Biotina: Vitamina do cabelo
Também chamada de vitamina B7 ou H, a biotina está presente em alimentos e também disponível em suplementos e produtos de beleza. A queda de cabelo por deficiência de biotina reforça seu uso.
A procura por informações sobre essa vitamina tem aumentado consideravelmente após ela vir ganhando destaque na mídia por sua relação com a vitalidade de unhas e cabelos. A seguir será apresentada sua resenha.
Biotina
Além de ser importante para a saúde das unhas e cabelos, a vitamina H também é necessária para o funcionamento correto dos olhos, fígado e sistema nervoso. Em grávidas, ela participa do desenvolvimento fetal.
A vitamina B7 atua no processo de quebra da comida e fornecimento de açúcar para ser usado como forma de energia.
Apesar de ainda não haver consenso, estudos científicos têm sugerido que ela melhora os níveis de açúcar e insulina no sangue e sua deficiência poderia contribuir para o desenvolvimento de diabetes tipo 2.
Além dos carboidratos, ela também participa do metabolismo de proteínas e gorduras.
A vitamina H não é armazenada no organismo, sendo necessário seu fornecimento ser frequente e contínuo.
Suas principais fontes alimentares, ou seja, alguns alimentos com biotina são: amendoim, nozes, gérmen de trigo, tomates, ovos, carnes e leite. Também é produzida por bactérias intestinais.
Processos de cozimento parecem não diminuir significativamente a sua quantidade nos alimentos. Por outro lado, produtos enlatados perdem porcentagens relevantes da vitamina no processo.
Dosagem de biotina
A sua dose diária recomendada é de 25 mcg por dia. Mulheres em amamentação devem ingerir uma dose maior, de 35 mcg ao dia.
A principio não há uma dosagem máxima para biotina.
Além disso, ainda pouco se sabe a respeito dos efeitos colaterais dela, ou seja, o que o excesso dessa vitamina causa no organismo ou no cabelo. Sabe-se, no entanto, que a biotina não engorda.
Devido a dificuldades técnicas em determinar a quantidade exata dessa vitamina nos alimentos, há prejuízo no cálculo da ingestão diária na dieta. Acredita-se que os valores atualmente descritos estão subestimados, ou seja, abaixo dos valores reais da vitamina nos alimentos.
Queda de cabelo por deficiência de biotina
Alguns fatores podem predispor à queda de cabelo por deficiência dessa vitamina:
- Tabagismo: estudos mostram que o cigarro pode acelerar a destruição da vitamina B7 em mulheres;
- Claras de ovos: um estudo em 2009 sugeriu que a ingestão de 2 claras de ovos cruas ao dia por 3 meses poderia gerar deficiência de vitamina H. Isso ocorre porque a clara tem uma proteína, chamada avidina, que se liga fortemente à biotina, prejudicando sua ação e absorção. Ovos cozidos ou fritos não geram esse risco, uma vez que o calor desnatura essa proteína;
- Medicamentos: o uso prolongado de antibióticos, anticonvulsivantes ou isotretinoína oral podem levar a baixos níveis de biotina.
As principais manifestações da carência da biotina são:
- Sintomas neurológicos: depressão, movimentos lentos, alucinações;
- Pele: vermelhidão e descamação ao redor dos olhos, nariz e boca, quadro relatado como semelhante à dermatite seborreica;
- Olhos: conjuntivite;
- Cabelos: aumento da queda capilar.
Apesar de não ser comum, a deficiência de biotina pode ser facilmente tratada com doses orais suplementares.
Reposição de biotina
Existem diversos suplementos contendo essa vitamina na sua composição. Alguns exemplos são: Eximia Fortalize, Eximia Fortalize Kera D, Pantogar Neo, Pill food, Nourkrin, Anacaps, Imecap e Viviscal.
Em todos esses suplementos a vitamina B7 está acompanhada de outras vitaminas e minerais.
Na forma isolada, ou seja, somente biotina, ela pode ser encontrada no suplemento Untral.
A dosagem máxima permitida em todos esses suplementos no Brasil, incluindo o Untral, é de 30mg por comprimido.
Para doses maiores, é preciso fazer biotina manipulada ou tomar mais de uma cápsula dos suplementos ao dia.
Desde que usada nas doses recomendadas, trata-se de uma vitamina segura, bem tolerada e não tóxica.
A principio, não há contra-indicação para seu uso. Entretanto, deve-se evitar seu uso por 3 dias antes de colher exames de sangue para hormônios, uma vez que a ela pode interferir no resultado.
Mesmo sendo reconhecida como importante para a saúde das unhas e cabelos, ainda não está claro os mecanismos exatos pelos quais a ela atua nesses locais.
Apesar de ser frequentemente usada como suplemento para casos de unhas fracas e queda de cabelos, há pouca evidência científica do benefício da biotina para queda de cabelo em pessoas sem deficiência dessa vitamina.
Assim, a recomendação é que sua reposição seja feita somente em pacientes com carência dessa vitamina. Nessas pessoas, a forma de como tomar biotina, ou seja, se acompanhada ou não de uma refeição, pouco influi na sua absorção, uma vez que ela é uma vitamina hidrossolúvel.
Mesmo em casos de deficiência dessa vitamina, não se sabe ao certo quanto tempo demora para a ela fazer efeito. Por isso, não é determinado por quanto tempo tomar essa vitamina. Em geral, ela deve ser mantida enquanto persistirem os sintomas.
O seu uso em cosméticos e produtos de beleza, como no shampoo de biotina, carece de comprovação científica.
Queda de cabelo por deficiência de biotina: o que fazer?
É importante se ter em mente que a queda excessiva de cabelos geralmente é multifatorial, podendo ter causas genéticas, endócrinas, nutricionais ou até mesmo por medicamentos.
Tratar um paciente exclusivamente com biotina oral incorre no risco de negligenciar ou mesmo atrasar seu tratamento capilar apropriado.
Sendo assim, ao se notar aumento da queda ou perda dos cabelos, deve-se procurar o quanto antes a ajuda médica.
A Clínica Doppio além de contar com um médico especialista em cabelos, tem profissionais preparados para ajudar com seu problema.
Faça uma avaliação e obtenha todas a informações e cuidados para o seu ca
Tenho o Implanon (implante) como meio contraceptivo, e me adaptei super bem a ele. Entretanto, o único efeito colateral que tive é a queda de cabelo, e que está sendo em excesso. Não queria trocá-lo, mas gostaria de saber algo que pudesse estar tomando para evitar a queda. Biotina seria uma opção?
Bom dia, Aleksandra
A biotina só é eficaz em casos em que ela está deficiente.
É preciso investigar diversas outras causas de queda de cabelo ((https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
Portanto, sugiro que passe em uma avaliação médica especializada antes de iniciar esses ou quaisquer outros tratamentos capilares.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Opa consegui encontrar as informações que estava
precisando. Obrigado. Vou compratilhar no meu facebook.
Olá, Ray
Agradeço seu comentário.
Desde 2017 tenho sofrido com quedas severas de cabelo. Junto com a queda, aparecem sintomas de dermatite ao redor do nariz, boca e olhos.
Tenho feito tratamento com Exímia Kera D e Minoxidil. Consegui êxito no tratamento, porém, se parar com os medicamentos tudo volta a estaca zero, queda e dermatite novamente.
Tenho lido sobre o assunto e vi que meu quadro se encaixa na falta de Biotina. Seria indicado consumi-la pra este problema???
Olá, Elisabete
A falta de biotina é uma situação excepcional, pois essa vitamina é produzida por bactérias intestinais em quantidades suficientes para evitar sua deficiência.
Portanto, não é indicado tomar biotina para o quadro descrito.