Queda de cabelo por hormonioterapia para câncer de mama

Queda de cabelo por hormonioterapia para câncer de mama

A queda de cabelo é um efeito esperado, porém temido por grande parte dos pacientes em tratamento contra o câncer. Além da quimioterapia, outros fatores também podem estar envolvidos, como no caso da queda de cabelo por hormonioterapia para câncer de mama.

Tratamento hormonal no câncer de mama

Os hormônios sexuais estão associados ao desenvolvimento do câncer de mama e ovário.
Isso é especialmente válido para pacientes que possuem receptores para estrógeno (ER+) ou progesterona (PR+) nas células tumorais.
Esses pacientes, que totalizam 2/3 dos casos de cânceres de mama, se beneficiam da terapia hormonal.
A hormonioterapia é utilizada após o tratamento inicial do câncer de mama com o intuito de prevenir sua recorrência.
Além disso, ela também pode ser usada para diminuir o crescimento do tumor ou retardar sua progressão em casos metastáticos.
Outra possibilidade menos comum é a hormonioterapia profilática, ou seja, para prevenir o câncer em pacientes de alto risco.
Seja qual for sua indicação, no entanto, há sempre a chance de ocorrer queda de cabelo por hormonioterapia.

Como funcionam os medicamentos da terapia hormonal?

Existem 3 grupos principais de anti-estrogênios:

  • SERMs (Selective Estrogen Receptor Modulators) ou MSREs (Moduladores seletivos de receptores de estrógeno): tamoxifeno (Novaldex), raloxifeno (Evista)
  • Inibidores de aromatase (IA): anastrozol (Arimidex) , letrozol (Femara, Lezieu), exemestano (Aromasin).
  • Fulvestranto (Faslodex)

Os MSREs são os medicamentos mais utilizados para terapia hormonal. Eles atuam bloqueando a ligação do estrógeno ao receptor da célula mamária, impedindo sua ação.
Já o grupo do anastrozol inibe a enzima aromatase, responsável pela conversão de hormônios masculinos em estrógenos.
O bloqueio da aromatase acaba acarretando a diminuição da formação do estradiol e estrona a partir da testosterona e da androstenediona, respectivamente.
Por fim, o Fulvestranto age diminuindo a quantidade de receptores hormonais existentes nas células mamárias.

Estudos científicos sobre queda de cabelo por hormonioterapia para câncer de mama

Medicamentos podem estimular o crescimento capilar, provocar mudanças na cor e formato dos fios ou causar queda de cabelo.
Dados da literatura médica estimam taxas de queda de cabelo por hormonioterapia de 3% com tamoxifeno e 5% com letrozol.
Nesse sentido, um estudo realizado com 851 mulheres que sobreviveram ao câncer de mama mostrou haver até 2,5 mais chances de haver queda capilar entre as pacientes em tratamento hormonal.
Além disso, estudos científicos já indicaram que a terapia hormonal também pode causar afinamento, descoloração dos fios e alopecia.
A alopecia por hormonioterapia pós-câncer de mama foi abordada em uma publicação da revista científica JAMA em 2018.
O estudo envolveu 112 mulheres com diagnósticos de câncer de mama e alopecia associada à terapia hormonal.
Do total de pacientes investigadas, 75 mulheres (67%) apresentaram piora com inibidores de aromatase e 37 (33%) com o tamoxifeno.
O padrão encontrado na alopecia nessas pacientes foi descrito como semelhante ao observado na alopecia androgenética.

Como explicar a piora da alopecia e da queda de cabelo por hormonioterapia para câncer de mama?

Tanto o tamoxifeno quanto o anastrozol são medicamentos que levam a uma menor atividade dos estrogênios no organismo.
O tamoxifeno, por exemplo, compete pelo receptor estrogênico, diminuindo a ligação e ação do estrógeno nas células.
Por sua vez, o anastrozol e outros inibidores de aromatase diminuem a conversão de andrógenos nos estrogênios.
Nos cabelos, a diminuição do estímulo estrogênio induz os fios a entrarem na fase de queda, chamada telógena.
Dessa forma, esses remédios induzem o aumento da queda observado durante a terapia hormonal pós-câncer de mama.
Além disso, o desequilíbrio hormonal entre androgênios e estrogênios provocado por esses medicamentos favorece a progressão da alopecia androgenética.
Isso porque ao reduzir a conversão de andrógenos pela aromatase, o anastrozol aumenta o nível dos androgênios.
Por sua vez, remédios como o tamoxifeno diminuem a ação do estrógeno provocando um estado de relativa androgenia.
Assim, acredita-se que essas medicações podem contribuir para um estado de androgenia absoluta ou relativa, o que favoreceria o aparecimento e progressão da calvície em pacientes predispostos.

Queda de cabelo por hormonioterapia para câncer de mama: o que fazer?

A perda de cabelos pode se tornar um evento estressante para pessoas que estão em um processo de luta pela vida.
Por isso, é importante cuidar de todos os aspectos que possam interferir na qualidade de vida desses pacientes.
Dessa forma, é preciso ficar atento à possibilidade de ocorrer queda de cabelo por hormonioterapia usada para tratamento de manutenção no câncer de mama.
Ainda mais porque tanto a queda quanto a alopecia provocada por esses medicamentos podem ser prevenidas e tratadas de forma segura, sem uso de hormônios ou medicações que possam interferir no balanço hormonal.
Para saber mais sobre como fazer a prevenção e o tratamento dessas condições, faça-nos uma visita.

A Clínica Doppio, além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

6 respostas

    1. Olá, Fadua

      Para saber o que está deixando seus cabelos fracos e provocando a queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) é preciso passar por um exame tricológico (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/).
      Assim, sugiro que procure um médico especialista para exame completo dos seus fios de cabelo, couro cabeludo e da sua saúde geral.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  1. Estou tomando o medicamento anastrozol e meus cabelos estão caindo muito. Por favor preciso de ajuda. Ou mesmo de orientação sobre o assunto a quem posso recorrer?

    1. Olá, Edith

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/), incluindo o anastrozol.
      Entretanto, não é possível determinar se esse é o motivo único da sua queda sem uma avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    2. Em 2014 operei um câncer de mama(carcinoma) e desde então comecei a fazer uso do medicamento ANASTROZOL 1mg. Problema é que estou com queda de cabelo e acho que seja do remédio pois faz muito tempo que uso. Sou de Porto Alegre/RS qual a especialidade do médico que devo procurar para tratar meu cabelo?

      1. Olá, Maria da Glória

        Sugiro que procure um dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, para tratar seu cabelo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *