea cutânea 10 a 15 minutos após aplicação do minoxidil.

Entretanto, essa teoria ainda não está totalmente comprovada, uma vez que outras medicações vasodilatadoras não conseguem promover o mesmo efeito do minoxidil.

Outro possível mecanismo seria através da ativação dos canais de potássio. Segundo essa teoria, a maior ativação desses canais poderia contribuir para o prolongamento da fase de crescimento pelo medicamento.

Dúvidas sobre como o minoxidil funciona?

Apesar de não esclarecer quais os mecanismos de ação exatos do minoxidil, os estudos científicos comprovam que o minoxidil funciona para tratamento capilar.

No entanto, seus resultados são variáveis.

Enquanto algumas pessoas respondem muito bem ao tratamento tópico com minoxidil, em outras a medicação parece não ter efeito terapêutico.

Pelo contrário, não é incomum queixas como coceira, irritação e até aumento da queda de cabelos após uso de minoxidil.

A indicação e uso corretos da medicação aumentam as chances de sucesso no tratamento.

Assim, antes de iniciar o uso de minoxidil por conta própria e correr o risco de vir a ter aumento da queda de cabelos, é importante que se faça uma avaliação dos cabelos e couro cabeludo com um médico especialista.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *