Pantogar: análise médica da composição e efeitos

Um dos produtos mais populares na mídia eletrônica, o remédio Pantogar original se tornou uma das referências quando o assunto é unha ou cabelo.

Associado ao fortalecimento e crescimento capilar, tem sido descrito como um adjuvante no combate à queda de cabelos e alterações estruturais do fio.

Composição do remédio Pantogar original

Segundo a bula do remédio Pantogar original, cada cápsula contém:

  • Queratina: 20 mg
  • Cistina: 20 mg
  • Ácido paraminobenzóico: 20 mg
  • Levedura medicinal: 100 mg
  • Nitrato de tiamina: 60 mg
  • Pantotenato de cálcio: 60 mg
  • Excipientes: celulose microcristalina, talco, estearato de magnésio, povidona, dióxido de silício.

Antes de saber como funciona o remédio Pantogar original, é preciso analisar como agem cada um de seus componentes na formação e desenvolvimento capilar.

Queratina

O cabelo é constituído de 65% a 95% de proteínas, sendo a queratina seu principal componente proteico.

Responsável pela espessura e rigidez do fio, a queratina do cabelo humano é formada por 20 a 22 aminoácidos. Entre os aminoácidos mais frequentes está a cisteína, fundamental para determinar quão encaracolado é o cabelo.

Além da cisteína, a queratina possui também aminoácidos que o organismo não produz, sendo necessário adquiri-los através de alimentos ricos em proteínas como carnes, ovos, leite ou através de suplementos.

Cistina

A cistina é uma molécula composta por 2 unidades do aminoácido cisteína. Tanto a cisteína quanto a cistina são capazes de se converter uma na outra de acordo com a necessidade do organismo.

Por ser mais estável, a cistina acaba sendo a forma mais encontrada, inclusive na formação de proteínas como a queratina.

No cabelo, o número de moléculas de cistina determina o formato dos fios. Isso ocorre porque o grau de ondulação depende da quantidade de um tipo de ligação química chamada ponte dissulfeto. As pontes dissulfeto são interações entre átomos de enxofre contidos na cisteína. Como a cistina é formada por 2 moléculas de cisteína, quanto mais cistina, mais enrolado ou ondulado é o cabelo.

Apesar da cisteína ser produzida no corpo, sua quantidade nos fios também pode ser influenciada pela alimentação. Entretanto, quando não há deficiência nutricional, a suplementação de compostos com cistina não aumenta a sua quantidade nos cabelos.

As fontes alimentares de cistina ou cisteínas são: carnes, ovos, leite, brócolis, aveia, alho e cebola.

Pantotenato de cálcio

Sal derivado da junção do ácido pantotênico, ou vitamina B5, e o cálcio.

A vitamina B5 participa dos processos de quebra de carboidratos, proteínas e gorduras para fornecimento de energia para o organismo. Além disso, participa na ativação da vitamina B2, importante para proteger o corpo e os cabelos da ação dos radicais livres, substâncias responsáveis por danos aos fios e implicadas no envelhecimento celular presente no surgimento de fios brancos, calvície e queda de cabelos.

Suas principais fontes alimentares são:  fígado, semente de girassol, abacate, gema do ovo, carne vermelha, de porco e de frango.

Nitrato de tiamina

A tiamina, ou vitamina B1, assim como outras vitaminas do complexo B, atua nos processos de obtenção de energia.

A tiamina está presente em alimentos como: gérmen de trigo, carne de porco, peixe, feijão, levedo de cerveja, castanhas, sementes.

Ácido p-aminobenzóico

Também chamado de ácido paraminobenzóico ou PABA, atua como antioxidante na proteção do organismo e dos cabelos da ação dos radicais livres.

Os radicais livres são substâncias altamente reativas formadas a partir de situações que provocam estresse.  Esses compostos reagem com o DNA e outras estruturas das células, provocando danos que levam ao envelhecimento celular.

O envelhecimento celular é um dos processos responsáveis pelo aparecimento de fios brancos, queda de cabelos e calvície.

Levedura medicinal

Também conhecida como levedo de cerveja, é fonte de proteínas, vitaminas do complexo B e minerais, como crômio, selênio, zinco, ferro, dentre outros.

Assim, o levedo de cerveja contém importantes minerais envolvidos no processo de desenvolvimento e crescimento capilar.

Apesar de ser rica em vitaminas do complexo B, a levedura medicinal não contém quantidades significativas de vitamina B12. As principais vitaminas B contidas no levedo são: tiamina, niacina, ácido pantotênico, piridoxina, ácido fólico e biotina.

Quem pode tomar remédio Pantogar original?

Segundo informações contidas na bula, o remédio Pantogar original deve ser evitado nas seguintes situações:

  • Menores de 12 anos
  • Quando houver alergia a qualquer um dos componentes da fórmula
  • Primeira metade da gestação

 

Pacientes em uso de antibióticos contendo sulfas (os mais comuns são o sulfametoxazol e a sulfadiazina), devem informar ao médico sobre o uso concomitante com remédio Pantogar original, pois é possível que a interação entre os produtos possa prejudicar o efeito do antibiótico.

À principio, não há restrições de uso para pessoas com intolerância à lactose.

Como funciona o remédio Pantogar original?

O remédio Pantogar original auxilia no tratamento de condições em que há comprometimento capilar por deficiência de algum dos componentes presentes na sua fórmula. Uma vez deficientes, esses compostos podem afetar o desenvolvimento e crescimento normal dos cabelos.

Entretanto, não há evidência científica de que o seu uso de maneira isolada garanta o fortalecimento ou crescimento acelerado dos fios em pessoas que tenham dietas equilibradas, sem carências nutricionais.

Além disso, apesar de haver evidência científica de que o envelhecimento celular seja responsável pelo aparecimento de fios brancos, queda de cabelos e calvície, não há comprovação de que as vitaminas tiamina e ácido pantotênico, presentes no remédio Pantogar original, possam evitar ou mesmo retardar esses efeitos.

Mesmo classificado como medicamento, com venda sob prescrição médica, o Pantogar original não deve ser utilizado como tratamento isolado para problemas capilares sem a orientação médica.

A própria bula da medicação orienta que o Pantogar original não é indicado como tratamento único para alopecias cicatriciais, alopecia androgenética ou por fatores hormonais.

Assim, o uso do remédio Pantogar original deve sempre ser orientado por um médico.

Quais os efeitos colaterais do remédio Pantogar original?

O remédio Pantogar original é seguro e geralmente bem tolerado quando utilizado na dose usual de até 03 cápsulas ao dia. Por conter em sua fórmula apenas vitaminas e outros compostos de baixa valor energético, o Pantogar original não engorda.

Na prática clínica, a queixa mais comum, ainda que infrequente, é de intolerância gástrica, com sintomas como azia, queimação, dor abdominal, náusea e gases. Acredita-se que parte desses sintomas possam ser relacionados à presença da levedura medicinal na composição.

Para diminuir as chances de ocorrer desconforto gástrico, recomenda-se que as cápsulas sejam ingeridas junto às refeições.

Segundo a bula, outras possíveis reações adversas são: tontura, cefaléia (dor de cabeça), palpitação, aumento repentino do suor e lesões cutâneas como eritema (ou vermelhidão), urticária ou coceira.

Não são conhecidos efeitos adversos relacionados à superdosagem.

Pantogar ou Monessa: qual a diferença?

Um fato curioso chama a atenção de pacientes que comparam a bula do Monessa e do remédio Pantogar original: a composição e todas as informações são as mesmas!

À primeira vista, a semelhança entre Pantogar e Monessa podem causar estranhamento, mas isso é facilmente explicado.

O remédio Pantogar original é produzido na Alemanha, pela laboratório farmacêutico Merz.

No Brasil, ele é embalado e comercializado pela Biolab, que tem os direitos de distribuição e uso da marca Pantogar no Brasil.

Como estratégia de marketing e segmentação do mercado, a Biolab criou 2 produtos com o mesmo medicamento: Monessa e Pantogar.

Como o remédio Pantogar original rapidamente ganhou destaque em fóruns, blogs, mídias sociais e outros artigos da internet, a Biolab precisou readaptar o produto para propaganda médica.

Dessa forma, a empresa criou o Monessa, mesmo comprimido do remédio Pantogar original, porém com outra nome e embalagem.

A cápsula do Monessa é a mesma do Pantogar original. Portanto, eles compartilham todas as outras informações: bula, composição, indicação, posologia, efeitos colaterais, interações medicamentosas etc.

O Monessa então é o remédio Pantogar original com enfoque médico.

Por isso, precisa de receita para se comprar Monessa em farmácias enquanto o Pantogar original não precisa, mesmo também sendo considerado medicamento.

Queda de cabelo e outros problemas capilares: o que fazer?

Como informado na bula, o remédio Pantogar original não é considerado um remédio para alopecia, cicatricial ou androgenética.

O uso de Pantogar original, seja original ou manipulado, deve ser condicionado a indicações precisas, por tempo determinado. Assim, cabe ao médico orientar tanto a indicação quanto a duração do uso de Pantogar original.

A queda de cabelos e a calvície são condições que necessitam de uma ampla investigação médica, com exames específicos e seguimento adequado.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

 

Dr. Nilton de Ávila Reis

CRM: 115852/SP | RQE 32621

Médico formado pela UNICAMP e dermatologista pela USP, com mais de 10 anos de experiência no tratamento de problemas capilares e do couro cabeludo. Integra o corpo clínico do Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês.


Posts Relacionados

Eletroestimulação capilar para tratamento da calvície
Existem diversas áreas de pesquisa envolvendo terapias emergentes para tratamento da alopecia. Uma delas é... (Leia mais)
Nanotecnologia capilar para tratar calvície e queda de cabelo
Existem muitas frentes de pesquisa buscando inovações na área tricológica. Uma delas é a nanotecnologia... (Leia mais)
Fotoenvelhecimento capilar, calvície, quebra e queda de cabelo: qual a relação?
O comprometimento da saúde e aparência do cabelo pode ter causas intrínsecas, como alimentação, ou... (Leia mais)

56 Responses

  1. Os resultados são mesmo muito bons, eu tinha uma queda de cabelo tão terrível que tinha falhas no couro cabeludos visíveis e sumiram quando comecei a tomar o remédio. Tomei por um mês e no final dele meu cabelo já estava muito mais bonito, no entanto eu engordei TANTO que decidi parar de tomar as cápsulas, afinal, na minha humilde opinião é melhor ficar careca do que gorda, hahah. Mas como você disse, se você conseguir tomar o remédio sem engordar terá bons resultados. No meu caso devo ter engordado pouco mais de um quilo por semana, porque o resultado na minha barriga se sobressaiu e muito ao resultado na minha cabeça, hahahah.

  2. Dr Nilton, é possível que o Pantogar cause problemas gástricos? Eu o uso há uns 4 anos consecutivos, 2x ao dia. Fiz uma endoscopia na qual foram retirados pólipos. Tem alguma associação? Desde já obrigada.

    1. Olá, Carla

      O Pantogar pode causar mal estar gástrico, mas entre os efeitos colaterais se não incluem pólipos.
      Assim, para esclarecer os seus sintomas sugiro que procure um médico gastroenterologista.

    2. estou com queda de cabelo pós parto (foi há 6 meses atrás ) , dizem q diminuem c o tempo porém não percebi nenhuma diminuição da queda , esse medicamento atua nesta situação de queda de cabelo pós parto??

      1. Olá, Fernanda

        O Pantogar não trata a queda de cabelo pós-parto (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-apos-parto-ou-amamentacao/).
        Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/), que precisam ser investigadas.
        Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
        Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
        Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
        Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Maria do Socorro

      Tanto os benefícios quanto os malefícios do Pantogar dependem da situação em que ele é usado. Se indicado por um médico, provavelmente, a chance de ter benefícios é bem maior do que a de ter malefícios.
      Seu uso indiscriminado, sem orientação médica, no entanto, pode gerar efeitos indesejados ou simplesmente não fazer o efeito esperado.
      Portanto, sugiro que passe em uma consulta médica antes para saber quais os possíveis benefícios e malefícios para o SEU caso.
      Tanto os benefícios quanto os malefícios do Pantogar dependem da situação em que ele é usado. Se indicado por um médico, provavelmente, a chance de ter benefícios é bem maior do que a de ter malefícios.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar a ação do Pantogar para a sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  3. Não vie tantos resultados não porém tomei por cerca de 6 meses só comecei a ver alguma mínima diferente com uns 3 meses de uso, isso é normal?

    1. Olá, Suely

      Os resultados do Pantogar dependem da sua indicação.
      Quando um médico prescreve Pantogar, ele costuma orientar sobre o que esperar desse suplemento.

  4. Olá, estou com muita queda, e meus cabelos estão fininhos e tbm estou com muitos fios brancos, estou muito preocupada pq só tenho 26 anos, e já tenho muitos fios brancos, qual seria o mais recomendado o pantogar original ou o pantogar neo. ?

    1. Olá, Jacksiele

      Tanto o Pantogar (https://clinicadoppio.com.br/pantogar-composicao-e-efeitos/) quanto o Pantogar Neo são suplementos alimentares (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/).
      Portanto, eles são fontes de complementação de nutrientes.
      O uso de suplementos alimentares só é benéfico em casos específicos de deficiências de vitaminas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina/) ou minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-minerais/).
      Por outro lado, o uso desse ou de qualquer outro suplemento deve ser feito com cautela uma vez que também pode haver piora da queda por excesso de vitaminas e minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-excesso-de-vitaminas-e-minerais/).
      Para saber se a suplementação é necessária e qual o suplemento mais adequado para o seu caso é preciso fazer exames de sangue antes.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Andréa

      O Pantogar é um suplemento alimentar. Na sua composição há queratina, a principal proteína formadora dos fios e responsável pelo calibre e força.

        1. Olá, Cristiane

          O Pantogar é um suplemento alimentar com uma quantidade de calorias baixa para realmente engordar.

  5. Olá boa noite!
    O Pantogar tem como efeito colateral Taquicardia? Ou sentir o coração bater forte? Porque quando eu tomo a noite pouco antes de dormir eu sinto isso…

    1. Olá, Gabriela

      É improvável que o uso do Pantogar cause taquicardia.
      Isso porque, a princípio, não há componente do Pantogar associado à distúrbios do ritmo cardíaco.
      No entanto, caso persista com sintomas, sugiro que pare de tomar o suplemento e procure um cardiologista para esclarecer o que pode estar acontecendo.

      1. Eu também sinto toda vez q faço tratamento com pantogar, já uso a alguns anos mas vou parar, pq é agonizante isso. E da durante a noite quando deito, e as vezes horas depois do uso. e sim é o pantogar que causa isso. outra coisa causa aumento de peso sim, e ansiedade. portando pensem bem antes de fazer o uso desse suplemento. quanto a resultados visíveis, só vejo resultado após 2 ou 3 meses de uso, percebo que a queda para, porém se parar tratamento por mais de 3 meses, cai horrores….. Enfim essa é a minha experiência com alguns anos de uso.

  6. Tomei por um mês o pantogar neo e, pedi para meu marido comprar e trouxe o original, porém, estava escrito pantogar queratina, cistina, associações. Estou com quedas bruscas de cabelo e qual e o melhorar?

    1. Olá, Michelle

      Não existe um melhor, mas o mais adequado para cada caso.
      Para saber qual seria o mais indicado para você, seria preciso se fazer uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  7. Boa tarde. Tomei pantogar por um ano e tive resultados incríveis porém tive dores de cabeça fortíssimas e quando parei não tive mais essas dores. Qual componente do pantogar poderia ter me trazido esse desconforto?

    1. Olá, Nathallia

      A dor de cabeça não é um sintoma comum com o uso de Pantogar e por isso não há um componente específico mais associado a esses sintoma.

  8. Tive uma queda violenta dos meus cabelos, nunca havia acontecido, uma amiga recomendou-me Pantogar e com quinze dias de uso, já pude ver o efeito. Passei a recomendar.

    1. Olá, Roselei

      O Pantogar original não tem vitamina B12, além do que não há consequências nem para o cabelo nem para a sua saúde ter a B12 nesse nível.

  9. Tomei pantogar por 3 meses e precisei parar pq durante o 3 mês, sofri taquicardia e suadores insuportaveis. Houve melhoras no tratamento meus cabelos ficaram saudáveis, porém, não me senti confortável com estes efeitos colsterais.

  10. Estou tomando Pantogar men há 20 dias após o transplante capilar. Sinto muita dor no estômago. Devo parar de usar? vai prejudicar o transplante se eu parar o uso?

    1. Olá, Josy

      A orientação de uso do Pantogar original é de 1 cápsula 3 vezes ao dia, em períodos distintos.
      Portanto, não sugiro tomar 2 cápsulas de uma vez só.

  11. Olá, estava tomando o combiron junto com sulfato ferroso por quê achava que estava caindo por falta de ferro tomei por 2 meses, aí comecei a tomar o Monessa vai fazer 2 meses junto com ácido fólico e vitamina D tem algum problema, pode piorar na queda capilar, por exerço de vitamina?

    1. Olá, Regilania

      O uso de suplementos alimentares (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/) só é benéfico em casos específicos de deficiências de vitaminas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina/) ou minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-minerais/).
      Por outro lado, o uso desse ou de qualquer outro suplemento deve ser feito com cautela uma vez que também pode haver piora da queda por excesso de vitaminas e minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-excesso-de-vitaminas-e-minerais/).

    1. Olá, Josy

      O Pantogar é um suplemento alimentar (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/).
      Trata-se de complementação de nutrientes e, portanto, não é esperado que por si só aumente o volume do cabelo.
      Sendo assim, para saber o que está causando essa sua sensação, é preciso passar por uma avaliação médica.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  12. bom dia Dr Nilton!! tenho queda de cabelo a muitos anos ah 6 anos.. fiz exame lá no começo e descobri que tenho hipotireoidismo. faço o uso do médico para o hipotireoidismo. mas, mesmo assim meu cabelo continua caindo muito!! passei na dermatologista e ela me passou Pantogar para tomar . só que eu estava vendo existe Pantogar medicamento e o Pantogar suplemento. não sei qual comprar! gostaria que o senhor me ajudasse.. já fiz exame e está tudo ok .

    1. Olá, Cristiane

      Se a médica escreveu somente Pantogar, provavelmente ela está se referindo ao Pantogar medicamento, ou seja, o produto original.

  13. boa tarde!
    Dr. fiz uma cirugia e a anestesia foi geral. Desde então meu cabelo começou a cair muito praticamente 70%do meu cabelo caiu , elem de está muito resecado com um aspecto de “palha” o Pantogar junto com a biotina pode me ajuda na recuperação?
    Qual a diferença de Pantogar Neo e Monessa?
    desde já obrigada!

    1. Olá, Priscilla

      O Monessa tem a mesma fórmula do Pantogar original. O Pantogar Neo é uma fórmula difrente.
      Mas todos eles não são remédios para queda de cabelo, mas suplementos alimentares de vitaminas e minerais.

      Tomar vitaminas, ou seja, suplementos alimentares (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/) só é benéfico em casos específicos em que faltam vitaminas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina/) ou minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-minerais/) no sangue.

      Para saber se é o caso, é preciso fazer exames de sangue antes.

      Isso porque o uso desse ou de qualquer outro suplemento deve ser feito com cautela uma vez que também pode haver piora da queda por excesso de vitaminas e minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-excesso-de-vitaminas-e-minerais/).

  14. Comecei tomar pantogar em pó, mas parei porque senti que despertou minha herpes! estou certa ou foi coincidência? algum dos componentes tem esse potencial?

  15. olá Boa noite, minha dermatologista passou pantogar pra tomar uma cápsula por dia, tomo após o almoço devido eu ter uma gastrite! está correto!? minha queda de cabelo não está tão brusca assim! mais tenho devido as minha vitamina b12 e a D3 está um pouco baixa! está correto a tomada!? rs

    1. Olá, Gugha

      Sim, é melhor tomar o Pantogar após refeições, especialmente quem tem gastrite, para evitar o desconforto gástrico.

  16. Olá, Dr.
    Como vai?

    Estou fazendo uso de ciclosporina, para tratamento de urticária crônica espontânea. Uma das reações adversas é a queda de cabelos.
    Seria adequado fazer uso de Pantogar original ou um suplemento?

    1. Olá, Ali

      O Pantogar não reverte queda de cabelo, embora possa auxiliar na melhora da qualidade dos fios novos.
      O correto é passar por uma avaliação médica para identificar outras possíveis causas da queda para então, tratá-la de forma efetiva.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudar.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *