Queda de cabelo por excesso de ferro

A ampla divulgação de que a deficiência de ferro pode levar ao comprometimento capilar acaba ofuscando o fato de que também  pode ocorrer queda de cabelo por excesso de ferro.

O ferro é um dos minerais mais importantes para o crescimento saudável dos cabelos e também para o fortalecimento do sistema imune e das funções mentais.

Ferro e dieta

As principais fontes alimentares de ferro são:
• origem animal: fígado, carne vermelha, gema de ovo, ostras;
• origem vegetal: feijão, lentilha, cereais, vegetais verde escuro.

A ingestão diária recomendada (IDR) pelo Ministério da Saúde é de 14 mg de ferro por dia para adultos. Para gestantes, o valor recomendado é de 40 mg ao dia.

Para se ter uma idéia do que isso representa, cada 100 gramas de carne vermelha tem 3,2 mg de ferro elementar.

Metabolismo do ferro

Para o cálculo da quantidade de ferro obtida através da alimentação, deve-se considerar que apenas uma parte do ferro é absorvida, sendo sua disponibilidade maior em carnes do que em vegetais. A absorção de ferro em fontes de origem animal varia entre 15 a 35%; em vegetais, ela é de 2 a 10%.

Essa diferença ocorre pela facilitação de sua absorção em fontes animais pela ligação do ferro a uma proteína chamada heme, presente na hemoglobina e na mioglobina. A hemoglobina é a proteína que carrega o oxigênio nos glóbulos vermelhos. A mioglobina é uma proteína presente em músculos.

Por outro lado, a baixa taxa de absorção do ferro dos vegetais tem entre os responsáveis a presença dos fitatos. Os fitatos são substâncias presentes sobretudo em leguminosas como feijão, lentilha, ervilha. Eles se ligam ao ferro durante a digestão, dificultando sua absorção.

O nível de ferro no organismo tende a aumentar com a idade. Uma vez que o ferro é absorvido em excesso, ele permanece no organismo, já que não temos mecanismos naturais eficientes para eliminar seu excesso.

As quantidades de ferro excretadas naturalmente pelo organismo são muito pequenas, variando entre 1 a 2 mg ao dia. As principais vias de excreção de ferro são fezes, urina, suor, esfoliação de células mortas da pele e sangramentos, como o do fluxo menstrual.

Sintomas de excesso de ferro

O excesso de ferro no corpo pode se acumular nos tecidos e órgãos, afetando suas funções. Os órgãos mais acometidos são o coração, fígado e glândulas endócrinas, órgãos que produzem hormônios.

Além da queda de cabelo por excesso de ferro, outros sintomas do seu acúmulo incluem: cansaço crônico, dor articular, arritmias, diabetes, cólica abdominal, irregularidade menstrual, perda de libido e alterações da cor da pele.
Por se tratar de uma doença de depósito, parte dos danos causados pelo seu acúmulo podem ser irreversíveis. A queda de cabelo por excesso de ferro, no entanto, costuma ser reversível.

Causas de queda de cabelo por excesso de ferro

Existem duas formas de doenças de acúmulo de ferro:
• hereditária: hemocromatose;
• adquirida.

A forma adquirida ocorre em pessoas que comem quantidades excessivas de carne vermelha, fazem suplementação sem necessidade ou que são transfundidos com frequência.

A hemocromatose é uma doença genética em que ocorre aumento da absorção do ferro no trato digestivo.

O acúmulo resultante dessa absorção pode gerar lesões em alguns órgãos com o passar do tempo.

Fígado, coração, pâncreas e articulações são alguns dos locais com lesões pelo acúmulo de ferro.

Mulheres tendem a apresentarem sintomas mais tardiamente do que homens, já que perdem ferro periodicamente na menstruação.

Exames de sangue como hemograma, ferritina e saturação de transferrina podem ajudar no diagnóstico do excesso de ferro.

A ferritina é a proteína que indica como está o estoque de ferro no organismo.

A ferritina alta pode ser sinal de hemocromatose. Por isso, a ferritina alta pode ser um indicador da queda de cabelo por excesso de ferro.

Porém, como a ferritina aumenta em diversas situações como inflamações e outras doenças comuns, esse teste não é específico. A saturação de transferrina alta reforça a possibilidade de acúmulo de ferro. A transferrina é a proteína que carrega o ferro no sangue. Valores acima de 45% de saturação podem ser indicativos da hemocromatose.

O tratamento do da queda de cabelo por excesso de ferro inclui forçar sua eliminação.

Os métodos mais usados para reduzir o ferro são a sangria, doação de sangue ou uso de medicamentos.

Queda de cabelo por excesso de ferro: o que fazer?

Além da queda de cabelo por excesso de ferro, o acúmulo desse mineral também leva ao afinamento dos cabelos, sendo o quadro muitas vezes confundido com a calvície, também chamada de alopecia androgenética.

Trata-se de entidades com causas, tratamentos e perspectivas de recuperação diversas.

Em comum, tem-se o potencial prejuízo pela demora no diagnóstico correto, com consequências para os cabelos e a saúde em geral, no caso do acúmulo de ferro.

Por isso, deve-se sempre procurar a ajuda médica assim que se nota aumento da queda ou afinamento dos cabelos.

O diagnóstico correto da queda de cabelo por excesso de ferro e o seu tratamento precoce podem determinar não só a recuperação capilar como evitar problemas de saúde ainda mais graves.

A Clínica Doppio oferece uma estrutura especializada para tratamento capilar, contando com uma equipe de profissionais experientes, incluindo um médico especialista em cabelos.

Faça-nos uma visita ou agende uma avaliação agora!

Dr. Nilton de Ávila Reis

CRM: 115852/SP | RQE 32621


Posts Relacionados

Nanotecnologia capilar para tratar calvície e queda de cabelo
Existem muitas frentes de pesquisa buscando inovações na área tricológica. Uma delas é a nanotecnologia... (Leia mais)
Fotoenvelhecimento capilar, calvície, quebra e queda de cabelo: qual a relação?
O comprometimento da saúde e aparência do cabelo pode ter causas intrínsecas, como alimentação, ou... (Leia mais)
O que esperar da terapia gênica capilar?
Diversas frentes de pesquisa vêm tentando viabilizar formas de se aplicar a terapia gênica capilar.... (Leia mais)

28 Responses

    1. Olá, Jane

      O exame de ferritina é inespecífico.
      A maior correlação com queda ocorre com valores baixos de ferritina.
      Valores altos até podem significar excesso de ferro, mas devem sempre ser analisados juntos a outros exames, pois a ferritina também sobe com doenças inflamatórias e infecciosas.
      Para saber se essa é a causa da sua queda de cabelo, sugiro que passe por uma avaliação médica.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  1. boa noite fiz exames de sangue ,estou com ferro serico um pouco alto,e o indice de saturação transferritina tbm,a ferritina ta normal,tenho queda de cabelo ja a algum tempo!

    1. Olá, Andréia

      Os seus exames de sangue não são compatíveis com excesso de ferro capaz de provocar queda de cabelo.
      Entretanto, existem muitas possíveis causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) que precisam ser investigadas.
      Para isso é preciso passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e outros exames de sangue, será possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  2. Olá, tomei porque confundi a quantidade a ser tomada dois comprimidos de gravipur. Meu cabelo começou a cair. O que posso fazer?

  3. Morro na cidade do Rio de Janeiro, os senhores possuem ou recomendariam uma clínica para que eu pudesse tratar de meus cabelos (estam ficando finos e caem)? Aguardo com confiança a resposta.

    1. Olá, Angela

      Infelizmente não temos uma indicação de clínica no Rio de Janeiro para que você possa se tratar.
      Mas caso tenha oportunidade de vir à São Paulo, teremos toda a satisfação em ajudá-la.

  4. Boa noiteDoutor !!! Ferritina 197 …Ferro 140 …B12 360 e Homocisteína 8 …. tenho queda capilar… Será que essa queda é por causa da minha Ferritina muito alta ? Obrigada Doutor Nilton.

    1. Olá, Lucia

      Em geral, a queda de cabelo por hemocromatose ocorre com valores mais altos de ferritina.
      Entretanto, existem muitas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  5. Boa noite, Dr Nilton.

    O senhor sempre fala níveis mais altos de ferritina para causar queda de cabelo. Quanto seria alto? Pergunto, pois meu filho tem ferro sérico 124, ferritina 360 , capacidade total de ligação do ferro 280 e latente 155. E agora ele apresenta falhas na barba e um círculo de 2,5cm sem pelo na cabeça.

    1. Olá, Márcia

      Acredito que seja necessário seu filho consultar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/).
      Existem algumas possibilidades para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) e falhas na barba que precisam ser investigadas.
      Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-los.

  6. Minha ferritina a anos é alta, como a anos também tenho problema com afinamentdo dos fios e queda. Já fui a ginecologista, hematologista e dermatologista que sempre olham meus exames e dizem que esta tudo bem. 2018 – 376, 2019 – 342 e 2020 331. Qual especialista deveria procurar para um diagnostico mais preciso? Moro em Salvador, vocês tem alguma indicação de profissional aqui?

    1. Olá, Angela

      Se o seu problema é a ferritina, o profissional é o médico hematologista.
      Porém, se a queixa é o afinamento dos fios e queda, você deve procurar um médico especialista em cabelos.
      Infelizmente não tenho nenhuma indicação de profissional em Salvador.
      Mas caso venha a São Paulo, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estaremos à disposição para poder ajudá-la.

    1. Olá, Camila

      Os valores de referência da ferritina mudam muito de um laboratório para o outro. É preciso checar no que você fez qual era o valor máximo.
      De qualquer forma, apesar do excesso de ferro poder causar queda de cabelo, existem muitas outras causas (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, sugiro que passe por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  7. Boa noite. Não entendo como disse os valores diferem de um laboratório para outro. O meu deu 217 e o laboratório colocou aceitável até 149. Se eu fizer em outro laboratório dará valor diferente?

    1. Olá, Marisa

      Os valores de referência variam dependendo do laboratório onde está sendo feita a análise.
      Mas existem alguns que têm valores em comum.

  8. Boa noite,tenho queda de cabelo alguns meses, tenho ferritna alta 388,tenho síndrome de Crown e estou na pós menopausa, fui diagnosticada com alopecia androgenetica,fiz o tratamento mas ainda estou com queda de cabelo.

  9. Boa noite dR!
    Minha ferritina está alta tomo neosil, biotina,vitamina e e não para de cair cada vez ficando mais ralo ,pelo amor de Deus me ajuda , sou do Rio.

    1. Olá, Jaqueline

      A ferritina não é única razão para o cabelo cair e muito menos para ficar ralo.
      Existem outras condições que precisam ser investigadas através de exames de imagem e de sangue.
      Portanto, caso não possa vir a São Paulo, sugiro que procure um médico especialista no RJ para prosseguir com a investigação e tratamento.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (11) 38539175.
      Será um prazer ajudá-la.

  10. Boa tarde Dr.
    Estive em um dermatologista a 3 semanas atrás,tenho 40 anos e estou tendo muita queda de cabelo ,ele me diagnosticou com Alopecia Androgênica .
    Achei estranho pq o mesmo não me pediu nenhum exame de sangue para tal diagnóstico,olhou no meu couro cabeludo,me fez algumas perguntas,exemplo se tenho parentes com calvície e etc…
    Respondi que não tenho parentes de 1º grau como pai ,irmãos e tios com calvície e nem me lembro de outros na família que tenham também ,ele olhou na minha cabeça e deu o diagnóstico.
    Essa semana fui também a um Urologista pq precisei e o mesmo me pediu um hemograma completo e mais exames complementares como testosterona,Ferritina e outros …
    A testosterona e os demais estão normais ,porém vi que a Ferritina está 425,2 .
    Li aqui no site ,que a Ferritina em excesso também pode provocar a queda dos cabelos. O senhor acha que esse resultado do exame que fiz essa semana da Ferritina,pode estar ligado a queda dos fios ?
    O Dermatologista pode ter confundido o diagnóstico uma vez que não me pediu exames para análise?
    Estou com vontade de marcar outra consulta com o mesmo para mostrar os exames.

    1. Olá, Rômulo

      O diagnóstico de alopecia androgenética não depende de exames de sangue, mas da avaliação clínica do paciente.
      Exames são complementares, ou seja, ajudam o médico a ter uma visão mais global da saúde do paciente e, dessa forma, saber se tem algum outro fator além da questão genética e hormonal que estejam contribuindo com a evolução do quadro.
      Quanto a sua predisposição genética, é possível ter calvície mesmo sem ter nenhum parente calvo. Você pode saber mais sobre o assunto no artigo:https://clinicadoppio.com.br/calvicie-genetica/
      Quanto ao excesso de ferro, esse valor não costuma ser suficiente para gerar queda de cabelo.

  11. Olá Dr fiz um exame de sangue e deu ferro sirico 187,5* ug/dl pois tenho prolapso da válvula mitral onde tenho muitas palpitação, dor no peito e falta de ar pode me dizer o que significa?

    1. Olá, Leiza

      O ferro sérico mostra o quanto de ferro existe circulando no seu sangue.
      Entretanto, esse valor mais alto de forma isolada não tem muita importância clínica.
      É preciso avaliar outros exames para saber se algo realmente significativo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *