Caspa: queda de cabelos por problemas do couro cabeludo

Existem diferentes tipos de desordens do couro cabeludo que podem gerar queda de cabelo com caspa tanto em homens quanto em mulheres.

Causas de caspa no couro cabeludo

Por caspa, entende-se o quadro de descamação visível, em roupas ou no próprio cabelo.

Essa descamação é decorrente de processos inflamatórios que acometem o couro cabeludo, sendo o mais comum a dermatite seborreica.

Apesar de serem muito usadas como sinônimos, a caspa não necessariamente está relacionada à seborreia.

Quadros descamativos também podem ocorrer em outros processos inflamatórios como, por exemplo, na psoríase e na dermatite de contato.

As chamadas dermatites  do couro cabeludo são inflamações da pele que podem cursar com vermelhidão, descamação, coceira, sensibilidade ou até mesmo pequenas lesões. Essas lesões são reconhecidas com feridas, espinhas, caroços ou mesmo “bolinhas”.

Além disso, elas podem levar ao aumento da queda de cabelo.

Os quadros inflamatórios do couro cabeludo que apresentam caspa têm algumas características em comum:

  • Não são causadas por má-higiene pessoal;
  • Não causa nenhuma doença interna;
  • Não são contagiosas.

As principais dermatites do couro cabeludo que podem levar ao aparecimento da caspa serão descritas a seguir.

Queda de cabelo com caspa: dermatite seborreica

Também conhecida como seborreia, a dermatite seborreica é uma forma crônica e leve de inflamação da pele. Ela que pode afetar mulheres, homens ou crianças de todas as idades.

Geralmente ela se apresenta como placas de pele vermelhas com descamação branca ou amarelada, reconhecida como caspa.

Nem sempre a caspa é perceptível em quadros de dermatite seborreica.

Algumas vezes, pode ocorrer somente coceira, dor ou mesmo queda de cabelo.

Dessa forma, tanto a coceira quanto o aumento da sensibilidade do couro cabeludo e a queda de cabelo com caspa são sintomas geralmente relacionados à piora do quadro inflamatório.

Entretanto, também é possível haver aumento da queda mesmo sem que se note qualquer descamação.

Além do couro cabeludo, a caspa também podem aparecer em áreas do corpo. Alguns lugares típicos incluem: dentro e atrás das orelhas, sobrancelhas, ao redor do nariz, tórax e dobras cutâneas.

A dermatite seborreica, a queda de cabelo com caspa podem ser controladas.

O tratamento da queda de cabelo com caspa baseia-se em lavar os cabelos diariamente com xampus anticaspa e evitar situações que favoreçam o desenvolvimento da dermatite.

Além disso, alguns cuidados que devem ser tomados com os seus cabelos:

  • Lavar cabelos diariamente, com água o menos quente possível;
  • Não enrolar toalhas, prender ou dormir com os cabelos molhados;
  • Evitar uso incorreto de gel ou creme para pentear;
  • Evitar uso frequente de bonés ou capacetes.

O uso de produtos adequados é fundamental para o controle da dermatite e queda de cabelo com caspa, sendo muitas vezes necessário procurar um especialista para criar um plano de tratamento que atenda melhor as necessidades do cada caso.

Psoríase

A psoríase é uma doença inflamatória cutânea que altera o ciclo de vida das células da pele, fazendo com que elas se reproduzam rapidamente na sua superfície.

Essas células em excesso formam escamas grossas e prateadas, além de lesões vermelhas secas que podem coçar ou até doer.

A descamação do couro cabeludo na psoríase se manifesta como caspa, sendo muitas vezes difícil a distinguir da dermatite seborreica.

Assim como na dermatite seborreica, a psoriase também pode levar a queda de cabelo e até alopecia, segundo alguns estudos científicos.

Portanto, a queda de cabelo com caspa é um fator que não ajuda a diferenciar a psoríase da dermatite seborréica.

Entretanto, algumas outras características podem favorecer a diferenciação.

Uma delas é a presença de outras lesões pelo corpo. Na psoríase, além do couro cabeludo, outros locais típicos de acometimento são: cotovelos, joelhos e região lombar.

Além disso, as depressões nas unhas, presentes na psoríase, também podem ajudar a diferenciar essas duas causas de queda de cabelo por caspa.

A psoríase é uma doença persistente e de longa duração, com evolução em ciclos. Não se trata de alergia e nem é transmissível.

Apesar de não haver cura permanente, o tratamento com um especialista pode trazer alívio ao amenizar os sintomas.

Dependendo da severidade do quadro podem ser necessários tratamentos tanto na clínica quanto em casa.

O plano de tratamento deve incluir, além das medicações, orientações sobre hábitos de vida que favoreçam o seu controle.

Dermatite de contato

Também chamada de eczema, trata-se de uma reação inflamatória da pele que ocorre em áreas do corpo que tiveram contato com substâncias que podem tanto irritar a pele quanto causar reações alérgicas.

Os sintomas costumam ocorrer na área em que houve contato com o agente causal.

Eles incluem: vermelhidão, descamação, coceira, queimação e até bolhas. A descamação é muitas vezes reconhecida como caspa.

Nesses casos, a queda de cabelo com caspa é, na verdade, uma queda de cabelo por alergia.

A caspa da dermatite de contato pode ser muito semelhante ao da dermatite seborréia.  Um dado importante para diferenciar as duas é a relação temporal entre o quadro de inflamação e o contato com possíveis substâncias que causem alergia.

Uma vez detectado o eczema, deve-se buscar pelo agente causal. Os agentes mais frequentemente envolvidos são substâncias presentes em tinturas, permanentes e xampus.

Uma particularidade das dermatites por produtos capilares é que elas podem algumas vezes preservar o couro cabeludo, afetando áreas como, por exemplo, pálpebras, orelhas, face, pescoço ou mãos.

Em caso de dificuldade em se detectar o agente causal, pode ser feito teste de contato com as possíveis substâncias que provocaram a reação.

Queda de cabelo com caspa: o que fazer?

Além de parecerem semelhantes, as dermatites do couro cabeludo tem em comum a possibilidade de levar ao aumento da queda de cabelos.

Assim, o melhor resultado do tratamento da queda de cabelo com caspa depende da correta distinção entre eles.

Portanto, ao se notar caspa, vermelhidão, coceira ou lesões no couro cabeludo, deve-se procurar um médico especialista.

A Clínica Doppio conta com um médico especialista em cabelos, além de uma equipe preparada para ajudar a cuidar do seu problema.

Agende uma consulta e obtenha todas as informações e cuidados para o seu caso.

Dr. Nilton de Ávila Reis

CRM: 115852/SP | RQE 32621

Médico formado pela UNICAMP e dermatologista pela USP, com mais de 10 anos de experiência no tratamento de problemas capilares e do couro cabeludo. Integra o corpo clínico do Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês.


Posts Relacionados

Como funcionam os fitoquímicos capilares?
A ciência e a indústria farmacêutica buscam mais do que nunca encontrar novos fitoquímicos capilares.... (Leia mais)
Foliculite após transplante capilar: causas, cuidados e tratamento
Além de incomodar, o aparecimento de foliculite após transplante capilar costuma preocupar os pacientes. O... (Leia mais)
Queda de cabelo: causas, tipos, prevenção e tratamentos
A queda de cabelo é um problema que aflige muitas pessoas, não somente por sua... (Leia mais)

12 Responses

  1. Meu filho cortou o cabelo depois começou a criar um círculo que na está crescendo cabelo, já dei cetoconazol e estou passando pomada, não sei mas oq fazer, tem alguma coisa que eu possa fazer pra melhorar, e será q o cabelo vai crescer de novo?

    1. Olá, Adriana

      É preciso checar se seu filho tem micose do couro cabeludo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-micose-do-couro-cabeludo/).
      Para isso é recomendável que ele seja examinado por um médico especialista.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e talvez exames mais específicos, é possível determinar o que está acontecendo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-los.

  2. Olá! Que excelente matéria Dr Nilton.Poderia me informar um especialista ou clínica em Belo Horizonte MG? Parabéns e obrigada.

  3. minha filha tem 17 anos e o cabelo dela esta ficando bem ralo e bem fininho,e comprido mas nao tem volume nenhum, antes tinha muito volume e era enrrolado, depois que ela fez keratina no cabelo comecou a ficar minguado e sem volume nenhum e com menos cabelo, e houve uma epoca que caia muito os cabelos. Gostaria de saber qual recomendacao de shampoo e vitaminas que ela poderia tomar e se tem algum especialista em queda de cabelos no Rio de Janeiro? obrigada

    1. Olá, Valéria

      Existem diversos motivos para o cabelo dela estar ficando fino e ralo (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-tipos/), inclusive química (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-quimica-e-procedimentos-capilares/).
      Não é possível indicar xampus ou vitaminas sem antes ela passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Somente após essa avaliação é possível determinar o que está acontecendo no caso dela.
      Estamos localizados em São Paulo e infelizmente não temos uma indicação no Rio de Janeiro.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  4. Ola, há cerca de 3 anos eu não posso usar shampoo, cera, gel ou qualquer substância no couro cabeludo que fica vermelho e coça muito. Cai muito cabelo desde então. A única forma de evitar tem sido lavar com bicarbonato de sódio. Resolve para a vermelhidão do couro cabeludo e coceira, mas a queda é constante.

    1. Olá, Guilherme

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-em-homens/) e coceira no couro cabeludo (https://clinicadoppio.com.br/coceira-no-couro-cabeludo-e-queda-de-cabelo/)
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda e coceira sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível saber o que está provocando esses sintomas.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  5. Olá tudo bem? Eu tenho 22 anos e tenho caspa eu tava usando shampoo batido com Barbosa e me ajudou muito e melhorou bastante, só que fui inventar de usar creme e shampoo tio nacho engrossador e o condicionador e piorou bastante e fez meu cabelo cair muito sem parar e tô nervoso pois tô ficando calvo e preciso de ajudar pois não tô preparado. Me Help.

    1. Olá, Alan

      O primeiro passo é rever seus hábitos e cuidados com o couro cabeludo (https://clinicadoppio.com.br/cuidados-com-o-couro-cabeludo/).
      Além disso, é importante usar um xampu anticaspa (https://clinicadoppio.com.br/qual-o-melhor-xampu-anticaspa/) na sua rotina capilar.
      Se mesmo assim não houver controle do quadro, está na hora de buscar um médico especialista.
      Através do exame do couro, é possível te orientar sobre um tratamento mais adequado.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  6. ola doutor, tenho uma filha de 09 anos que de uns 2 meses pra cá vem dando muitas feridas no couro cabeludo, já mudamos d shampoo e creme de cabelo umas 3x e nada resolve, o cabelo dela está com fio de cabelo grosso e forte, só está um pouco ressecado, mas as feridas não secam, não sei o que fazer mais, marquei dermato pra ela, mas estou um pouco preocupada

    1. Olá, Letícia

      Você fez certo ao agendar uma consulta para ela.
      Assim, ela poderá ser examinada e, com o diagnóstico correto, vocês poderão receber as orientações e tratamentos corretos para que ela possa melhorar.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *