Perda de cabelos por queimaduras do couro cabeludo: o que fazer?

Queimaduras são sempre associadas a traumas, sejam eles causa ou consequência. No caso de queimadura no couro cabeludo, além da cicatriz há ainda o risco de perda dos cabelos.

Queda de cabelo por queimadura no couro cabeludo

Dependendo da gravidade, as queimaduras no couro cabeludo podem resultar em queda temporária, perda parcial ou total dos cabelos.

A queda ocorre em função do estresse provocado pela queimadura no couro cabeludo, o que geralmente sucede queimaduras superficiais.

Mesmo que extensas, se as queimaduras forem superficiais a queda tende a ser temporária, com reposição dos fios que caíram. Nesse caso, o cabelo volta a nascer normalmente dentro de alguns meses. Isso ocorre em queimaduras de primeiro grau e alguns casos de queimaduras de segundo grau superficiais.

Já queimaduras profundas, de segundo ou terceiro grau, podem causar perda de parte ou de todo o cabelo da área atingida, quadro conhecido como alopecia.

Isso porque a queimadura destrói os folículos pilosos ou os tornam incapazes de produzir novos fios.

Nesse tipo de queimadura do couro cabeludo não nasce mais cabelo na área atingida.

Trata-se de uma alopecia cicatricial definitiva, por substituição dos bulbos capilares por cicatrizes.

Causas de queimadura no couro cabeludo

Além da profundidade, as queimaduras do couro cabeludo também podem ser divididas de acordo com a causa ou tipo do acidente.

Assim temos:

  • Queimaduras térmicas: provocadas por temperaturas extremas, seja calor ou frio. Podem ser causadas por fogo, líquidos, vapores ou objetos quentes, além de queimadura de Sol. No caso do frio, ela pode ser causada por contato com gelo, objetos ou líquidos de temperaturas muito baixas, como o nitrogênio líquido e a neve carbônica, usados na crioterapia;
  • Queimaduras elétricas: ocorrem por acidentes com descargas elétricas intensas;
  • Queimaduras químicas: causadas pelo uso incorreto ou inadequado de produtos químicos. O problema pode estar na toxicidade, quantidade ou qualidade dos compostos existentes no produto aplicado.

Queimadura no couro cabeludo por química

Os principais procedimentos capilares que podem ocasionar queimaduras no couro cabeludo são:

  • métodos de relaxamento ou alisamento, como por exemplo escova progressiva;
  • descoloração;
  • tintas, luzes e outras colorações.

Todos esses procedimentos utilizam produtos químicos que podem resultar em queimadura no couro cabeludo.

Em geral, essas queimaduras químicas estão associadas ao uso inadequado dos produtos. 

É o caso, por exemplo, de queimadura no couro cabeludo com guanidina, formol, água oxigenada, amônia e outros agentes químicos presentes em tintas de produtos de alisamento.

A queimadura no couro cabeludo pode ocorrer quando se deixa o produto agir por mais tempo do que o recomendado.

Outra situação possível é a escolha de um produto que esteja fora dos padrões estabelecidos de segurança, como ter na composição altas concentrações de formol ou de peróxido de hidrogênio.

Dessa forma, é essencial que antes de optar por um tratamento químico, seja feita uma pesquisa sobre a confiabilidade e experiência do profissional que conduzirá a técnica, assim como das adequações e recomendações do produto escolhido.

Por sua vez, o profissional que for realizar o procedimento deve sempre fazer um teste com o produto em uma mecha de cabelo antes de prosseguir com a técnica.

Por conta dos riscos e de possíveis complicações sérias, deve-se evitar a realização de procedimentos desse tipo em casa, pois a aplicação errônea e falta de experiência podem provocar sérios quadros de queimadura no couro cabeludo.

Como identificar uma queimadura química no couro cabeludo?

Inicialmente é preciso saber que não é normal sentir ardência ou dor intensas no couro cabeludo após a aplicação de um produto químico.

Além disso, outros sintomas que podem ocorrer a seguir são: inchaço, vermelhidão, presença de casquinhas, formação de bolhas, machucados, úlceras e também queda de cabelo.

Na literatura médica, existem diversos relatos de caso de queimaduras por agentes usados em salão de beleza ou em casa, principalmente em processos de luzes e mechas.

Alguns deles com formação de extensas e profundas feridas no couro cabeludo, como o relato publicado em 2019 no Archive of Plastic Surgery e até no pescoço, como no caso publicado no Annals of Burns and Fire Disasters em 2012.

Em geral, nota-se falha na concentração dos produtos ou nas passos recomendados para a técnica.

O que fazer após uma queimadura no couro cabeludo?

Ao se notar sintomas de queimadura na cabeça, é necessário realizar os primeiros cuidados para evitar que o quadro se agrave.

Assim, recomenda-se lavar os cabelos somente com água corrente em temperatura morna ou fria por cerca de 10 a 15 minutos.

Além disso, deve-se evitar passar produtos como álcool, açúcar, café, pasta de dente ou mesmo pomada sem orientação médica

Outra recomendação é não coçar ou mexer na região machucada, evitando também pentear os locais mais agredidos.

Não usar secador ou nenhuma outra fonte de calor para secar os cabelos.

E claro, assim que possível procurar um serviço médico para avaliação e tratamento.

Qual o tratamento para queda de cabelo por queimadura?

O tratamento para a queda de cabelos por queimaduras no couro cabeludo vai depender da extensão e gravidade das lesões.

Em casos de queimaduras superficiais, a utilização de medicamentos tópicos e orais, além dos cuidados diários podem ser suficientes para a retomada do crescimento capilar.

Já casos mais graves, com cicatrizes, medicações tópicas e orais se limitam ao alívio dos sintomas.

Nesses casos, o tratamento da alopecia pode ser feito com técnicas de reconstrução do couro cabeludo. Entre elas, tem-se a micropigmentação, procedimentos cirúrgicos ou próteses capilares.

Reconstrução capilar

A micropigmentação é uma boa opção para cicatrizes em áreas pequenas em pessoas que não desejam fazer cirurgia.

Entre os possíveis procedimentos cirúrgicos para alopecias por queimaduras encontram-se a redução cirúrgica do cicatriz, o transplante e o implante capilar.

Dependendo do tamanho da cicatriz e elasticidade da pele, é possível diminuir a área de calvície através de excisão cirúrgica. Isso pode ser suficiente para corrigir a falha em cicatrizes. No caso de cicatrizes maiores, a cirurgia pode diminuir a área a ser coberta pelo transplante ou implante capilar.

No transplante capilar, fios de áreas não atingidas pela queimadura no couro cabeludo são transferidos para cobrir as falhas

Já no implante capilar, outros materiais como fios de cabelo sintético podem ser usados para substituir os fios que caíram.

Devido às cicatrizes, em ambos os procedimentos a taxa de rejeição dos fios transplantados costuma ser alta. Isso pode muitas vezes acabar inviabilizando o procedimento.

Desse modo, uma opção interessante para pessoas que não desejam se submeter a cirurgias é o uso de próteses capilares.

Hoje em dia, existem próteses com resultados estéticos bem interessantes e naturais.

Entre as vantagens do uso de próteses está a cobertura e proteção da queimadura, principalmente da radiação solar

Isso é especialmente importante devido ao aumento do risco de se desenvolver câncer nas cicatrizes por queimaduras no couro cabeludo.

Queimadura no couro cabeludo: o que fazer?

Ao se notar a queimadura no couro cabeludo deve-se procurar o quanto antes um serviço médico.

Apenas um especialista poderá diagnosticar a gravidade do caso e indicar o melhor tratamento para as lesões e queda de cabelo associadas à queimadura.

A Clínica Doppio, além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

blank

Dr. Nilton de Ávila Reis

CRM: 115852/SP | RQE 32621


Posts Relacionados

Lúpus e cabelo: qual a relação?
A queda de cabelo por lúpus é uma queixa frequente dos portadores da doença. Ao... (Leia mais)
Miniaturização do cabelo: entendendo a calvície
Muitas pessoas ficam confusas ao perceber seus cabelos diminuindo. O que boa parte delas não... (Leia mais)
O que fazer para manter o cabelo da gravidez?
Existem muitas dúvidas sobre o comportamento do cabelo após gravidez. A mais frequente delas é... (Leia mais)

44 Responses

  1. Meu enteado teve queimadura no couro cabeludo com óleo quente. Não nasce mais cabelo. Isso aconteceu há dez anos. Qual tratamento devo fazer pra nascer cabelo no local da queimadura?

    1. Olá, Alencar

      O tratamento de queimaduras profundas que deixam cicatrizes é a reconstrução capilar, ou seja, a reconstrução da área capilar perdida através de cirurgia ou métodos não-cirúrgicos.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  2. Meu namorado descoloriu o cabelo em casa. O couro cabeludo está sensível, ardendo e soltando pus(alguns fios de cabelo grudam no couro e ficam duros) o que é recomendado neste caso?
    O procedimento foi feito a um dia, descolorimos o cabelo 2 vezes e depois passamos tinta 12.11 por 40 minutos.

    1. Olá, Gabrielly

      Sugiro que lave bem com água morna e xampu suave e assim que possível procure um médico para avaliar a necessidade de tomar antibiótico.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-los.

    1. Olá, Nattyelle

      A indicação medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do couro cabeludo.
      Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  3. ola fiz uma progressiva, no meu cabelo, porem a química da progressiva fez uma ferida no meu cabelo na qual eu fiquei mexendo, eu fiquei coçando com isso os cabelos cairão, todos no local da ferida, esta, a ferida esta cicatrizada, porem os cabelos não voltaram a crescer, oque eu devo fazer, ?? li aqui no seu site em caso de queimadura leva ate dias para voltar a nascer.?

    1. Olá, Rafael

      O recomendado é não mexer mais no local e aguardar algumas semanas.
      Se o cabelo não voltar, procure um médico especialista.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  4. Olá! Fiz uma esfoliação capilar, e no mesmo dia apliquei tinta e usei um tônico capilar, acredito que as químicas penetraram no bulbo capilar… nunca tive queda na minha vida, e agora perdi muitos fios de cabelo. A queda diminuiu muito, mas ainda caem fios de cabelo todos os dias, nitidamente. Acredito que tenha sido superficial, prq em alguns lugares já voltou à nascer, mas os cabelos ainda não oram de cair. E mesmo o couro cabeludo estando branquinho, não estando vermelho, só com poucas feridinhas, umas 3/4, ainda sim, arde um pouco. Comprei Bepantol líquido para passar onde coça, mas não sei se posso usar todos os dias, e não sei se devo usar, porque querendo ou não é mais uma química, né isso? O que posso fazer? Melhor ficar passando o Bepantol, ou só deixar o couro cabeludo se recuperar mesmo com o tempo? Quanto à queda estou apenas tomando suplemento capilar. Aguardo a resposta! E desde já, muito obrigada!

    1. Olá, Mariana

      Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/) para avaliação da extensão da queimadura e para investigar sua queda de cabelo. Evite passar qualquer química.
      Mesmo tendo a possível queimadura, existem muitas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  5. Olá, tenho Dermatite seborreica, nunca tratei. E fiz uma progressiva com formol no meu cabelo, saiu algumas casquinhas, umas eu arranquei, passei babosa no couro cabeludo para elas soltarem. Faz um mês e meio que fiz a progressiva, percebi que estou com umas falhas no cabelo e está caindo muitos fios. Será que vou ficar careca? estou muito preocupada. Comecei a tomar um vitamina que tem cromo, biotina, piridoxina, selênio e zinco. E vou começar a usar o Minoxidil. Será que vai ajudar?Aguardo a resposta! E desde já, muito obrigada!

    1. Olá, Jessica

      O quadro de queda de cabelo com falhas no couro cabeludo pode ser provocado por diversas condições, entre elas a alopecia areata (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-areata-queda-de-cabelo/), alopecia androgenética (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-feminina/), alopecias cicatriciais (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-tipos/), pela própria queimadura ou ainda outras condições.
      Portanto, é preciso passar por avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem dessa avaliação médica.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Yza

      Pode ter ocorrido uma irritação do seu couro cabeludo pela química.
      Se o quadro persistir, procure um médico especialista para examinar seu couro.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  6. Boa noite, Dr. Há 5 meses fiz uso de dois produtos para cobrir cabelos brancos (pouquíssimos, na verdade) da marca grecin e biocolor. No caso do grecin, não houve problema, mas após o uso do biocolor senti uma grande queimação no couro cabeludo, talvez por ter deixado o produto agir por mais tempo do que o recomendado, além de talvez ser incompátivel com o produto anterior. O fato é que depois disso, meu cabelo mudou radicalmente: a cor do produto não saiu desde então, ficou com aspecto seco e frágil, sem vida, mesmo raspando na lâmina, tem crescido do mesmo jeito. Saberia me dizer a causa para isso e será permanente?

    1. Olá, Augusto

      Sua história é interessante.
      Para saber o que aconteceu no seu caso, no entanto, é preciso examinar cuidadosamente os fios afetados e o couro cabeludo.
      Portanto, sugiro que passe em consulta.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  7. Olá boa tarde, fui descolorir apenas uma mecha de cabelo, porém acabei deixando pegar na raiz e foi deixado mais tempo que o necessário, agora apenas está formando casquinhas, nada além disso, o que fazer agora?

    1. Olá, Beatriz

      Algumas dicas e cuidados:
      1- tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      2 – evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos.
      3 – secadores ou pranchas também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos.
      4 – cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      5 – em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      6 – não se deve aplicar água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada, sem orientação médica.
      7 – não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro.
      8 – não retirar as casquinhas. Elas saem sozinhas.

      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  8. Olá, descolori meu cabelo, usei água oxigenada 40 e meu cabelo é muito curto, tipo militar, e acabei deixando tempo a mais do recomendado, e acabou aparecendo umas manchas mais escuras no couro cabeludo, ele volta aí normal, se se voltar oque eu devo fazer?

    1. Olá, João

      Geralmente manchas que aparecem após irritações no couro cabeludo provocadas por produtos químicos tendem a desaparecer depois de alguns meses. Se isso não ocorre, sugiro que procure um médico para avaliação.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

    1. Olá, Juliano

      Sugiro que siga as orientações contidas no artigo, inclusive a de não fazer nenhum tipo de química no cabelo até que seu couro se recupere.

  9. Fui em um barbeiro platinar o cabelo, ele cortou primeiro e depois passou a química, meu cabelo estava baixo. Ele deu 3 passadas do produto, 30 min cada passada, com touca terminaca ainda … Senti muita dor durante o processo mas ele dizia ser normal, ai fui aguentando … Não sei como aguentei o sofrimento. Quando foi lavar meu cabelo caiu todo e o couro cabeludo ficou todo machucado, mandei ele raspar tudo na máquina Pra ver se igualava o cabelo. Minha testa ficou toda ferida também … Agora após 4 días do procedimento, meu couro cabeludo tá cheio de casca preta, parecendo até escama de onça. O maluco cozinho minha cabeça :/ Sabe me dizer se essas paradas pretas vão sair e se tem risco do meu cabelo crescer com falhas?

    1. Olá, Johnny

      As cascas pretas devem sair com o tempo. Sugiro não tentar arrancá-las, pois isso pode atrapalhar a cicatrização.
      Tanto o risco de perder o cabelo nos locais de queimadura quanto a possibilidade de ficar com manchas e cicatrizes vai depender da profundidade da queimadura.

  10. Olá, fiz alisamento + tintura na hora que fiz o alisamento senti uma leve ardência que incomodou mas logo passou, depois foi retirado o produto e seguimos com a tintura que no momento que foi colocado no meu cabelo senti uma ardência muito forte no meu couro cabeludo que segundo a profissional era normal pela água oxigenada que tinha na mistura da tinta pois o couro já estava irritado, deixamos a tintura agir por 50 minutos não estava mais ardendo tanto, depois de tirar a tinta o meu couro estava bem vermelho e não aguentei nem deixar ela secar. Já em casa depois que meu cabelo secou naturalmente notei que em algumas partes está muito vermelho, dolorido e soltando um líquido que parece óleo, estou muito preocupada! Será que houve queimadura? Oq devo fazer?

    1. Olá, Vanessa

      Seguem algumas dicas de cuidados com o couro cabeludo com suspeita de queimadura:
      sair o quando antes do Sol;
      proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      após uma queimadura solar no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      secadores ou pranchas também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      aplicar protetor solar pelo menos 15 minutos antes de cada exposição solar;
      cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      não se deve aplicar água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      recomenda-se beber bastante líquido para evitar a desidratação.

      Se o incômodo persistir, procure um médico especialista para maiores orientações.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

      1. Doutor por favor me ajude minha irmã escovou meu cabelo com uma escova que havia dado progressiva eu não sabia e só tirei o produto com três dias só que queimou o couro cabeludo não tá vermelho mais queima demais arde muito muita dor e pior tá caindo meus cabelos estou com medo de não nascer mais onde houve a queimadura só que a queimadura é superficial mais tá doendo muito nasce de novo meu cabelo onde está caindo ? Já vai fazer 15 dias q tá queimando muito

        1. Olá, Jeisiane

          Fique calma, se não há lesão na pele, não há risco de haver perda definitiva do cabelo no local da irritação.
          A ardência deve melhorar em alguns dias.
          Para acelerar o processo, sugiro que procure um médico especialista ou dermatologista.
          Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
          Estamos à disposição para ajudá-la.

  11. Meu filho foi fazer Nevou pinta de branco
    Pra fazer isso tem usa capacete quente ele uso 3 vezes acabo queimando parte coro cabeludo e o cabelo branco está grudado com cabelo oque devo fazer? O cabelo vai cresce?tempo de duração cabelo cresce totalmente?

    1. Olá, Bruno

      Leve seu filho o quanto antes a um médico pediatra ou dermatologista.
      Enquanto isso, sigas as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      5. após uma queimadura solar no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

      As chances de recuperação do cabelo bem como o tempo para que isso ocorra vão depender da profundidade e gravidade da queimadura.

  12. Olá eu Pintei o cabelo de platinado e acabou causando alguns queimaduras com produto químico queria saber o que que eu vou passar está soltando uma água amarela
    É muito gave??

    1. Olá, Vitor

      Vá o quanto antes a um médico dermatologista ou especialista.
      Enquanto aguarda a consulta, sigas as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      5. após uma queimadura solar no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

      A e gravidade da queimadura vai depender da profundidade da lesão.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  13. Oii eu passei tinta preta para cobrir o rosa que não queria mais,e nunca tive alergia da tinta rosa passei a preta,estou com o lado do rosto ea nuca inchada lembrando que só tinha rosa na metade da cabeça,não passei no cabelo todo.
    Estou com o lado do rosto inchado ea nuca oque eu posso fazer???

    1. Olá, Gabriela

      O primeiro passo é procurar um médico especialista assim que possível para ele te passar as medicações necessárias.
      Além disso, claro, evite passar tinta de cabelo ou qualquer produto químico até maiores esclarecimentos.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Vinícius

      Siga as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos;
      5. após uma queimadura solar no couro cabeludo não é um bom usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

      As chances de recuperação do cabelo bem como o tempo para que isso ocorra vão depender da profundidade e gravidade da queimadura.
      Portanto, sugiro que vá o quanto antes a um médico especialista ou dermatologista.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  14. Dr meu filho descoloriu o cabelo em casa , por conta dessa modinha do nevou , porém o couro cabeludo está machucado e saindo líquido , tentei agendar uma consulta mais não consegui qual shampoo posso comprar pra q ele use e não irrite mais o couro cabeludo enquanto não consigo consulta

    1. Olá, Raquel

      Enquanto não consegue agendar consulta, siga as seguintes orientações:
      1. evitar o Sol;
      2. ao sair, proteger a área queimada com chapéu ou boné;
      3. tomar banhos frios para aliviar a dor e desconforto. Ao sair do banho secar a cabeça levemente;
      4. evitar usar xampus ou produtos capilares que possam agravar a irritação como, por exemplo, esfoliantes, ou anti-resíduos. Prefira xampus neutros para couro cabeludo sensível;
      5.não usar produtos no cabelo como cremes ou gel, pois eles podem irritar mais a região afetada;
      6. secadores também não devem ser usados nesse período, pois eles também podem intensificar os danos;
      7. cremes hidratantes à base de aloe vera podem ser usados para aliviar os sintomas.
      8. em caso de dor, pode-se tomar um analgésico de costume;
      9. não se deve aplicar chás, produtos caseiros, água oxigenada, cremes ou pomadas na pele queimada pelo Sol, sem orientação médica;
      10. não aplicar gelo ou qualquer objeto gelado no couro;
      11. no caso de a formação de bolhas, elas não devem ser manipuladas ou estouradas, pelo risco de infecções. O mais correto é procurar um médico especialista assim que possível;
      12. não tente tirar as casquinhas ou cabelos que ficaram grudados.

      Procure um médico assim que possível.

  15. Ola doutor, entt fui fzr o tal do nevouu e nao deu certo meu cabelo caiu quase todo tive que deixar baixinho, dois dias depois no caso hoje minha cabeca esta ressecada a parte de cima no caso com casquinha, n esta doendo nem coçando nem nada so essas casquinhas mesmo uq devo fzr? Meu cabelo corre risco de n crescer mais? Pfv me ajuda , tnh mt medo de ficar careca ja que as casquinha estao na parte de cima da cabeça no caso eu ficaria careca por completo, agradeço se me ajudar!

    1. Olá, Wenicius

      Para procedimentos químicos deixarem careca é preciso ter queimadura do couro cabeludo.
      Se esse não é o seu caso, não se preocupe, que o cabelo vai voltar.

Deixe uma resposta

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *