Queda de cabelo por excesso de vitaminas e minerais

Queda de cabelo por excesso de vitaminas e minerais

Um adequado aporte de nutrientes é importante para a saúde do organismo. Entretanto, o consumo excessivo de vitaminas e minerais pode causar efeitos colaterais, incluindo a queda de cabelos. Não é mito, pode ter mesmo queda de cabelo por excesso de vitaminas e minerais.

Devido a uma crescente tendência de alimentos “fortificados”, tornou-se mais fácil incrementar vitaminas à dieta. Essas receitas “enriquecidas” podem, no entanto, fazer com que se ultrapasse a dose diária recomendada de certos nutrientes.

Soma-se ao hábito de muitas pessoas de tomar complexos polivitamínicos ou suplementos alimentares sem orientação médica, tem-se uma situação propícia para quadros de excesso de vitaminas e minerais.

Queda de cabelo por excesso de vitaminas e minerais: causas mais comuns

Serão descritos alguns exemplos de substâncias que são bons para a saúde dos cabelos e couro cabeludo quando usados com moderação, mas que podem causar aumento da queda quando tomadas em excesso.

Vitamina A

A vitamina A e seus derivados retinóides  são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção de múltiplos tecidos epiteliais, incluindo pele, cabelos e glândulas sebáceas.

Suas principais fontes naturais são carnes, produtos lácteos e algumas frutas e legumes como mamão, manga, cenoura e abóbora.

A ingestão diária recomendada para adultos é de 600 mcg por dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso corresponde ao encontrado em uma cenoura média.

A vitamina A também está disponível na forma de suplementos e de medicação oral, chamada isotreitinoína. A isotretinoína, nome comercial Roacutan, é muito usada para tratamento de acne.

A vitamina A é lipossolúvel, sendo, portanto, melhor absorvida com gorduras. O fígado é o seu principal local de armazenamento. Por ser uma vitamina de depósito, seu acúmulo pode levar a quadros de hipervitaminose.

Apesar de ser benéfica para os cabelos quando ingerida em quantidades adequadas, tanto a sua deficiência quanto o seu excesso podem provocar aumento da queda dos fios.

Outros sintomas de hipervitaminose A são visão borrada, vômitos, sonolência e alterações cutâneas como pele ressecada, com descamação, coceira e tom amarelado.

Ferro

Um dos principais minerais envolvidos no processo de desenvolvimento capilar, pode provocar queda quando em excesso no organismo.

O acúmulo de ferro pode ocorrer por desordem hereditária, na hemocromatose, ou adquirida, por consumo excessivo de carne, suplementação inadequada ou transfusões.

Os principais sintomas são: cansaço crônico, dor articular, arritmias, diabetes, cólica abdominal, irregularidade menstrual, perda de libido, alterações da cor da pele e queda de cabelo.

Selênio

É um mineral necessário para a saúde capilar e controle de funções vitais no organismo, como o combate a radicais livres.

Suas principais fontes são alimentos como castanha do Pará, frutos do mar e cereais integrais.

A ingestão diária recomendada para adultos é de 55 mcg por dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso corresponde ao encontrado em 1 castanha do Pará.

Quantidades elevadas de selênio podem levar a fraqueza, cansaço, problemas gastrointestinais, unhas frágeis e queda de cabelo.

Zinco

Mineral envolvido em diversas atividades fisiológicas, como imunidade, visão, funções neurológica e sexual, além da manutenção da saúde dos cabelos.

Nesse sentido, estudos recentes têm demonstrado benefícios no tratamento da alopecia areata em pacientes com deficiência de zinco após correção de seus níveis.

Suas principais fontes alimentares são frutos do mar, carnes e ovos.

A ingestão diária recomendada para adultos é de 7 mg por dia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Isso corresponde ao encontrado em 2 gemas de ovos ou 100 gramas de carne vermelha.

Quantidades elevadas de zinco podem levar a cefaléia, problemas gastrointestinais e queda de cabelo.

Considerações sobre a queda de cabelo por excesso de vitaminas e minerais

Como se pode observar, mesmo nutrientes vitais para o cabelo podem, paradoxalmente, ser a causa de sua queda excessiva.

Baseados na premissa de que vitaminas são boas para a saúde do organismo e na ânsia de obter bons resultados, muitas pessoas optam pela automedicação com polivitamínicos ou suplementos alimentares.

Esse aporte somado a dietas inadequadas podem predispor a uma situação de risco para o desenvolvimento de quadros de excesso de vitaminas e minerais.

Por se tratar de processos que levam longos períodos para se tornarem evidentes, muitas vezes, a queda de cabelo pode ser seu primeiro sintoma.

Por isso é recomendado procurar um médico ao se notar os primeiros sinais de problemas capilares ao invés de se automedicar, mesmo com os aparentemente inócuos suplementos para cabelos.

Afinal de contas, a automedicação pode causar queda de cabelo por excesso de vitaminas e minerais.

Cuidar dos cabelos também significa cuidar da saúde.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento da queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com o seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

44 respostas

    1. Boa tarde, a 1 ano e 9 meses tive um parto Cesária, armamento ate hj e a queda do meu cabelo esta mais muito mais que o normal. Entre março/abril deste ano fiz exames de rotina e deu tudo normal a única coisa q deu em excesso foi a vitamina b12 (resultado 1012 pg/ml)
      O que pode estar afetando essa queda?

      1. Olá, Shaiane

        Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
        Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
        Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
        Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
        Estamos à disposição para ajudá-la.

  1. Níveis elevados de zinco também podem causar queda de cabelo, certo? Uma vez eliminada a fonte de excedente, quanto tempo leva até o organismo se reequilibrar?

    1. Olá, Katia

      Sabe-se que níveis elevados de zinco podem causar queda de cabelo.
      Mas não há um tempo certo para que o organismo utilize o excesso de zinco, pois isso depende da demanda de cada pessoa.
      Quanto à queda de cabelo, o tempo para que ela se normalize varia entre 1 a 6 meses após a correção de suas possíveis causas.
      Para saber mais sobre o assunto, sugiro o texto: https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo/
      Estamos à disposição caso tenha mais dúvidas.

  2. Boa noite , usei Monovin A no meu cabelo , já tem 2 anos e ele cai até hoje , será q algum dia essa.vitamina sai do meu couro cabeludo ?

    1. Olá, Jéssica

      Não se preocupe. O Monovin A já saiu do seu couro cabeludo e não interfere mais na sua queda de cabelo.
      Existem diversas causas de queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/).
      Não é possível determinar quais delas estão contribuindo para sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Rebeca

      O excesso de vitamina E pode diminuir a produção do hormônio tireoidiano e aumentar o risco de sangramento.
      Não há evidências científicas suficientes para afirmar que o excesso de vitamina E provoca queda de cabelos.
      Qualquer outra dúvida, estamos à disposição.

  3. Comecei a tomar glicopan pet, e meu cabelo começou a cair. Já parei de usá-lo há um mês, mas ainda cai bastante. Não tem algo que eu possa fazer para ajudar a tirar essas vitaminas e minerais do meu organismo? Lavar meu cabelo com mais frequência ou comer e tomar algo que ajude? Obrigada desde já !

    1. Olá, Gabriela

      O comportamento do Glicopan Pet em humanos não é conhecido, uma vez que não ele é para uso veterinário.
      Apesar disso, é pouco provável que ele esteja causando sua queda.
      Existem muitas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/).
      Assim, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la

    1. Olá, Edilene

      O Mega Day é um suplemento alimentar assim como diversos outros disponíveis no mercado.
      Sua ação na queda de cabelo, portanto, se assemelha aos demais suplementos.
      Para saber como e quando eles podem ser úteis no tratamento da queda, sugiro que leia o artigo: https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/
      Caso persista com dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  4. Bom dia
    Meu nome e Luciene, ja pedir 80% dos meus cabelos, ja usei imecap queda intensa, minoxidil, crioterapia, vitaminas de fórmulas e agora examina e ele n para de cair, ja fiz + de 30 exames e so deu insuficiência de vitamina D, n sei + o q fazer.
    Com qto tempo de uso comeca a fazer efeito?

    1. Olá, Luciene

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/). Uma delas é a deficiência de vitamina D (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina-d/).
      O tempo para parar a queda depende do diagnóstico e tratamento corretos.
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  5. Boa noite, tenho histórico de alopecia androgenética, estou amamentando uma bebê de 5 meses e meu cabelo está caindo muito e minhas falhas já estão aparentes, estou ficando preocupada.
    Será que posso tomar complemento vitamínico?

    1. Olá, Rafaela

      A indicação do uso de suplementos nutricionais (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/) só deve ser feita após avaliação médica completa.
      Primeiro porque é preciso saber quais são suas deficiências nutricionais para indicar um suplemento correto.
      Além disso, porque o consumo de suplementos para queda de cabelo não é isento de riscos.
      Em pessoas sem deficiências nutricionais, a suplementação pode, na verdade, prejudicar os cabelos como foi explicado no texto acima.
      Portanto, sugiro que consulte um médico especialista antes de iniciar qualquer suplemento nutricional.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  6. Bom dia, tenho apresentado queda de cabelo após uma recomendação médica de tomar Vitamina b12 injetável. Tem 3 meses e a queda é evidente. Lembrando que a vitamina foi recomendada para reposição de vitamina. A queda pode ser por excesso dessa vitamina?

    1. Olá, Jéssica

      O excesso de vitamina B12 não costuma causar queda de cabelo.
      Entretanto, existem muitas outras possíveis causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
      Para determinar o motivo da sua queda é preciso que seja feita uma avaliação médica especializada.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la

  7. Bom dia Dr.
    Comecei a tomar aquelas vitaminhas de A a Z compradas em farmácia e o suplemento Naara, um tomo de manha e outro a noite antes de dormir, apenas para forticar e deixar mais saudável o cabelo mais notei que meu cabelo começou a ter um queda ao escovar. Pode ser decorrente do excesso de vitaminas que estou tomando?

    1. Olá, Priscila

      O excesso de vitaminas e minerais pode causar queda de cabelo.
      Para saber se é o seu caso, é necessário fazer exames de sangue.
      Além disso, é preciso investigar outras causas que possam estar contribuindo para a queda (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  8. Dr Nunca tive problemas com queda de cabelo ate começar a tomar o luminus hair, meu cabelo Cairo horrores estou muito preocupada pois na venda informa totalmente so contrario, vc acha que um produto “natural” Pode causes esse tipo de problema??

    1. Olá, Natalia

      O Luminus hair é uma linha de suplementos alimentares (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/).
      Assim como qualquer outro suplemento nutricional, ele só é benéfico em casos específicos de deficiências de vitaminas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina/) ou minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-minerais/).
      Por outro lado, o uso desse ou de qualquer outro suplemento deve ser feito com cautela uma vez que também pode haver piora da queda por excesso de vitaminas e minerais.

  9. Dr Nilton, estou tomando vitamina Centeum da mulher de A a Z , percebi que meu cabelo ta quebrando …Faço uso a três meses. Estou preocupada. Excesso de vitamina faz cabelo cair?

    1. Olá, Juliana

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/), inclusive exceso de vitaminas.
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue para dosar as vitaminas, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  10. Ola, estou com uma dúvida?
    Fiz exames clínicos e os valores da vitamina A, Selênio e cobre estão a cima da média!
    Tomei suplementos alimentares porque estava com imensa, queda de cabelo, mas acontece que essa queda não melhora! Cada dia sinto menos cabelo ao pentear!
    Não tenho casos de alopécia na família, muito pelo contrário!
    Será que tenho de parar de tomar esse suplemento!
    E ao fim de quanto tempo verei resultados se o caso for mesmo esse de excesso vitamínico

    1. Olá, Andrea

      Você pode fazer esse teste. A melhora deve ocorrer em alguns meses, se for o caso.
      Mas
      Existem muitas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, sugiro passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  11. Boa tarde Dr. Eu usei minoxidil e o meu cabelo começou a cair mais, assim, parei de usar. Nesse caso, depois de quanto tempo ele sai do organismo? Ou seja, como.parei de usar ele a queda vai estabilizar?

    1. Olá, Mauro

      O minoxidil é rapidamente eliminado do organismo, em horas ou poucos dias.
      Entretanto, a queda de cabelo pode durar mais tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *