Como obter vitaminas para cabelos saudáveis e fortes?

Como obter vitaminas para cabelos saudáveis e fortes?

Alimentar-se bem é essencial não só para a saúde do corpo, mas também para a vitalidade dos cabelos. Assim, é importante se informar sobre quais as principais vitaminas para cabelos saudáveis e em que alimentos encontra-las.

Tipos de vitaminas

Vitaminas são substâncias orgânicas presentes em alimentos necessárias em pequenas quantidades para a manutenção da saúde.

Elas atuam especialmente como auxiliares de reações em processos metabólicos vitais para o bom funcionamento do organismo.

As vitaminas podem ser lipossolúveis ou hidrossolúveis.

Vitaminas lipossolúveis

As vitaminas lipossolúveis são aquelas que precisam de gordura e ácidos biliares para serem absorvidas. Uma vez absorvidas, o corpo mantém estoques delas no fígado e no tecido adiposo para uso posterior. Por serem estocadas, se consumidas em excesso podem causas problemas relacionados à hipervitaminose.

As vitaminas desse grupo são:

  • Vitamina A
  • Vitamina D
  • Vitamina E
  • Vitamina K

 

Vitaminas hidrossolúveis

As vitaminas hidrossolúveis são facilmente absorvidas pelo corpo.

Se consumidas em quantidades maiores do que as necessárias, o excesso vai ser eliminado, não estocado. Isso significa que o risco de hipervitaminose é baixo, mas por outro lado elas precisam sempre ser repostas.

Nesse grupo encontram-se:

  • Vitamina do complexo B
  • Vitamina C

 

Ingestão diária recomendada de vitaminas para cabelos

A quantidade de nutrientes varia de acordo com as necessidades de cada organismo. Sendo assim, ajustes podem ser necessários para atender as diferentes demandas.

A tabela abaixo descreve as doses de vitaminas recomendadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) para adultos.

Ingestão diária recomendada para adultos (IDR)
Nutriente                          IDR
Vitamina A 600 mcg/d
Vitamina B1 1,2 mg/d
Vitamina B2 1,3 mg/d
Vitamina B3 16 mg/d
Vitamina B5 5 mg/d
Vitamina B6 1,3 mg/d
Vitamina B7 25 mcg/d
Vitamina B9 400 mcg/d
Vitamina B12 2,4 mcg/d
Vitamina C 45 mg/d
Vitamina D 5 mcg/d
Vitamina E 10 mg/d

Fontes naturais de vitaminas para cabelos

Alimentos ricos em vitaminas para cabelos:

  • Vitamina A: fígado, batata doce, abóbora, espinafre, manga
  • Vitamina B1: germe de trigo, carne de porco, peixe, feijão, ervilha, levedo de cerveja, castanhas, semente de girassol
  • Vitamina B2: leite e derivados, fígado de boi, ovos, vegetais de folha escura, carne, legumes e castanhas
  • Vitamina B3: peixes, frango, carne de porco, fígado, amendoim, semente de girassol
  • Vitamina B5: fígado, semente de girassol, cogumelo, abacate, gema do ovo, carne vermelha, de porco e de frango
  • Vitamina B6: salmão, atum, frango, peru, grão de bico, abacate, espinafre, banana
  • Vitamina B7: levedo de cerveja, fígado, abacate, amendoim, nozes, gérmen de trigo, ovos, carnes e leite.
  • Vitamina B9: feijão, lentilha, abacate, espinafre, brócolis, manga, laranja
  • Vitamina B12: fígado, leite, ovos, peixes e frutos do mar. Por estar presente somente em fontes animais, costuma ser deficiente em adeptos de dieta vegan, necessitando de reposição com suplementos, alimentos enriquecidos ou polivitamínicos.
  • Vitamina C: acerola, goiaba, brócolis, morango, kiwi, laranja
  • Vitamina D: óleo de fígado de bacalhau, peixes de água fria como salmão, tainha, atum, cogumelos, carne, ovos
  • Vitamina E: ovos, leite, amêndoas, semente de girassol, abacate, vegetais de folha escura, óleos vegetais

 

Alimentos x vitaminas para cabelos

A seguir são listados alimentos e quantidades necessárias para se atingir a Dose Diária Recomendada das vitaminas para cabelos:

Lista de alimentos com vitaminas para cabelos
Nutriente Alimento Quantidade de alimento Quantidade de vitamina % IDR
Vitamina A Batata doce ½ unidade 700 mcg 117%
Vitamina B1 ou tiamina Feijão 1 xícara 0,4 mg 33%
Vitamina B2 ou riboflavina Fígado de boi 50 gramas 1,76 mg 136%
Vitamina B3 ou niacina Amendoim cru ½ xícara 17,6 mg 110%
Vitamina B5 ou ácido pantotênico Abacate 1 unidade 2 mg 40%
Vitamina B6 ou piridoxina Grão de bico 1 xícara 1,1 mg 85%
Vitamina B7, h ou biotina Ovo 1 unidade 13 mcg 52%
Vitamina B9, folato ou ácido fólico Espinafre 1 xícara 262 mcg 65%
Vitamina B12 ou cobalamina Marisco 50 gramas 50 mcg 2083%
Vitamina C Laranja 1 unidade 70 mg 155%
Vitamina D Salmão 50 gramas 65,7 mcg 1314%
Vitamina E Amêndoa 41 gramas 10 mg 100%


Vitaminas para cabelos fortes: o que tomar?

Conciliar a rotina profissional com a vida pessoal pode muitas vezes ser um desafio.

As exigências do dia a dia podem dificultar o cuidado com aspectos importantes para a saúde, tais como a prática regular de exercícios físicos e uma alimentação balanceada.

Sabendo dos problemas que a deficiência de vitaminas pode causar, cresce o consumo de polivitamínicos, suplementos e alimentos enriquecidos.

Entretanto, assim como a falta, o excesso de vitaminas também causa problemas para a saúde e queda de cabelos.

Assim, é importante receber a orientação correta antes de fazer a reposição.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

 

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