consulta online médico especialista em cabelo

O que tratar em uma consulta online com médico especialista em cabelos?

A pandemia provocada pela Covid-19 resultou na mudança de hábitos de toda a sociedade e, entre as novidades, destaca-se a possibilidade de se fazer consulta online.

O atendimento médico à distância tornou-se um importante aliado nas tentativas de minimizar a transmissão do novo coronavírus devido à importância do isolamento social para reduzir as chances de contágio.

Como funciona a consulta online com médico especialista em cabelos?

A realização de consultas online tornou-se possível a partir de 19 de março de 2020 com o ofício Nº 1756/2020 do Conselho Federal de Medicina (CFM).

O objetivo do CFM e de outros órgãos de saúde que autorizaram a telemedicina no Brasil, como o Ministério da Saúde, foi oferecer uma opção de assistência médica preservando o distanciamento.

A medida foi tomada devido à excepcionalidade do momento.

No entanto, para a realização da consulta online é importante que o paciente esteja consciente sobre como essa alternativa funciona.

Uma das diretrizes é justamente que o médico avise o paciente, no início do atendimento à distância, sobre quais as particularidades e limitações deste canal.

No caso de um médico especialista em cabelos, por exemplo, o paciente pode realizar um primeiro atendimento à distância, mas, em geral, são necessários exames presenciais e de imagem para se determinar o diagnóstico correto das causas de queda de cabelo e definição do tratamento.

Para que a consulta siga as diretrizes de sigilo médico, privacidade e segurança digital é importante que o consultório escolha uma plataforma certificada com a tecnologia HIPAA (Health Insurance Portability and Accountability Act – normas de portabilidade e responsabilidade em segurança saúde).

Além disso, o paciente deve fazer um breve cadastro incluindo informações como CPF, RG e CEP para que sua identidade seja confirmada e a consulta possa ser realizada com mais segurança.

No caso da consulta online é gerado um prontuário eletrônico com as informações sobre a avaliação.

Quando a consulta online com médico especialista em cabrlos é recomendada?

Atualmente, a consulta online pode ser feita por qualquer paciente que deseje iniciar ou dar seguimento ao tratamento de condições que acometem os cabelos ou couro cabeludo.

Essa opção é ainda mais útil para pacientes que estejam no grupo de risco da Covid-19 ou apresentem alguma limitação para deslocamento, como aqueles que apresentam sintomas da doença.

A consulta online é indicada para diferentes casos, como:

● pacientes com mais de 60 anos;

● asmáticos ou pessoas com outros problemas respiratórios crônicos;

● fumantes;

● diabéticos e hipertensos sem controle da patologia;

● portadores de doenças autoimunes ou degenerativas sistêmicas;

● pacientes em uso de medicamentos imunossupressores;

● pacientes que têm ou tiveram câncer;

● pacientes que estejam em quarentena com pessoas pertencentes ao grupos de risco.

Destaca-se que a consulta à distância também é a melhor opção para pacientes que apresentam qualquer sintoma da Covid-19 como: indisposição, mal estar, dor no corpo, diarréia, perda do olfato ou paladar, dor de garganta, coriza, febre, tosse e falta de ar.

Caso haja a suspeita da Covid-19 é importante que o paciente mantenha-se isolado por 14 dias, sendo possível realizar a consulta online nesse período, mas sem agendar exames presenciais até estar recuperado.

Como obter melhores resultados com o atendimento não-presencial?

Apesar das limitações da consulta online com médico especialista em cabelos, ela pode ser usada para uma pré-avaliação ou monitoramento de um paciente que está em tratamento, por exemplo.

Além disso, o médico pode ajudar a corrigir falhas em hábitos na rotina capilar do paciente que possam estar contribuindo com a queda de cabelo.

De acordo com a anamnese também é possível direcionar a lista de exames de sangue que precisam ser feitos para se buscar a causa da queda.

Caso seja uma avaliação inicial, o atendimento com o médico especialista em cabelos pode ser mais satisfatório se o paciente estiver em mãos fórmulas e medicamentos usados em tratamentos capilares prévios ou atuais ou de medicações contínuas.

É importante informar minuciosamente o histórico médico, incluindo patologias crônicas ou que aparentam não ter relação com o cabelo.

Explicar predisposições genéticas também é relevante, como casos de alopecia ou calvície na família.

O paciente deve estar consciente que, ainda que essa avaliação inicial possa ser realizada por meio da consulta online, em algum momento provavelmente será necessário realizar exames de imagem presenciais para que o diagnóstico possa ser confirmado, com possíveis ajustes no tratamento.

Se tiver alguma dúvida ou dificuldade quanto à realização da consulta online com médico especialista em cabelos é importante entrar em contato antecipadamente com a equipe da clínica pelos canais de preferência, como telefone ou e-mail.

Se você está precisando de ajuda para resolver seus problemas capilares, entre em contato conosco! A Clínica Doppio possui uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície. Além disso, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema. Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Atendimento

Categorias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *