A cura da calvície está próxima?

A cura da calvície está próxima?

A corrida por tratamentos para a cura da calvície está acelerada. Diversas organizações e centro médicos ao redor do mundo prometem novos e revolucionários métodos para os próximos anos. Podemos afirmar que a cura da calvície está próxima?

Cura da calvície com células-tronco

Terapias baseadas em tecnologias envolvendo células-tronco parecem ser uma das mais importantes promessas de novos tratamento para homens com grandes áreas acometidas pela calvície ou alopecia androgenética. Esses novos métodos também podem ser efetivos no tratamento de algumas outras condições, como a calvície feminina e alopecias cicatriciais.

As células-tronco, também chamadas de células embrionárias, são células indiferenciadas capazes de se tornar qualquer tipo de célula tecidual, como a de músculo, pele ou cabelo. Essa diferenciação é feita por mecanismos e substâncias ainda não completamente esclarecidos.

A maioria das terapias com células-tronco se baseiam no cultivo de novos folículos capilares no laboratório, através de técnicas que permitem replicar os próprios folículos do paciente.

Por essa técnica, uma pequena amostra de couro cabeludo seria retirada da área doadora, de onde seriam extraídas células-tronco de folículos ativos. Uma vez extraídas, elas seriam cultivadas aumentando consideravelmente a quantidade de unidades foliculares disponíveis para serem implantadas na área calva.

Implante capilar com célula-tronco

A técnica de implantação em nada difere da técnica já utilizada. A diferença está no significativo aumento de unidades foliculares disponíveis para enxerto e em uma reduzida área doadora.

Nesse sentido, seguem os principais laboratórios e centros envolvidos em pesquisas e suas propostas.

Estados Unidos

Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute.

Em janeiro de 2015, essa instituição americana com sede na Califórnia causou alvoroço na mídia ao ser capaz de criar fios de cabelo em ratos a partir de células-tronco humanas. Como passo seguinte, eles pretendiam iniciar o implante dessas células em humanos. Entretanto, não há mais atualizações sobre o assunto desde que fizeram o seu primeiro anúncio.

Japão e Canadá

Riken, Japão.

Um dos maiores centros de pesquisa do país, essa organização afiliada ao governo japonês está trabalhando para a produção em laboratório de toda a estrutura da pele humana, incluindo glândulas sudoríparas e fios de cabelos. Eles foram notícia esse ano ao conseguirem implantar folículos capilares em ratos sem pelos. Diferentemente da técnica anterior feita nos EUA, em que se implantaram as células-troncos humanas diretamente nos ratos e estimularam o crescimento dos fios, esse centro japonês cultiva as células-tronco humanas no laboratório e só depois de obter os folículos pilosos, eles foram implantados nos ratos. A empresa pretende iniciar testes em humanos em 2020.

Shisheido, Japão e RepliCel, Canadá.

Essas duas companhias fizeram parceria recente e atraíram a atenção da mídia ao sugerirem que elas teriam a cura para a calvície comercialmente disponível em 2018. Apesar de serem 2 instituições com grande potencial, a data prevista para seu lançamento não parece ser confiável, uma vez que a mesma já foi alterada diversas vezes.

França

L`Óreal e Poeteis.

Diferentemente das empresas anteriores, a gigante francesa e sua parceira investem em outra área da reconstrução capilar, a impressão 3-D. Usando componentes biologicamente compatíveis, essas empresas pretendem disponibilizar em cerca de 3 anos protótipos de pele e fios de cabelos feitos por impressoras 3-D. Esses fios estariam disponíveis para serem implantados em áreas calvas de pacientes com alopecia androgenética ou alopecias cicatriciais.

A cura da calvície está próxima?

Diversos outros institutos de pesquisa foram notícia na última década por divulgarem seus avanços nos estudos envolvendo células-tronco e calvície. Entretanto, muitos deles não têm se manifestado mais sobre o assunto, talvez por estarem tendo dificuldades com complicações do método.

Considerando-se que não há perspectiva a curto prazo para o uso dessas metodologias e que a calvície tem quadro progressivo e tratamentos efetivos disponíveis, o melhor é procurar por um médico especialista para avaliação e início do tratamento enquanto se aguarda o avançar das pesquisas.

A calvície pode ser controlada, quanto antes for detectada e tratada.

A Clínica Doppio além de contar com um médico especialista em cabelos, tem profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

2 respostas

    1. Olá, Ronivon

      Obrigado pelo comentário
      Ficamos felizes de que tenha gostado.
      Para maiores informações, favor entrar em contato pelo telefone (11) 38539175.
      Estamos à disposição para esclarecer suas dúvidas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *