A recrexina funciona para queda de cabelo e calvície?
A Recrexina, ou Crescina, é um tópico que se propõe a tratar a queda de cabelo excessiva e fortalecer os fios de pessoas com alopecia.
Mas será que ela funciona?
Composição da recrexina
A composição da Recrexina inclui a seguinte formulação:
Álcool denaturadao, água, glicerina, butileno glicol, nicotinato de benzila, benzofenona-4, EDTA dissódico, ácido glicirretinínico, mentol, hidróxido de sódio, salicilato de silanodiol, trietanolamina, serina, treonina, propileno glicantoína, adenosina, acetilmetionato de zinco, extrato de hematita, fosfatidilcolina, proteína de soja hidrolisada, DNA hidrolisado, MA hidrolisado, extrato de folha de Eriobotrya japonica , ácido salicílico, glicogênio, extrato de artemia.
Existem 2 produtos dermocosméticos da marca: HFSC 100 e HSSC.
Esses produtos têm alguns componentes e propostas distintas, sendo que cada um deles ainda tem uma versão masculina e feminina.
HFSC 100%
Além da composição básica, o HFSC 100% conta ainda com os princípios ativos cisteína, lisina, proteína de arroz hidrolisada, glicoproteína e ácido corosólico.
Antiqueda HSSC
Já o antiqueda HSSC tem ente seus ativos a hidroxiprolina, ácido aspártico, ativador enzimático, taurina, proteína de levedura micronizada e acetil tetrapeptideo-3.
Quais os resultados da recrexina?
A melhor forma de saber se um produto como a Recrexina funciona é pesquisar seus resultados em estudos científicos.
Apesar do produto, segundo a fabricante Lupin Skin Science ou Labo Suisse, estar no mercado há quase 20 anos, quando se faz a pesquisa por essa tópico na literatura médica, há poucos dados disponíveis.
Um único estudo sobre o assunto foi realizado na Itália, sendo publicado em 2013.
O estudo avaliou o resultado da Recrexina HFSC, na Europa chamada Crescina HFSC, em 46 homens com calvície leve à moderada.
Metade do grupo usou a Crescina e metade um líquido sem qualquer ação, chamado placebo.
Ninguém sabia qual dos dois produtos estava usando: Crescina ou placebo.
Após receberem aleatoriamente o produto que iriam fazer uso, os participantes eram então orientados a aplicar a loção durante 4 meses.
Nesse período, eles deveriam aplicar 5 mL do composto 1 vez ao dia por 5 dias consecutivos, interrompendo o tratamento por 2 dias a cada 5 dias de uso.
Para comparar os resultados foram feitas fotos antes e depois do tratamento, além de imagens com fototricograma e teste de tração.
Resultados
Após análise, os pesquisadores notaram uma redução na queda de cabelo com a Recrexina.
Pessoas que usaram Crescina apresentaram, após 2 meses de tratamento, aumento de 6,8% dos fios em fase de crescimento ou anágena. A quantidade de fios em fase anágena é um dos parâmetros utilizados para avaliar da queda de cabelo.
Com 4 meses, esse aumento foi de 10,7%.
No grupo placebo, a melhora foi de apenas 2,2% após 4 meses de uso.
Além disso, os pesquisadores também notaram ganho de força dos fios após uso da Recrexina.
Essa força foi medida através de resistência do fio à tração.
Após 2 meses de uso de Crescina, houve uma melhora de 29,6%, passando a 46,8% após 4 meses.
Como comparação, no grupo placebo, a melhora da resistência foi de 16,6% após 4 meses.
Como a recrexina funciona?
A proposta da recrexina é agir como um loção antiqueda e fortificante capilar, promovendo a retomada do crescimento dos fios fracos.
Segundo o laboratório Lupin, a Recrexina HFSC 100% seria indicada para estimular o crescimento de novos fios. Já a HSSC antiqueda atuaria para frear a queda de cabelo, além de contribuir para o fortalecimento dos fios.
O possível mecanismo de ação da Recrexina no crescimento do cabelo e controle da queda foi proposta pelo mesmo estudo italiano, único a avaliar o produto.
Segundo os pesquisadores, a Recrexina HFSC 100% seria capaz de promover:
- maior proliferação das células-tronco da papila dérmica devido a ação da proteína hidrolisada do arroz e pelo ácido corosólico;
- ampliação da queratinização dos fios, estimulada pela cisteína, lisina e uma glicoproteína (lectina);
- maior estímulo da microcirculação devido à ação do nicotinato de benzila. Esse vasodilatador teoricamente aumentaria o aporte de nutrientes e oxigenação no couro cabeludo.
Contraindicações e efeitos colaterais da Recrexina
O único estudo sobre o produto sequer cita efeitos adversos.
O laboratório Lupin também não menciona nada sobre essa possibilidade.
Apesar de não haver relatos, por ser uma loção de uso tópico, provavelmente seus possíveis efeitos indesejados sejam mais locais como irritação, coceira, caspa, ardência, alergia e piora do quadro de dermatites do couro cabeludo.
Dependendo do grau de irritação do couro, pode ser até que ocorra piora da queda de cabelo pelo uso incorreto do produto.
Outra informação que falta é se há alguma restrição ou contraindicação ao uso da Recrexina por grávidas, mulheres em amamentação ou crianças, por exemplo.
Como usar a Recrexina?
A recrexina é uma loção para uso tópico.
O produto está disponível em ampolas, sendo que cada ampola contém 3,5 mL do líquido.
As ampolas vêm em caixas com 20 unidades cada, quantidade suficiente para 1 mês de uso. Além das ampolas, o kit inclui 2 bicos: um cortador para quebrar a ponta da ampola e outro bico dosador para ser usado após quebrá-la.
Segundo a bula, deve-se usar uma ampola ao dia.
Modo de uso
A recomendação é aplicar a Recrexina diretamente no couro cabeludo limpo por 5 dias consecutivos, com pausa de 2 dias.
Após aplicar o líquido nas áreas com menor densidade capilar, deve-se massagear o couro até completa absorção do produto.
Se o problema capilar da pessoa for calvície, a fabricante sugere o uso do kit contendo apenas a HFSC 100%.
Para casos em que além do rarefação capilar, ainda há queda de cabelo acentuada, a recomendação é alternar o HFSC 100% com a HSSC antiqueda, usando uma ampola por vez a cada dia.
Para diferenciar os produtos, a ampola da Recrexina HFSC 100 possui rótulo amarelo, enquanto a HSSC antiqueda tem rótulo branco.
Assim quem tem cabelos finos e ralos, a orientação é usar somente as ampolas brancas.
Em casos de cabelos fracos e que estão caindo muito, deve-se alternar ampolas brancas e amarelas.
A sugestão do fabricante é manter o tratamento por 4 meses, 2 vezes ao ano.
Os resultados iniciais, segundo a bula, aparecem após 2 meses de uso.
Pelas informações da bula, a utilização do produto mais de uma vez ao dia não apresenta benefícios e nenhuma melhora adicional.
Quando usar Recrexina?
A recrexina não é medicamento, mas um dermocosmético.
Dessa forma, o produto não precisa de receita médica para ser adquirido nas farmácias.
No entanto, mesmo não sendo um remédio, é melhor que seu uso seja sempre orientado por um médico especialista.
Após a investigação das causas da queda de cabelo, o especialista tem condições de recomendar tanto o produto mais adequado ao caso, como a revisão de hábitos e também condutas complementares que auxiliem nos resultados almejados.
A Clínica Doppio possui uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície. Além disso, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.
Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.
Dr. Nilton de Ávila Reis
CRM: 115852/SP | RQE 32621
Gostaria de fazer progressiva mesmo fazendo tratamento com recrexina, * sera q posso fazer??
Olá, Loreci
Não há interação entre os produtos da Recrexina e da escova progressiva. Entretanto, se o seu couro cabeludo ficar sensível após a química, evite usar a Recrexina até melhorar seu couro.
recrexina 1300 e 500 mulher , qual a diferenca entre elas?
Olá, Elen
De acordo com as especificações do fabricante, o Recrexina 500 mulher seria mais indicado para a queda de cabelo e o 1300 mulher para crescimento e aumento da densidade capilar.
Posso usar minoxidil nos dias em que não usar a recrexina branca? Ou seja, nos dias que não for usar a recrexina, usar o minoxidil?
Olá, Simone
Não há interação entre minoxidil e recrexina.
Entretanto, é preciso ter cuidado.
É importante ter acompanhamento médico para fazer uso de medicamentos, mesmo tópicos.
No caso do minoxidil, ele pode agravar quadros de dermatite do couro cabeludo e provocar queda de cabelo, se não for bem indicado.
Portanto, sugiro que agende uma consulta com um médico especialista.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá , bom dia, qual a Recrexina versão Homem, indicada para cabelos ralos e aceleração de crescimento , sendo que existe algumas versões tipo, 200, 500 e 1300
Agradeço por antecipação
Olá, Rui
As versões da Recrexina variam de acordo com a intensidade e gravidade do quadro.
Para saber qual a mais adequado para o seu caso, sugiro que passe por uma avaliação com um médico especialista.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-lo.
Bom dia! Muito útil a explicação! Nenhum Dermato aqui no Rio me recomendou Recrexina, mas sofro com o cabelo ralo, aparecendo o couro cabeludo. E entradas. Tomo minoxidil e começou a melhorar a queda. Mas tenho falhas no couro. E minha testa aumentou 3 dedos nos últimos 5 anos. Queria saber qual a apresentação recomenda pra mim. Achei confuso as opções de concentrações e composição com outra substância em alguns casos. E por curiosidade, qual a diferença do produto masculino e feminino tecnicamente? Rsss
Olá, Elaine
As diferentes formulações visam atender diferentes graus de comprometimento capilar e público, ou seja, homem ou mulher.
Para saber se o produto é recomendado para o seu caso e qual produto usar é preciso passar por uma avaliação com um médico especialista.
Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que causando seus cabelos ralos e como tratá-los.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Moro no Rio, mas obrigada Dr Nilton!
Meu problema é hereditário. tem cabelos bem finos e bastante queda quando tempo devo fazer tratamento. Ganhei duas caixa pra começar. tenho 43 anos.
Olá, Fabiana
A indicação bem como o tempo de usar qualquer medicação dependem da prévia avaliação do problema capilar por um médico especialista.
Somente após análise completa do seu fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue é possível determinar o que está acontecendo e te responder o que e por quanto tempo fazer o tratamento.
Se precisar de mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá, usei a recrexina e foi ótimo, mas tive covid e perdi muito cabelo, mas agora não encontro mais para comprar, vocês tem para vender, oi sabem como posso conseguir
obrigada
Olá, Simone
Não comercializamos a Recrexina.
O objetivo desse artigo é meramente informativo.
Mas caso queira mais informações sobre como cuidar da sua perda de cabelo, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá. Qual a diferença entre Recrexina e Crescina? E entre o de homem e mulher com a mesma dosagem? Pois de homem com mesma dosagem costuma ser mais barato. Obrigada.
Olá, Renata
Crescina e Recrexina são nomes diferentes para o mesmo produto, com pequenas variações entre suas diversas versões.
È melhor retirar a informação da Recrexina, ela não é encontrada mais em lugar nenhum, já estou a meses tentando comprar.