Queda de cabelo por deficiência de ferro

A relação entre o nível de ferro no sangue e queda de cabelos é bem estabelecida. Tanto a deficiência de ferro quanto o excesso desse mineral podem gerar problemas capilares. Entretanto, a queda de cabelo por deficiência de ferro é mais comum, sendo uma das principais causas de aumento da queda em mulheres.
Além de ser importante para a vitalidade de cabelos e unhas, o ferro também está envolvido nos processos de oxigenação tecidual, imunidade, produção de hormônios e de neurotransmissores.
Metabolismo do ferro
A absorção do ferro é feita no duodeno, primeira parte do intestino delgado. Uma vez absorvido, o ferro entra na circulação sanguínea, sendo direcionado para os locais em que é utilizado para exercer suas diversas funções. O excedente é armazenado.
Ocorre eliminação de ferro no organismo através da urina, fezes, suor e esfoliação de células mortas da pele. Sangramentos contribuem com déficits maiores, sendo o fluxo menstrual o responsável pela maior perda de ferro em mulheres em idade fértil.
Avaliação do estoque de ferro: ferritina e queda de cabelo
Se os estoques de ferro estão baixos, há redução da produção da hemoglobina, molécula que carrega o oxigênio no sangue. A diminuição do transporte de oxigênio resulta em sintomas como fadiga e cansaço.
Podemos avaliar o nível do ferro no organismo através de diferentes exames como ferritina, ferro sérico, saturação de ferro e hemograma.
A ferritina é uma proteína que armazena ferro em sua estrutura.
Portanto, ela indiretamente mede o estoque de ferro do organismo, sendo um parâmetro muito usado para avaliar a deficiência de ferro.
Os valores normais de ferritina variam de acordo com a idade e sexo do indivíduo, além de também ser diferente dependendo da fonte de referência.
Geralmente consideram-se valores entre 10 a 160 ng/mL pra mulheres e 30-220 ng/mL para homens.
Valores abaixo do limite inferior das referências indicam grave deficiência de ferro, com possível repercussão na produção de hemoglobina, gerando anemia.
Entretanto, mesmo valores dentro dos limites da referência podem ser considerados baixos quando se avalia do ponto de vista capilar.
Apesar de não ser consenso na literatura médica, acredita-se que valores de ferritina abaixo de 70 ng/dL podem se relacionar ao aumento da queda de cabelo por deficiência de ferro.
Deve-se considerar que o valor não deve ser visto isoladamente, uma vez que por ser uma proteína de fase aguda, ela pode aumentar em casos de doenças inflamatórias ou infecciosas, dando resultados equivocados em relação ao estoque de ferro.
Como obter ferro através da alimentação?
O ferro está presente tanto nos alimentos de origem animal quanto nos vegetais.
As principais fontes de ferro são:
- Fontes animais: fígado, carne vermelha, gema dos ovos, ostra;
- Fontes vegetais: feijão, lentilha, cereais, cevada, vegetais verde escuros.
O ferro de fontes animais é até 5 vezes mais absorvido do que o de origem vegetal.
Isso ocorre porque o ferro de fontes animais se ligam a proteínas como a hemoglobina e a mioglobina. A hemoglobina é proteína que carrega o ferro nos glóbulos vermelhos do sangue. A mioglobina, seu local de depósito nos músculos.
Por outro lado, o ferro de origem vegetal tem sua absorção reduzida pela presença dos fitatos, presentes no feijão, ervilhas, milho e cereais. O fitatos são compostos que se ligam fortemente ao ferro, diminuindo sua absorção no intestino.
Assim, fontes animais são as principais fornecedoras de ferro proveniente da alimentação.
Outros fatores também influenciam na absorção. Enquanto vitamina C presente em frutas cítricas aumenta sua absorção, alimentos ricos em cálcio ou remédios antiácidos atrapalham.
Queda de cabelo por deficiência de ferro: o que fazer?
Se a alimentação não for suficiente para suprir a necessidade de ferro, inicia-se a reposição com suplementos orais de ferro.
Em casos de deficiência de ferro refratária, deve ser avaliada a administração parenteral de ferro, por aplicações intramusculares ou endovenosas.
A queda de cabelo por deficiência de ferro é muito comum, especialmente em mulheres.
O rápido reconhecimento e restabelecimento dos valores normais são fundamentais para o controle do quadro.
Portanto, ao se notar afinamento ou queda dos fios, deve-se procurar por uma avaliação com um médico especialista.
A Clínica Doppio conta com um médico especialista em cabelos, além de ter uma equipe preparada para lhe oferecer o melhor tratamento.
Faça uma avaliação e obtenha informações e cuidados para o seu caso.

The ED due to that surgery could be either temporary or permanent. However, it is important to obtain the doctor’s opinion first prior to taking these oral medications as these may have negative side effects for the body.
Tive covid tenho anemia falta de ferro meu cabelo caiu e está caindo estou muito estressada e isso causa tbm a queda quero saber oque vou fazer
Olá, Maria Juciara
Sugiro que leia alguns artigos sobre os assuntos:
https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-apos-covid-o-que-fazer/
https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-estresse/
Minha ferritina está 23.10ng/dl… ginecologista disse estar dentro do normal, demais exames normais. Mas o meu cabelo está caindo muito, a fibra capilar está fina(coisa q nunca foi)estou perdendo todos os meus cachos, derma passou apenas Pantogar que não está servindo de nada!!estou deprimida e choro todos os dias.o que eu faço? Posso comprar sulfato ferroso e tomar?
Olá, Ellen
Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) e diversos motivos para seu cabelo estar ficando fino e ralo (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-tipos/).
Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Ellen, sua ferritina está muito baixa, procure outro médico, não espere mais. Médicos da medicina integrativa podem te ajudar muito. Se precisar te indico a minha.
Tenho interesse, quem é sua médica?
Olá, a ferritina baixa (15) sem anemia, também causa queda de cabelo acentuada? Estou com muita queda de cabelo quase o ano todo, a partir de junho começou a cair mais ainda. A princípio minha ferritina estava 9.5, tomei suplemento por 4 meses e foi para 15. Porém, ainda não está dentro do recomendado que é 70, se eu for tomar via oral irá demorar muito para chegar até esse valor
Olá, Camila
Uma reserva de ferro (ferritina) baixa contribiu para a queda de cabelo.
Minha ferritina está 280 esse valor afeta n queda de cabelo ?
Olá, Marina
Para se ter queda de cabelo por falta ou excesso de ferro é preciso ter valores mais extremos que o seu.
Dr bom dia , minha ferritina está 7 , e estou com muita queda de cabelo pode ser o fator principal da queda de cabelo , o ferro está 20.
Olá, Fabiana
Valores baixos de ferritina podem contribuir para a queda de cabelo.
Mas existem muitas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.