Perda de cabelos por queimaduras do couro cabeludo: o que fazer?

Queimaduras são sempre associadas a traumas, sejam eles causa ou consequência. No caso de queimadura no couro cabeludo, além da cicatriz há ainda o risco de perda dos cabelos.

Queda de cabelo por queimadura no couro cabeludo

Dependendo da gravidade, as queimaduras no couro cabeludo podem resultar em queda temporária, perda parcial ou total dos cabelos.

A queda ocorre em função do estresse provocado pela queimadura no couro cabeludo, o que geralmente sucede queimaduras superficiais.

Mesmo que extensas, se as queimaduras forem superficiais a queda tende a ser temporária, com reposição dos fios que caíram. Nesse caso, o cabelo volta a nascer normalmente dentro de alguns meses. Isso ocorre em queimaduras de primeiro grau e alguns casos de queimaduras de segundo grau superficiais.

Já queimaduras profundas, de segundo ou terceiro grau, podem causar perda de parte ou de todo o cabelo da área atingida, quadro conhecido como alopecia.

Isso porque a queimadura destrói os folículos pilosos ou os tornam incapazes de produzir novos fios.

Nesse tipo de queimadura do couro cabeludo não nasce mais cabelo na área atingida.

Trata-se de uma alopecia cicatricial definitiva, por substituição dos bulbos capilares por cicatrizes.

Causas de queimadura no couro cabeludo

Além da profundidade, as queimaduras do couro cabeludo também podem ser divididas de acordo com a causa ou tipo do acidente.

Assim temos:

  • Queimaduras térmicas: provocadas por temperaturas extremas, seja calor ou frio. Podem ser causadas por fogo, líquidos, vapores ou objetos quentes, além de queimadura de Sol. No caso do frio, ela pode ser causada por contato com gelo, objetos ou líquidos de temperaturas muito baixas, como o nitrogênio líquido e a neve carbônica, usados na crioterapia;
  • Queimaduras elétricas: ocorrem por acidentes com descargas elétricas intensas;
  • Queimaduras químicas: causadas pelo uso incorreto ou inadequado de produtos químicos. O problema pode estar na toxicidade, quantidade ou qualidade dos compostos existentes no produto aplicado.

Queimadura no couro cabeludo por química

Os principais procedimentos capilares que podem ocasionar queimaduras no couro cabeludo são:

  • métodos de relaxamento ou alisamento, como por exemplo escova progressiva;
  • descoloração;
  • tintas, luzes e outras colorações.

Todos esses procedimentos utilizam produtos químicos que podem resultar em queimadura no couro cabeludo.

Em geral, essas queimaduras químicas estão associadas ao uso inadequado dos produtos. 

É o caso, por exemplo, de queimadura no couro cabeludo com guanidina, formol, água oxigenada, amônia e outros agentes químicos presentes em tintas de produtos de alisamento.

A queimadura no couro cabeludo pode ocorrer quando se deixa o produto agir por mais tempo do que o recomendado.

Outra situação possível é a escolha de um produto que esteja fora dos padrões estabelecidos de segurança, como ter na composição altas concentrações de formol ou de peróxido de hidrogênio.

Dessa forma, é essencial que antes de optar por um tratamento químico, seja feita uma pesquisa sobre a confiabilidade e experiência do profissional que conduzirá a técnica, assim como das adequações e recomendações do produto escolhido.

Por sua vez, o profissional que for realizar o procedimento deve sempre fazer um teste com o produto em uma mecha de cabelo antes de prosseguir com a técnica.

Por conta dos riscos e de possíveis complicações sérias, deve-se evitar a realização de procedimentos desse tipo em casa, pois a aplicação errônea e falta de experiência podem provocar sérios quadros de queimadura no couro cabeludo.

Como identificar uma queimadura química no couro cabeludo?

Inicialmente é preciso saber que não é normal sentir ardência ou dor intensas no couro cabeludo após a aplicação de um produto químico.

Além disso, outros sintomas que podem ocorrer a seguir são: inchaço, vermelhidão, presença de casquinhas, formação de bolhas, machucados, úlceras e também queda de cabelo.

Na literatura médica, existem diversos relatos de caso de queimaduras por agentes usados em salão de beleza ou em casa, principalmente em processos de luzes e mechas.

Alguns deles com formação de extensas e profundas feridas no couro cabeludo, como o relato publicado em 2019 no Archive of Plastic Surgery e até no pescoço, como no caso publicado no Annals of Burns and Fire Disasters em 2012.

Em geral, nota-se falha na concentração dos produtos ou nas passos recomendados para a técnica.

O que fazer após uma queimadura no couro cabeludo?

Ao se notar sintomas de queimadura na cabeça, é necessário realizar os primeiros cuidados para evitar que o quadro se agrave.

Assim, recomenda-se lavar os cabelos somente com água corrente em temperatura morna ou fria por cerca de 10 a 15 minutos.

Além disso, deve-se evitar passar produtos como álcool, açúcar, café, pasta de dente ou mesmo pomada sem orientação médica

Outra recomendação é não coçar ou mexer na região machucada, evitando também pentear os locais mais agredidos.

Não usar secador ou nenhuma outra fonte de calor para secar os cabelos.

E claro, assim que possível procurar um serviço médico para avaliação e tratamento.

Qual o tratamento para queda de cabelo por queimadura?

O tratamento para a queda de cabelos por queimaduras no couro cabeludo vai depender da extensão e gravidade das lesões.

Em casos de queimaduras superficiais, a utilização de medicamentos tópicos e orais, além dos cuidados diários podem ser suficientes para a retomada do crescimento capilar.

Já casos mais graves, com cicatrizes, medicações tópicas e orais se limitam ao alívio dos sintomas.

Nesses casos, o tratamento da alopecia pode ser feito com técnicas de reconstrução do couro cabeludo. Entre elas, tem-se a micropigmentação, procedimentos cirúrgicos ou próteses capilares.

Reconstrução capilar

A micropigmentação é uma boa opção para cicatrizes em áreas pequenas em pessoas que não desejam fazer cirurgia.

Entre os possíveis procedimentos cirúrgicos para alopecias por queimaduras encontram-se a redução cirúrgica do cicatriz, o transplante e o implante capilar.

Dependendo do tamanho da cicatriz e elasticidade da pele, é possível diminuir a área de calvície através de excisão cirúrgica. Isso pode ser suficiente para corrigir a falha em cicatrizes. No caso de cicatrizes maiores, a cirurgia pode diminuir a área a ser coberta pelo transplante ou implante capilar.

No transplante capilar, fios de áreas não atingidas pela queimadura no couro cabeludo são transferidos para cobrir as falhas

Já no implante capilar, outros materiais como fios de cabelo sintético podem ser usados para substituir os fios que caíram.

Devido às cicatrizes, em ambos os procedimentos a taxa de rejeição dos fios transplantados costuma ser alta. Isso pode muitas vezes acabar inviabilizando o procedimento.

Desse modo, uma opção interessante para pessoas que não desejam se submeter a cirurgias é o uso de próteses capilares.

Hoje em dia, existem próteses com resultados estéticos bem interessantes e naturais.

Entre as vantagens do uso de próteses está a cobertura e proteção da queimadura, principalmente da radiação solar

Isso é especialmente importante devido ao aumento do risco de se desenvolver câncer nas cicatrizes por queimaduras no couro cabeludo.

Queimadura no couro cabeludo: o que fazer?

Ao se notar a queimadura no couro cabeludo deve-se procurar o quanto antes um serviço médico.

Apenas um especialista poderá diagnosticar a gravidade do caso e indicar o melhor tratamento para as lesões e queda de cabelo associadas à queimadura.

A Clínica Doppio, além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Dr. Nilton de Ávila Reis

CRM: 115852/SP | RQE 32621

Médico formado pela UNICAMP e dermatologista pela USP, com mais de 10 anos de experiência no tratamento de problemas capilares e do couro cabeludo. Integra o corpo clínico do Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês.


Posts Relacionados

Como tratar os diferentes graus de calvície masculina e feminina?
Existem variações no tratamento da perda capilar masculina e feminina de acordo com os diferentes... (Leia mais)
Vitamina para queda de cabelo feminino: qual escolher?
O uso indiscriminado de complexos de vitamina para queda de cabelo feminino pode trazer riscos... (Leia mais)
Calvície: causas, tipos e tratamentos
A calvície é o resultado final de diversos processos que levam à perda do cabelo.... (Leia mais)

97 Responses

  1. Meu enteado teve queimadura no couro cabeludo com óleo quente. Não nasce mais cabelo. Isso aconteceu há dez anos. Qual tratamento devo fazer pra nascer cabelo no local da queimadura?

    1. Olá, Alencar

      O tratamento de queimaduras profundas que deixam cicatrizes é a reconstrução capilar, ou seja, a reconstrução da área capilar perdida através de cirurgia ou métodos não-cirúrgicos.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

    2. Fui fazer o tal do nevou e o cabeleireiro passou duas vezes o produto e ardeu bastante, mas ele disse que era normal..
      Quando fui lavar meu cabelo caiu em uma parte e tive que raspei, minha cabeça ficou machucado mas não doeu e nem coçou. Isso já faz um mês e meu cabelo cresceu normal, porém, ficou umas falhas bem na onde machucou mais.. queria saber se vai crescer cabelo nas falhas com o tempo?

      1. Olá, Junior

        As chances de recuperação do cabelo bem como o tempo para que isso ocorra vão depender da profundidade e gravidade do machucado.

    3. Oi,Boa noite ! Quando eu tinha entre 20 a 22 anos ia no salão pedia pra cortar o cabelo baixo e depois passava alisante do salão mesmo e ficava queimando e acabei queimando o couro cabeludo e fechando os poros do meu couro cabeludo e minha auto estima foi pra baixo , pois o que devo fazer pra abrir os poros e voltar nascer de novo meus cabelos .

      1. Olá, Edson

        Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/).
        Existem algumas causas para fechamento de poros que precisam ser investigadas.
        Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos do seu quadro.
        Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
        Estamos à disposição para ajudá-lo.

    4. queimei minha cabeça guando tinha 3 anos de idade fiquei sem cabelo a hondi queimou até hoje tenho 57 anos meu sonho e ter cabelo nova menti mais não posso pagar si tivesse algum lugar que fizesse alguma coisa gratuito eu iria

  2. Meu namorado descoloriu o cabelo em casa. O couro cabeludo está sensível, ardendo e soltando pus(alguns fios de cabelo grudam no couro e ficam duros) o que é recomendado neste caso?
    O procedimento foi feito a um dia, descolorimos o cabelo 2 vezes e depois passamos tinta 12.11 por 40 minutos.

    1. Olá, Gabrielly

      Sugiro que lave bem com água morna e xampu suave e assim que possível procure um médico para avaliar a necessidade de tomar antibiótico.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-los.

    1. Olá, Nattyelle

      A indicação medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do couro cabeludo.
      Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    2. Oii, pintei meu cabelo tentando chegar a um tom desejado, porém não deu certo, somente a raiz pegou e ficou sinistro. Passei outra vez uma outra cor, não deu certo. Desisti e passei uma pra escurecer de novo o cabelo. Daí fiquei com o couro cabeludo bem fragilizado, quando fui lavar cocei muito pq tava coçando. Agora está com o mesmo problema. 🙁
      Cascas e saindo água do couro cabeludo, com odor de feridas, e acabam deixando os fios duros.
      Os cabelos do seu marido retornou a crescer normalmente? Caiu muito?
      O meu tenho percebido que cai 😢

  3. ola fiz uma progressiva, no meu cabelo, porem a química da progressiva fez uma ferida no meu cabelo na qual eu fiquei mexendo, eu fiquei coçando com isso os cabelos cairão, todos no local da ferida, esta, a ferida esta cicatrizada, porem os cabelos não voltaram a crescer, oque eu devo fazer, ?? li aqui no seu site em caso de queimadura leva ate dias para voltar a nascer.?

    1. Olá, Rafael

      O recomendado é não mexer mais no local e aguardar algumas semanas.
      Se o cabelo não voltar, procure um médico especialista.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  4. Olá! Fiz uma esfoliação capilar, e no mesmo dia apliquei tinta e usei um tônico capilar, acredito que as químicas penetraram no bulbo capilar… nunca tive queda na minha vida, e agora perdi muitos fios de cabelo. A queda diminuiu muito, mas ainda caem fios de cabelo todos os dias, nitidamente. Acredito que tenha sido superficial, prq em alguns lugares já voltou à nascer, mas os cabelos ainda não oram de cair. E mesmo o couro cabeludo estando branquinho, não estando vermelho, só com poucas feridinhas, umas 3/4, ainda sim, arde um pouco. Comprei Bepantol líquido para passar onde coça, mas não sei se posso usar todos os dias, e não sei se devo usar, porque querendo ou não é mais uma química, né isso? O que posso fazer? Melhor ficar passando o Bepantol, ou só deixar o couro cabeludo se recuperar mesmo com o tempo? Quanto à queda estou apenas tomando suplemento capilar. Aguardo a resposta! E desde já, muito obrigada!

    1. Olá, Mariana

      Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/) para avaliação da extensão da queimadura e para investigar sua queda de cabelo. Evite passar qualquer química.
      Mesmo tendo a possível queimadura, existem muitas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  5. Olá, tenho Dermatite seborreica, nunca tratei. E fiz uma progressiva com formol no meu cabelo, saiu algumas casquinhas, umas eu arranquei, passei babosa no couro cabeludo para elas soltarem. Faz um mês e meio que fiz a progressiva, percebi que estou com umas falhas no cabelo e está caindo muitos fios. Será que vou ficar careca? estou muito preocupada. Comecei a tomar um vitamina que tem cromo, biotina, piridoxina, selênio e zinco. E vou começar a usar o Minoxidil. Será que vai ajudar?Aguardo a resposta! E desde já, muito obrigada!

    1. Olá, Jessica

      O quadro de queda de cabelo com falhas no couro cabeludo pode ser provocado por diversas condições, entre elas a alopecia areata (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-areata-queda-de-cabelo/), alopecia androgenética (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-feminina/), alopecias cicatriciais (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-tipos/), pela própria queimadura ou ainda outras condições.
      Portanto, é preciso passar por avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem dessa avaliação médica.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Yza

      Pode ter ocorrido uma irritação do seu couro cabeludo pela química.
      Se o quadro persistir, procure um médico especialista para examinar seu couro.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  6. Boa noite, Dr. Há 5 meses fiz uso de dois produtos para cobrir cabelos brancos (pouquíssimos, na verdade) da marca grecin e biocolor. No caso do grecin, não houve problema, mas após o uso do biocolor senti uma grande queimação no couro cabeludo, talvez por ter deixado o produto agir por mais tempo do que o recomendado, além de talvez ser incompátivel com o produto anterior. O fato é que depois disso, meu cabelo mudou radicalmente: a cor do produto não saiu desde então, ficou com aspecto seco e frágil, sem vida, mesmo raspando na lâmina, tem crescido do mesmo jeito. Saberia me dizer a causa para isso e será permanente?

    1. Olá, Augusto

      Sua história é interessante.
      Para saber o que aconteceu no seu caso, no entanto, é preciso examinar cuidadosamente os fios afetados e o couro cabeludo.
      Portanto, sugiro que passe em consulta.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  7. Olá boa tarde, fui descolorir apenas uma mecha de cabelo, porém acabei deixando pegar na raiz e foi deixado mais tempo que o necessário, agora apenas está formando casquinhas, nada além disso, o que fazer agora?

    1. Olá, Beatriz

      Algumas dicas e cuidados:
      1- tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      2 – evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos.
      3 – secadores ou pranchas também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos.
      4 – cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      5 – em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      6 – não se deve aplicar água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada, sem orientação médica.
      7 – não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro.
      8 – não retirar as casquinhas. Elas saem sozinhas.

      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  8. Olá, descolori meu cabelo, usei água oxigenada 40 e meu cabelo é muito curto, tipo militar, e acabei deixando tempo a mais do recomendado, e acabou aparecendo umas manchas mais escuras no couro cabeludo, ele volta aí normal, se se voltar oque eu devo fazer?

    1. Olá, João

      Geralmente manchas que aparecem após irritações no couro cabeludo provocadas por produtos químicos tendem a desaparecer depois de alguns meses. Se isso não ocorre, sugiro que procure um médico para avaliação.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  9. Oi chamo juliano eu descolori meu cabelo umas 2 semanas aí passei um aissante que contém sódio aí pegou no couro cabeludo e meu cabelo começou a fica duro seco e sai um olhinho e tá dolorido que devo fazer?

    1. Olá, Juliano

      Sugiro que siga as orientações contidas no artigo, inclusive a de não fazer nenhum tipo de química no cabelo até que seu couro se recupere.

  10. Fui em um barbeiro platinar o cabelo, ele cortou primeiro e depois passou a química, meu cabelo estava baixo. Ele deu 3 passadas do produto, 30 min cada passada, com touca terminaca ainda … Senti muita dor durante o processo mas ele dizia ser normal, ai fui aguentando … Não sei como aguentei o sofrimento. Quando foi lavar meu cabelo caiu todo e o couro cabeludo ficou todo machucado, mandei ele raspar tudo na máquina Pra ver se igualava o cabelo. Minha testa ficou toda ferida também … Agora após 4 días do procedimento, meu couro cabeludo tá cheio de casca preta, parecendo até escama de onça. O maluco cozinho minha cabeça :/ Sabe me dizer se essas paradas pretas vão sair e se tem risco do meu cabelo crescer com falhas?

    1. Olá, Johnny

      As cascas pretas devem sair com o tempo. Sugiro não tentar arrancá-las, pois isso pode atrapalhar a cicatrização.
      Tanto o risco de perder o cabelo nos locais de queimadura quanto a possibilidade de ficar com manchas e cicatrizes vai depender da profundidade da queimadura.

  11. Olá, fiz alisamento + tintura na hora que fiz o alisamento senti uma leve ardência que incomodou mas logo passou, depois foi retirado o produto e seguimos com a tintura que no momento que foi colocado no meu cabelo senti uma ardência muito forte no meu couro cabeludo que segundo a profissional era normal pela água oxigenada que tinha na mistura da tinta pois o couro já estava irritado, deixamos a tintura agir por 50 minutos não estava mais ardendo tanto, depois de tirar a tinta o meu couro estava bem vermelho e não aguentei nem deixar ela secar. Já em casa depois que meu cabelo secou naturalmente notei que em algumas partes está muito vermelho, dolorido e soltando um líquido que parece óleo, estou muito preocupada! Será que houve queimadura? Oq devo fazer?

    1. Olá, Vanessa

      Seguem algumas dicas de cuidados com o couro cabeludo com suspeita de queimadura:
      sair o quando antes do Sol;
      proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      após uma queimadura solar no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      secadores ou pranchas também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      aplicar protetor solar pelo menos 15 minutos antes de cada exposição solar;
      cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      não se deve aplicar água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      recomenda-se beber bastante líquido para evitar a desidratação.

      Se o incômodo persistir, procure um médico especialista para maiores orientações.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

      1. Doutor por favor me ajude minha irmã escovou meu cabelo com uma escova que havia dado progressiva eu não sabia e só tirei o produto com três dias só que queimou o couro cabeludo não tá vermelho mais queima demais arde muito muita dor e pior tá caindo meus cabelos estou com medo de não nascer mais onde houve a queimadura só que a queimadura é superficial mais tá doendo muito nasce de novo meu cabelo onde está caindo ? Já vai fazer 15 dias q tá queimando muito

        1. Olá, Jeisiane

          Fique calma, se não há lesão na pele, não há risco de haver perda definitiva do cabelo no local da irritação.
          A ardência deve melhorar em alguns dias.
          Para acelerar o processo, sugiro que procure um médico especialista ou dermatologista.
          Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
          Estamos à disposição para ajudá-la.

  12. Meu filho foi fazer Nevou pinta de branco
    Pra fazer isso tem usa capacete quente ele uso 3 vezes acabo queimando parte coro cabeludo e o cabelo branco está grudado com cabelo oque devo fazer? O cabelo vai cresce?tempo de duração cabelo cresce totalmente?

    1. Olá, Bruno

      Leve seu filho o quanto antes a um médico pediatra ou dermatologista.
      Enquanto isso, sigas as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      5. após uma queimadura solar no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

      As chances de recuperação do cabelo bem como o tempo para que isso ocorra vão depender da profundidade e gravidade da queimadura.

    2. boa tarde
      meu filho com a namorada foram fazer uma colagem no cabelo, ele colocou muito produto que escorreu pra testar dele e queimou.
      está bem vermelho e ele falou que arde de vez em quando.
      acho que queimou.
      oque posso fazer pra não ficar cicatriz e sarar ❓

      1. Olá, Unisley

        Sugiro que tome os seguintes cuidados:

        • após uma queimadura química no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
        • secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
        • em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
        • não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele afetada, sem orientação médica;
        • não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
        • no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
        • não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados;
        • procure um médico dermatologista.

  13. Olá eu Pintei o cabelo de platinado e acabou causando alguns queimaduras com produto químico queria saber o que que eu vou passar está soltando uma água amarela
    É muito gave??

    1. Olá, Vitor

      Vá o quanto antes a um médico dermatologista ou especialista.
      Enquanto aguarda a consulta, sigas as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      5. após uma queimadura solar no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

      A e gravidade da queimadura vai depender da profundidade da lesão.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  14. Oii eu passei tinta preta para cobrir o rosa que não queria mais,e nunca tive alergia da tinta rosa passei a preta,estou com o lado do rosto ea nuca inchada lembrando que só tinha rosa na metade da cabeça,não passei no cabelo todo.
    Estou com o lado do rosto inchado ea nuca oque eu posso fazer???

    1. Olá, Gabriela

      O primeiro passo é procurar um médico especialista assim que possível para ele te passar as medicações necessárias.
      Além disso, claro, evite passar tinta de cabelo ou qualquer produto químico até maiores esclarecimentos.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Vinícius

      Siga as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      5. após uma queimadura solar no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

      As chances de recuperação do cabelo bem como o tempo para que isso ocorra vão depender da profundidade e gravidade da queimadura.
      Portanto, sugiro que vá o quanto antes a um médico especialista ou dermatologista.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  15. Dr meu filho descoloriu o cabelo em casa , por conta dessa modinha do nevou , porém o couro cabeludo está machucado e saindo líquido , tentei agendar uma consulta mais não consegui qual shampoo posso comprar pra q ele use e não irrite mais o couro cabeludo enquanto não consigo consulta

    1. Olá, Raquel

      Enquanto não consegue agendar consulta, siga as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos. Prefira xampus neutros para couro cabeludo sensível;
      5.não usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

      Procure um médico assim que possível.

  16. Ola doutor, entt fui fzr o tal do nevouu e nao deu certo meu cabelo caiu quase todo tive que deixar baixinho, dois dias depois no caso hoje minha cabeca esta ressecada a parte de cima no caso com casquinha, n esta doendo nem coçando nem nada so essas casquinhas mesmo uq devo fzr? Meu cabelo corre risco de n crescer mais? Pfv me ajuda , tnh mt medo de ficar careca ja que as casquinha estao na parte de cima da cabeça no caso eu ficaria careca por completo, agradeço se me ajudar!

    1. Olá, Wenicius

      Para procedimentos químicos deixarem careca é preciso ter queimadura do couro cabeludo.
      Se esse não é o seu caso, não se preocupe, que o cabelo vai voltar.

  17. eu pintei meu cabelo de branco e está caindo alguns fios, eles crescem novamente? quanto tempo demora? devo me preocupar?

    1. Olá, Juliana

      Sugiro que ela vá o quanto antes a um médico dermatologista.
      Enquanto isso, sigas as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      5. após uma queimadura no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.
      As chances de recuperação do cabelo bem como o tempo para que isso ocorra vão depender da profundidade e gravidade da queimadura.

    2. Meu Marido teve uma queimadura no couro cabeludo por conta de uma energia elétrica fico a cicatriz mais não nasce mais cabelo. nessa situação o que pode ser feito?

      1. Olá, Adriele

        É preciso examinar, mas algumas opções são a reconstrução cirúrgica, micropigmentação e transplante capilar.

  18. Olá Dr fiz progressiva com formol estou tendo ardência no couro comecei a sentir depois de um mês já faz 4 meses que fiz progressiva foi minha primeira vez estou preocupada

    1. Olá, Roberta
      Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/) para avaliar o seu quadro de ardência persistente no couro cabeludo.
      É preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos desse quadro.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  19. Olá Doutor, meu primo começou a usar o secador de cabelo de maneira incorreta e acabou queimando os fios, chegou a cair mas voltou a crescer, mas ele ainda continua preocupado, ele deve evitar de usar secadores e fazer que o cabelo seca naturalmente ou numa toalha?

    1. Olá, Julio

      Secar o cabelo naturalmente (https://clinicadoppio.com.br/como-secar-o-cabelo-sem-secador-sem-queda/) é uma opção.
      Mas ele também pode usar o secador sem prejuízo se for feito da maneira correta (https://clinicadoppio.com.br/como-usar-o-secador-de-cabelo/).
      Acesse os links entre parênteses que você descobre mais sobre esses assuntos.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-los.

  20. Olá! A um ano sofri uma queimadura pós química no couro cabeludo, tive queda de cabelo em algumas áreas que hoje já nasceram, fiz tratamento com remédios tópicos e antibióticos. Desde então não usei mais química no cabelo, minha dúvida é se eu posso voltar a usar progressiva?

    1. Olá, Débora

      Ela deve lavar com água morna e shampoo neutro.
      Evite passar pomadas ou receitas caseiras.
      Proteja a queimadura do Sol.
      Oriente ela a procurar um médico aasim qje possível.

  21. Olá Dr, hj passei uma progressiva em casa msm e acabei deixando um pouco a mais do recomendado. Qnd fui retirar o produto, notei q numa determinada região, estava saindo um líquido viscoso é meio amarelado. A região não está vermelha e nem nd, apenas soltando esse líquido. Como procedo cm a situação?

    1. Olá, Giovanna

      Nesse caso, que me parece uma queimadura superficial, sugiro apenas que tome cuidados locais como lavar com água e shampoo, sem utilizar nenhum creme ou receita caseira.
      Evite coçar, manipular ou retirar casquinhas, caso elas se formem.
      Aguarde que em breve deve melhorar.

  22. Estava brincando com fogos de artificios com amigos meus a longa distancia e dos fogos pegou na minha cabeça fazendo com que ficasse uma falha não muito grande em minha cabeça. A pequena falha não mostra cicatriz e nem coceiras. Sabe me dizer se o cabelo voltará a crescer novamente?

  23. Oi dr, fiz relaxamento em fevereiro, e o couro cabeludo queimou muito. Aí quando a cabeleireira tirou meu cabelo estava com queda, tive corte químico e até hoje cai mais a frente já está com falhas, fui na tricologista e com o aparelho dela ela viu que a parte onde cai é que ficou mais atingida que está vermelho por dentro. Por isso que passou estimulante para crescer, tonico de café, cresce mais abre outras falhas. O que devo fazer dr?

    1. Olá, Anna

      A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  24. Olá Dr, Passei um alisante no cabelo e depois de alguns dias constatei algumas falhas na cabeça elas só cossam de vez em quando. O que devo fazer Dr?

    1. Olá, Manik

      Sugiro aguardar para ver se o cabelo volta. Se demorar para voltar, você deve procurar um médico para avaliar as falhas pessoalmente e ver o que pode ser feito.

  25. Olá Dr, fui fazer o tal do nevou e o barbeiro fez mal feito, tive algumas queimaduras superficiais e o cabelo caiu, tive q raspar, agora ele já está crescendo mas com umas falhas onde tive os machucados, foram queimaduras de primeiro grau, vai crescer de novo onde queimou? Demora muito?

    1. Olá, Victor

      Em geral, queimaduras superficiais não causam perda definitiva do cabelo, que deve voltar a crescer em alguns meses.

  26. Olá doutor usei um tonico capilar de ácido hidraluronico no meu cabelo e está ardendo muito ficou um pouco de bolinhas vermelhas estou muito preocupada oq fazer ?

    1. Olá, Aline

      Sugiro que siga as seguintes orientações:
      1. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      2. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      3. não é um bom usar produtos no cabelo como gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      4. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      5. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      6. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas sem orientação médica;
      7. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      8. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      9. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

  27. Oi, fiz progressiva ontem , meu couro tá vermelho, tá saindo um líquido amarelo que prega no cabelo o que eu faço? meu cabelo vai cair?

    1. Olá, Glória

      Sugiro que siga as seguintes orientações:

      • tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      • evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      • após uma queimadura química no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      • secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      • em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      • não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele afetada, sem orientação médica;
      • não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      • no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      • não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados;
      • procure um médico dermatologista.

  28. Gostaria de saber se vala a pena uma consulta para avaliar uma cicatriz causada por queimadura no rosto. aparentemente é invisível, mas, causou uma falha absurda no lado direito do rosto. Já existe algo com células-tronco para regenerar a área? Transplante capilar dos cabelos tem boas chances de dar certo? Minoxidil por 6 meses não melhorou…

    1. Olá,João

      Falhas de cabelo peovocadas por cicatrizes não respondem a tratamentos com medicamentos e as célula-tronco não são uma realidade ainda.
      Sugiro agendar uma consulta com um médico especialista em transplante capilar para avaliar a viabilidade do procedimento.

  29. ola doutor, fiz selagem com formol vai fazer duas semanas, na hora que a mulher foi usar o secador no cabelo com produto ardeu muito, pq tava muito quente e hoje tá saindo tipo uma pele morta em alguns lugares da cabeça, será que meu cabelo vai cair ?

    1. Olá, Patrícia

      É preciso aguardar para ver o que vai ocorrer, não sendo possível prever as consequências dessa queimadura.

  30. Olá boa noite eu fui no salão cortar meu cabelo e o cabeleireiro usou uma máquina de fazer barba para fazer o pezinho do meu cabelo mas ele esfregou bastante na minha nuca e eu sentir a máquina até quente na hora e meu cabelo ficou falhado queria saber si vai voltar a crescer novamente .

    1. Olá, Vanderson

      É melhor esperar algumas semanas para ver se o cabelo volta.
      A queimadura precisa deixar cicatriz para perder o cabelo.

  31. Olá doutor, fiz o tal do nevou a um ano atrás e tive algumas queimaduras no couro cabeludo pq o barbeiro n soube fazer, meu cabelo até hj é falhado na parte que machucou, isso me incomoda bastante, tem algum remédio q eu possa usar pra crescer cabelo onde tá falhado?

  32. Tive uma queimadura química em dezembro por conta de uma coloração. Desde então tenho notado que meu cabelo vem caindo bastante. Hoje a queda foi absurdamente grande. Toda vez que eu penteio o cabelo cai muito cabelo, e notei até que o volume diminuiu. Meu couro cabeludo aprentemente está saudável, será que meu cabelo vai nascer novos ou seria permanente? Tem algum remédio pra se tomar e evitar a queda? Fazer nascer cabelos novos? Como foi por uma coloração, consigo ver os cabelos que estão pra cair pela cor, eles não cresceram desde então?

    1. Olá, Erika

      Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/).
      É preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e talvez até exames de sangue, para saber o que está ocasionando sua queda e se os cabelos vão voltar.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la

  33. Olá, Dr. Tudo bem?
    Em fevereiro do ano passado alisei meu cabelo, depois de alguns minutos começou a queimar muito, porém não tive a experiência de lavar logo e deixei por muito tempo.
    Em março do mesmo ano ficou com algumas casquinhas e em abril caiu muito em cima.
    Esse ano em junho de 2024 procurei uma médica tricologista e informei a ela que passei alisamento, ela examinou e passou 06 meses de tratamento com dudasterida+ minoxidil oral+ minoxidil tópico+ cetoconazol shampoo.( e voltar para a avaliação)
    Ela disse que estou com alopécia androgenética, porém não acredito que esteja . Pq a queda foi devido o alisamento químico em 2023 .
    vejo que com 2 meses de tratamento o cabelo já encheu bastante.

    Gostaria de saber do Dr : se foi por alisamento químico alopécia, depois de 6 meses tenho alta das medicações?

    Atenciosamente,
    aguardo retorno!

    1. Olá, Daniel

      Se fosse só queda por química, já deveria ter voltado.
      Mas existem algumas possibilidades para o quadro descrito por você.
      Para saber exatamente o que está acontecendo é preciso passar por uma avaliação médica.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  34. Queria tirar uma dúvida, caso eu esteja cozinhando com a minha frigideira e unto ela com óleo de coco ou azeite,após inserir algum alimento, espirra aquele respingo quente em alguma parte do couro cabeludo,essa queimadura ela teria o poder de danificar ou até mesmo perder o folículo piloso? Ou não chega a ser pra tanto?

    1. Olá, Paulo

      Respingos de frigideira dificilmente causam queimaduras significativas a ponto de deixar cicatrizes, ainda mais no couro cabeludo que tem os cabelos protegendo.

  35. boa tarde
    meu esposo fez uma cirurgia renal e voltou do centro cirúrgico com uma queimadura na cabeca
    a princípio não sabíamos o que era
    pois era inchado e vermelho
    mas com o passar dos dias percebemos que era queimadura
    até que virou uma casca e acabou secando
    mas o local da queimadura não nasceu mais cabelo
    já faz um mes que aconteceu a cirurgia
    Será que existe a possibilidade de nascer ainda.? o local da queimadura é careca

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *