

Desde que foram lançados, os anticoncepcionais tem se tornado a forma mais popular de se evitar a gravidez. Apesar de serem usados por grande parte das mulheres, poucas sabem que os anticoncepcionais e queda de cabelos são relacionados.
Mulheres que são sensíveis às alterações hormonais podem vir a ter aumento da queda de cabelos em graus variáveis enquanto estão em uso da medicação ou, mais comumente, semanas ou meses após ter interrompido seu uso.
Anticoncepcionais e queda de cabelos
Por outro lado, uma vez que os anticoncepcionais orais diminuem a produção de hormônios masculinos (andrógenos) no ovário, eles podem ser usados para o tratamento da alopecia androgenética em mulheres. Nem todos, porém, são indicados para esse fim.
Para esclarecer quais podem gerar esse benefício ou qual a relação entre anticoncepcionais e queda de cabelos, é preciso que se entenda um pouco mais sobre eles.
Tipos de anticoncepcionais
Existem diversas formas de apresentação de anticoncepcionais: pílula oral, anel vaginal, implante subdérmico, dispositivo intra uterino (DIU) e injeções mensais ou trimestrais.
Apesar dessa diversidade, considerando-se apenas o seu papel no aumento da queda e na rarefação capilar, torna-se indiferente qual a apresentação, sendo mais importante os seus componentes.
Nesse sentido, existem 2 tipos de anticoncepcionais hormonais: os que tem em sua fórmula progesterona e estrógeno e aqueles que só tem progesterona. Ambos são eficazes em suprimir a ovulação e, portanto, evitar a gravidez.
As pílulas mais usadas são as que contém os dois hormônios juntos: progesterona e estrógeno.
Estrogênios
A dose do estrogênio e o tipo da progesterona variam e são essas variações que determinam tanto os efeitos colaterais como os benefícios de cada um, sendo ambos relacionados ao problema de anticoncepcionais e queda de cabelos em mulheres.
O estrogênio mais comum em pílulas é o etinilestradiol (EE). O que varia no caso é a dose. As pílulas mais antigas tinham doses mais altas (100 microgramas), provocando mais sintomas como enjoos e ganho de peso. Com a evolução, surgiram pílulas com doses menores, de até 15 microgramas de EE.
Quanto à dosagem de etinilestradiol, as pílulas se dividem em:
- Média: 35 mg
- Baixa: 20 a 30 mg
- Ultrabaixa: 15 mg
Apesar de serem eficientes, cada pílula tem sua peculiaridade em suas diferentes dosagens, cabendo ao médico ginecologista orientar qual seria a melhor indicação em cada caso.
Progestágenos
Os tipos de progesterona são responsáveis pelas diversas possibilidades tanto de benefícios quanto de efeitos adversos.
Podemos dividir os progestágenos de acordo com o grau de efeitos andrógenos que produzem.
Os efeitos andrógenos são aqueles que se assemelham aos provocados por hormônios masculinos, como aumento da oleosidade, acne, aumentos dos pelos no corpo e calvície.
Portanto, quanto maior o efeito andrógeno, maior propensão a acelerar a queda e o afinamento dos fios em pacientes predispostas.
Assim, quanto ao efeito andrógeno tem-se,
- Acentuado:
- Levonorgestrel: DIU Mirena, Ciclo 21, Microvlar, Level, Triquilar, Neovlar, Evanor
- Medroxiprogesterona: Depoprovera, Cyclofemina
- Norgestrel: Anfertil
- Etonogestrel: implante Implanon, Nuvaring anel vaginal
- Norelgestromina: adesivo Evra
- Noretisterona: Mesigyna, Noregyna
- Gestrinona: implante ou “chip da beleza”
- Moderado:
- Gestodeno: Tamisa, Femiane, Diminut, Micropil, Harmonet, Allestra 20, Allestra 30, Gestinol, Gynera, Adoless, Minesse, Alexa, Siblima
- Desogestrel: Mercilon, Mercilon conti, Gracial, Femina, Primera 20, Primera 30, Minodiol, Minian, Cerazette
- Leve:
- Ciproterona: Diane 35, Selene, Diclin, Artemidis
- Drospirenona: Yasmin, Yaz, Elani ciclo, Stezza, Moliere, Iumi
- Clormadinona: Belara
- Dienogest: Qlaira
Qual o melhor anticoncepcional para a alopecia feminina?
As progesteronas de efeito leve são consideradas anti-andrógenos, ou seja, elas possuem maior potencial de amenizar os efeitos masculinos.
São, portanto, as mais indicadas no tratamento de mulheres com calvície ou alopecia de padrão feminino.
Apesar de haver uma maior tendência a se privilegiar alguns componentes e dosagens, a decisão tanto sobre seu uso quanto sobre qual anticoncepcional deve ser o escolhido cabem exclusivamente ao médico ginecologista.
Anticoncepcionais e queda de cabelos: o que fazer?
Alguns cuidados devem ser tomados quando se decide sobre o uso de anticoncepcionais. Fatores como aumento do risco de trombose devem ser considerados. Como exemplo, fumantes acima de 35 anos ou com antecedentes familiares de trombose devem ser bem orientadas quanto aos possíveis riscos.
Por isso, o correto é sempre consultar um médico ginecologista antes de iniciar ou fazer a troca do contraceptivo.
Além disso, é importante lembrar que a queda de cabelos em mulheres pode ter diferentes causas: genética, nutricionais, condições do couro cabeludo ou mesmo medicamentos. Sendo assim, é recomendável se fazer uma avaliação com um especialista sempre que se notar queda ou rarefação capilar.
A Clínica Doppio conta com uma equipe preparada, orientada por um médico especialista em cabelos, para melhor atendê-lo. Agende uma consulta e obtenha todas as informações e cuidados para o seu caso.
19 Comentários. Deixe novo
ola boa noite gostaria de saber eu tomo injençao mesigyina e meu cabelo ta caindo muito gostaria de saber se isso e normal ? ja tomo a 5 meses OBS: ta caindo muitooo
Olá, Suelen
O uso de anticoncepcional é uma causa comum de queda de cabelo.
Entretanto, não é possível determinar se esse é o motivo da sua queda, pois existem diversos outros fatores que podem estar envolvidos.
Sobre esse assunto, sugiro o texto: http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/
Para esclarecer o que realmente está acontecendo no seu caso, é preciso passar por uma avaliação médica especializada.
Somente após avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Tenho 24 anos e a 3 anos fui diagnosticada com androgenetica a pirula que tomo não tem nada para cabelo e a siblima, estou tendo muita perda de sangue na menstruação e assim tenho falta de ferro minha ginecologista indicou o mirena tenho medo de ter mais queda….Pode me ajudar.
Olá, Joana
Existem muitas causas para queda de cabelos em mulheres (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/), entre elas o uso de anticoncepcionais e a deficiência de ferro (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-ferro/) provocada pela perda de sangue na menstruação.
O DIU é uma boa opção para interromper o sangramento menstrual, entretanto, não é a melhor opção para a alopecia androgenética (http://clinicadoppio.com.br/alopecia-androgenetica/).
Converse com sua ginecologista e com o médico responsável pelo seu tratamento capilar para que juntos eles possam determinar o que é mais importante para seu caso no momento.
Caso precise de mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá… Tem um tempo para definir que a queda de cabelo foi pela interrupção do uso do anticoncepcional? Eu tomei muitos anos o Yaz e resolvi parar por achar que alguns sintomas eram por causa do anticoncepcional. Sempre tive uma queda de cabelo, mas nada terrivel. Quase um no depois de parar com o anticoncepcional comecei a ter uma queda violenta de cabelo. Fiz todos os exames e nada constou. Com a orientação médica comecei a finasterida e minoxidil. A queda foi interrompida. Fiz o tratamento durante 6/7 meses e parei. Agora 4 meses após a parada veio de novo a queda violenta! Estou pensando em voltar com o anticoncepcional, pela queda do cabelo…e porque acho que minha vida virou de cabeça para baixo depois que parei!! Sintomas forte de TPM, ansiedade, cistos no útero e no ovário, inchaço terrível!! E mais uma dúvida, se o anticoncepcional segurava a queda, então eu tenho mesmo a Alopécia Androgenética? Obrigada.
Olá, Graziela
A queda de cabelo pode começar entre 1 a 2 meses após interrupção, troca ou introdução do anticoncepcional. Geralmente esse período pode se estender por até 6 meses.
Apesar de provocar queda, esta costuma ser temporária, com melhora espontânea após período de adaptação.
O fato do anticoncepcional auxiliar o tratamento da alopecia androgenética (http://clinicadoppio.com.br/alopecia-androgenetica/) não significa que todas as pessoas que melhoram da queda com anticoncepcional tenham alopecia.
Assim, não é possível determinar se você alopecia só pela melhora com anticoncepcional.
Para saber se você tem alopecia ou qualquer outra causa de queda de cabelo (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) é necessário fazer uma avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la
Vc voltou a tomar? Começou um mês após parar a pílula?
Olá meu nome é DEUSA eu tomo o anticoncepcional minian mas tou sentindo muito enjoou será bom eu mudar de anticoncepcional
Olá, Deusa
É arriscado usar ou mesmo trocar de anticoncepcional sem orientação médica.
Sugiro que consulte seu médico ginecologista para que ele indique o melhor anticoncepcional para o seu caso.
Olá coloquei o implanta a 6 meses e depois disso meu cabelo vem caindo muito. Chego até a ficar assustada com a quantidade. Já passei na ginecologistas e ela pediu exames a nada constou e falou q eu deveria tirar o implanon. Mas ainda estou em dúvidas será q devo tirar mesmo ?
Me ajude por favor?
Olá, Amanda
Não é possível determinar se o anticoncepcional é o responsável pela sua queda sem o exame completo dos fios e couro cabeludo.
Mas pelo que foi relatado, parece haver uma evidente relação temporal entre o Implanon e o início de sua queda.
Assim, se sua ginecologista orientou retirar o implante, sugiro que siga a recomendação dela.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Olá, minha filha tem 17 anos e toma a Yaz 24 + 4 a mais ou menos 1 ano. Ela tem notado uma queda de cabelo acentuada de 6 meses para cá. Iniciou então o uso de Pantogar (desde março) sem grande melhoria. Pelo que li no artigo acima, a Yaz me parece um dos contraceptivos mais “leves” e menos propícios a causar queda de cabelo. Meu entendimento está correto?
Grata.
Olá, Valéria
Essa classificação de “leve” faz referência à alopecia androgenética ou calvície feminina (http://clinicadoppio.com.br/calvicie-feminina/).
O Yaz assim como os outros anticoncepcionais dessa lista classificados como “leve” são considerados anti-andrógenos, ou seja, eles são capazes de diminuir o efeitos provocados por hormônios masculinos em mulheres como acne, oleosidade da pele e afinamento dos cabelos.
Dessa forma, eles são os mais indicados para mulheres com perda de volume e rarefação dos cabelos por alopecia androgenética.
No entanto, em se tratando de queda, ele também pode provocar queda de cabelo assim como os outros anticoncepcionais, por uma condição chamada eflúvio telógeno (http://clinicadoppio.com.br/efluvio-telogeno-troca-de-cabelo/), não sendo considerado leve nesse sentido.
Se a sua filha apresenta queda de cabelo, o mais recomendado é que ela procure um médico especialista, uma vez que existem diversas causas para queda de cabelos em mulheres (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) em geral e em adolescentes (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-e-calvicie-em-adolescentes/), no caso.
Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da queda de cabelo dela.
Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
Estamos à disposição para ajudá-la.
Boa tarde! Desde que comecei a usar o anel nuvaring, percebi o aumento da sudorese da cabeça e do corpo em geral e também os fios do cabelo mais finos. É uma característica de quem faz o uso do anel?
Olá, Amanda
O Nuvaring é um método anticonceptivo que pode acentuar efeitos andrógenos como acne, aumento da oleosidade e afinamento dos cabelos em algumas pessoas.
Ola
Tomei anticoncepcional minesse durante 18 anos e parei tem 1 mês.
Estou com uma queda de cabelo de assustar. O problema é que eu treino musculação e nessa mesma época que parei de tomar anticoncepcional comecei tomar tribulus, maca peruana, zma, creatina. Qdo começou a cair parei de tomar tudo pq não sabia se era isso se estou com anemia se é tireoide pq tem N faltes que pode ser. Parei esses suplementos tem 2 semanas e o cabelo continua caindo. Moro nos Eua e aqui por incrível que pareça não é tão bom qto o Brasil os exames são caríssimos e superficiais. Eles fazem exame de sangue “ completo” mas nesse só está incluso TSH nem t3 nem t4, para incluir esses mais ferro 300 dólares. Marquei um dermato bom mas só pra dia 09 de nov estou desesperada.
Me ajude o que posso fazer de emergencial para diminuir essa queda?
Eu tomava cavalinha, óleo de krill, moringa parei tudo mas acho que a causa foi mais hormonal mesmo né? Qto tempo estabiliza e pra de cair. Não tive espinhas
Obrigada
Karoline
Olá, Karoline
A sua história tem alguns elementos que podem estar contribuindo para a sua queda. Além dos anticoncepcionais, suplementos de academia (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-suplementos-para-musculacao/) também podem influenciar na queda.
Você já fez o que poderia ser feito, que é suspender o que provavelmente pode causar queda.
Mais do que isso, só com uma avaliação médica bem completa para definir outros possíveis fatores envolvidos.
Isso porque existem diversas outras causas de queda de cabelo feminino (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/), incluindo algumas mencionadas por você como anemia (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-ferro/) e doenças da glândula tireóide (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-problemas-na-tiroide/) que precisam ser investigadas.
Somente após check-up completo, com análise do fio de cabelo, do couro cabeludo e exames de sangue detalhados, é possível determinar se existem outros motivos para sua queda de cabelo.
E infelizmente não é possível fazer isso sem uma consulta médica.
Entretanto, como sugestão, enquanto aguarda o dia de sua consulta, recomendo não tomar nenhum suplemento para cabelo, pelo risco de hipervitaminose (http://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-excesso-de-vitaminas-e-minerais/), nem usar nenhum produto tópico no couro cabeludo, como minoxidil (http://clinicadoppio.com.br/rogaine-para-tratamento-da-alopecia/), pelo risco de agravamento de quadro de seborréia (http://clinicadoppio.com.br/seborreia-e-queda-de-cabelo/).
Olá
Tomei á injeção contracep já faz um mês e percebi que meu cabelo está caindo muito…sinto dores de cabeça com frequência e vários vazinhos está se rompendo na minha perna
Agora tudo faz sentido, após 3 meses com Diu Mirena uma queda significativa me acometeu me deixando quase careca!!!