corticóide para alopecia

Uso do corticóide para tratamento capilar

Os corticóides são medicações amplamente utilizados na medicina. Na dermatologia, um bom exemplo é o uso do corticóide para alopecia e das dermatites do couro cabeludo.

Corticóides

Os corticóides são remédios que possuem os mesmos efeitos do cortisol, hormônio produzido naturalmente pela glândula adrenal.

Dependendo da dose que são prescritos, eles agem como anti-inflamatórios ou imunossupressores.

Assim, eles podem reduzir sintomas inflamatórios como dor e coceira e tratar doenças como asma, artrite e dermatites.

Além disso, por também suprimir o sistema imunológico, ele acaba sendo usado no controle de doenças auto-imunes.

As doenças auto-imunes são condições em que o sistema imune ataca erroneamente tecidos do próprio organismo.

Alguns exemplos de doenças auto-imunes tratadas com esses remédios são o lúpus e a alopecia areata.

Alopecia

O termo alopecia quer dizer perda de cabelo.

Existem diferentes tipos de alopecia, algumas com importante participação de processos inflamatórios e auto-imunes.

Entre essas estão boa parte das alopecias cicatriciais e a alopecia areata.

As alopecias cicatricias são condições que levam à perda definitiva dos cabelos, por substituição dos bulbos capilares por cicatrizes.

Elas podem ser primárias, ou seja, causadas por doenças associadas ao fio e couro cabeludo ou serem secundárias a traumas.

As principais condições primárias que levam à perda de cabelo com formação de cicatrizes são doenças inflamatórias.

Alguns exemplos são: liquen planopilar e sua variante alopecia frontal fibrosante, lupus discóide e alopecia central centrífuga.

O maior exemplo de alopecia associada à alterações do sistema imune é a alopecia areata.

Trata-se de uma reação imune anormal contra o cabelo, que leva à queda capilar abrupta e intensa, com formação de falhas nos cabelos.

Tanto nas alopecias cicatriciais primárias como na alopecia areata, o corticóide é frequentemente lembrado como opção terapêutica.

Uso do corticóide para alopecia

Os corticóides usados para tratar problemas capilares podem ser administrados por diferentes vias:

• Tópico: creme, pomada, loção, solução capilar, xampu
  • Oral: comprimido ou solução oral
  • Injetável: aplicação cutânea ou intramuscular

Pomada de corticóide para alopecia areata, dermatites e alopecias cicatricias

Corticóides tópicos têm ação mais leve do que os injetáveis ou os orais.

Em geral, eles agem de forma mais superficial no local da aplicação, sendo, portanto, mais usados em dermatites do couro cabeludo e quadros iniciais ou brandos de alopecia areata e alopecias cicatricias.

Outra indicação comum do uso do tópico do corticóide para alopecia areata em pacientes pediátricos.

Sempre que possível, eles são usados com o  intuito de  evitar traumas e efeitos colaterais desnecessários em crianças.

Efeitos colaterais do corticóide tópico

Apesar de geralmente serem mais brandos, os uso tópicos de corticóide para alopecia também podem causar efeitos adversos locais e sistêmicos.

A pele onde se aplica o medicamento pode ficar mais fina, com manchas vermelhas e espinhas.

A ocorrência dessas alterações dependem  da potência do produto tópico usado, bem como a frequência de uso e duração do tratamento.

Outros fatores importantes são: idade do paciente, método de aplicação e integridade da pele.

Assim, crianças, aplicações sob oclusão ou em dobras cutâneas e peles machucadas são mais propensas a apresentarem efeitos adversos.

Dependendo da área a ser tratada, ainda há um risco adicional de efeitos sistêmicos, como a insuficiência adrenal.

Reportada em alguns relatos de caso, trata-se da redução da atividade da glândula adrenal, responsável pela produção de importantes hormônios como, por exemplo, o cortisol.

Alguns exemplos de corticóides tópicos:

• Hidrocortisona: Berlison
  • Desonida: Adinos, Desonol
  • Metilprednisolona: Advantan
  • Mometasona: Topison
  • Betametasona: Diprosone, Betaderm, Betnovate
  • Fludrocortida: Drenison
  • Clobetasol: Clob-X, Psorex, Therapsor

Além do aumento do risco de efeitos colaterais, o uso prolongado de pomada de corticóide para alopecia também pode levar à taquifilaxia.

A taquifilaxia é a diminuição progressiva do efeito da medicação com o passar do tempo, necessitando de doses cada mais maiores para surtir o mesmo efeito.

Assim, a expressão “funcionava no início, mas meu organismo se acostumou com o produto e preciso trocar constantemente” pode ser aplicada aos corticóides tópicos.

Infiltração de corticóide para alopecia areata e outras alopecias

A infiltração com corticóide é o método de escolha de muitos médicos para tratamento da alopecia areata e casos selecionados de alopecias cicatriciais.

Na alopecia areata, a injeção se faz na pele do couro cabeludo exposto após a queda de cabelo.

Alopecias cicatriciais inflamatórias e bem localizadas também podem se beneficiar das infiltrações.

Os corticóides injetáveis são compostos capazes de se depositarem nos tecidos, mantendo seu efeito por semanas.

Assim, as aplicações costumam ser periódicas, com intervalos variáveis dependendo do produto utilizado.

Apesar de ser usado para infiltração cutânea, não é indicado a aplicação intramuscular de corticóide para alopecia areata ou de qualquer outra alopecia.

Isso porque as alopecias são geralmente processos crônicos e restritos à pele, não se justificando aplicações seriadas desse medicamento de efeito sistêmico.

Os principais efeitos colaterais associados à infiltração cutânea de corticóides são temporários. Esses incluem palidez, vasinhos e afinamento da pele no local da aplicação.

Entretanto, se usado por períodos prolongados e de forma indiscriminada, a infiltração desse composto pode causar efeitos sistêmicos.

Os corticóides mais usados em infiltrações do couro cabeludo são:

• Triancinolona hexacetonida: Triancil,
  • Triancinolona acetonida: Theracort
  • Triancinolona acetate: Kenalog
  • Dipropionato de betametasona: Betatrinta

Já para aplicação intramuscular, os principais compostos são:

• Hidrocortisona: Flebocortid
  • Dexametasona: Decadron
  • Betametasona: Celestone soluspan, Diprospan
  • Metilprednisolona: Depo-medrol
  • Clobetasol: Therapsor

Comprimido de corticóide para alopecia

Cápsulas e comprimidos orais são utilizados quando se pretende manter tratamentos prolongados de condições inflamatórias crônicas.

Diversas doenças inflamatórias cutâneas se beneficiam do uso da medicação oral.

Entretanto, eles dificilmente são indicados para casos de alopecia.

Isso porque além de possuir resposta irregular nas alopecias cicatricias, geralmente há recorrência e até piora da queda após sua suspensão em casos de alopecia areata.

Também não se recomenda corticóide para alopecia androgenética, apesar das evidências de participação de processos inflamatórios na progressão da calvície.

Efeitos colaterais do corticóide oral

Uma vez que os corticóide orais têm ação sistêmica, eles são os mais envolvidos em efeitos adversos.

Os efeitos colaterais do remédio oral dependem da dose e do tempo de uso.

Esses incluem:

• Inchaço, edema
  • Ganho de peso
  • Depósito de gordura no abdome, face e nuca
  • Hipertensão arterial
  • Aumento do açúcar no sangue, diabetes
  • Aumento do risco de infecções
  • Irritação, perda de memória
  • Insuficiência adrenal
  • Catarata
  • Glaucoma

Os principais corticóides orais disponíveis são:

• Prednisona: Meticorten, Corticortenm
  • Prednisolona: Predsim, Prelone
  • Betametasona: Celestone
  • Dexametasona: Decadron
  • Deflazacorte: Calcort

Tratamento com corticóide para alopecia e queda de cabelo: considerações finais

Os corticóides são medicações muito úteis para tratamento de diversas doenças inflamatórias.

Seu uso indiscriminado, no entanto, pode acarretar sérios danos à saúde.

Assim, antes do iniciar o uso de corticóide para alopecia ou da queda de cabelo, é recomendado buscar ajuda de um médico especialista.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.