Novidade no tratamento da calvície: SM04554 como solução definitiva?

Novidade no tratamento da calvície: SM04554 como solução definitiva?

O novo tratamento da calvície SM04554 seria a solução definitiva para o problema?

Os avanços no campo da biociência regenerativa e da tecnologia estão criando um ambiente desafiador e ao mesmo tempo animador para pesquisadores que procuram a solução para a calvície.

Um desses medicamentos que promete ser revolucionário no tratamento da alopecia androgenética está em fase avançada de estudos.

Novo tratamento da calvície SM04554

A substância tópica SM04554 vem sendo desenvolvida há vários anos pela companhia americana Samused LLC, sediada em São Diego, Califórnia.

O que diferencia esse medicamento dos outros já existentes é a possibilidade de tratamento de casos mais avançados de calvície.

Em pessoas calvas há um processo chamado de miniaturização, em que os fios vão se tornando cada vez mais finos e curtos até desaparecerem por completo. Nesse ponto, quando a pele do couro cabeludo se torna lisa e brilhante, caracterizando a calvície, geralmente se admite que seja tarde demais para que algum tratamento farmacológico funcione.

Se as expectativas forem confirmadas, uma nova opção de tratamento seria o SM04554.

Como funciona o novo tratamento da calvície SM04554?

O mecanismo proposto dessa inovadora molécula é a ação via Wnt/beta catenina.

Segundo essa teoria, dentre outros fatores, a calvície seria causada por inibidor proteico chamado Dkk1, que impediria a via Wnt/beta catenina de funcionar normalmente, prejudicando o crescimento dos fios.

Para comprovar essa teoria, pesquisadores da Universidade da Pensilvânia retiraram o Dkk1 das células-tronco do folículo piloso restaurando a via Wnt/beta catenina. Dessa forma, eles notaram que as as células-tronco dos folículos foram reativadas e que o cabelo voltou a crescer normalmente.

Assim, os pesquisadores concluíram que os folículos não morrem ou desaparecem pelo efeito do Dkk1, eles simplesmente se tornam dormentes.

Baseado apenas nesses fatos, o Dkk1 parece ser algo indesejável, particularmente para homens e mulheres com rarefação capilar. No entanto, a verdade é que o Dkk1 pode ser fundamental para manutenção de algumas características humanas.

Sem o Dkk1, por exemplo, o cabelo cresceria em locais indesejados, como língua, palmas e plantas dos pés.

Os avanços da pesquisa nesse campo podem permitir que no futuro seja possível controlar o crescimento de pelos no corpo. Assim, seria útil tanto para o tratamento da calvície quanto do hirsutismo, com eliminação de pelos em locais indesejados.

Resultados

Os primeiros resultados envolvendo o novo tratamento da calvície SM04554  foram apresentados em novembro de 2015. Apesar da calvície genética ser uma condição que também acomete mulheres, elas não participaram dos testes iniciais.

O estudo fase 2 realizado em diversos centros de pesquisa envolveu 300 homens entre 18 e 55 anos, com calvície masculina avançada, graus 4 a 6 da escala de Norwood.

A escala de Norwood é usada para classificar a calvície em homens, com graus variando de 1 a 7.

Os pacientes do estudo foram testados com aplicações tópicas diárias nas áreas calvas durante 90 dias. Cada participante do estudo recebeu aleatoriamente um produto, dentre as 3 opções:

  • SM04554 a 0,15%,
  • SM04554 a 0,25%
  • Placebo, ou seja, uma substância inócua, sem efeito terapêutico

 

Após os 90 dias de teste, os participantes ainda foram seguidos por mais 45 dias, totalizando 135 dias de acompanhamento.

Os resultados foram avaliados por registros fotográficos e questionários.

O melhor resultado foi o observado nos pacientes que usaram a solução com a menor dosagem, de 0.15%. Nesses indivíduos foi observado um aumento de fios de 104,9 para 115 fios/cm2, enquanto no grupo controle, que usou placebo, houve redução do número de fios de 114 para 111,5 por cm2.

Os resultados obtidos nessa fase foram compatíveis com os testes anteriores realizados em modelos animais, que mostraram o surgimento de novos folículos capilares e aumento na contagem dos fios.

Novos estudos sobre SM04554

Em março de 2017, durante o 75o Encontro Anual da Academia Americana de Dermatologia, um novo estudo agora com 49 pessoas foi apresentado. O estudo, também realizado em múltiplos centros de pesquisa, fez a análise microscópica de amostras retiradas do couro cabeludo de pessoas que usaram os mesmos 3 produtos da pesquisa anterior.

O grupo avaliado dessa vez foi constituído de homens com alopecia androgênica entre 18 e 65 anos, com o mesmo grau de calvície avançada do estudo de 2015.

Para avaliar os resultados, foram feitas 3 biópsias nos dias 26, 91 e 135.

Os resultados encontrados nessa nova etapa de pesquisas reforçaram os achados do estudo anterior. Dessa vez, entretanto, houve uma melhor resposta da solução a 0,25% em alguns parâmetros.

Além disso, verificou-se que SM04554 se mostrou seguro e bem tolerado durante a avaliação.

Nenhum efeito adverso grave foi relatado, tendo sido reportados somente alguns casos de reações locais como vermelhidão, coceira e descamação. 

O que esperar do novo tratamento da calvície SM04554?

Os resultados apresentados pela Samused sugerem que o SM04554 seja o primeiro tratamento capaz de causar neogênese capilar. Isso significa que ele poderia fazer aparecer fios de cabelo em áreas completamente calvas.

Se a medicação for realmente capaz de proporcionar esse efeito, novas possibilidades serão abertas na busca da cura da calvície.

Para manter-se informado sobre as essas e outras novidades do tratamento da calvície, faça-nos uma visita.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

5 respostas

    1. Boa tarde, Givanei

      Existem diversos tratamentos para calvície, com resultados bem satisfatórios dependendo da causa e do grau de acometimento.
      Somente após saber as causas e analisar o grau de acometimento com aparelhos específicos, é que é possível se estipular o tratamento e as chances de melhora.
      Assim, sugerimos que agende uma avaliação para melhor esclarecimento.
      Estamos à disposição.

    1. Olá, Ismael

      Ainda não há previsão para início da comercialização do produto ou mesmo preço estimado de venda.
      Ele está em fase final de testes e ainda precisa ser submetido à aprovação das agências reguladoras de saúde, antes de ficar disponível para as farmácias.
      Estamos acompanhando os resultados dos estudos e divulgaremos assim que houver novidades sobre esse e outros tratamentos para a calvície.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *