Tricodinia: dor no couro cabeludo e queda de cabelo

Tricodinia: dor no couro cabeludo e queda de cabelo

Muitas pessoas se queixam de ardência, queimação, dor no couro cabeludo e queda de cabelo.

O que essas pessoas talvez não saibam é que esses sintomas fazem parte da síndrome da disestesia cutânea ou tricodinia.

Tricodinia

O termo tricodinia tem origem grega e significa dor nos cabelos.

Além dos cabelos, ele é também usado para designar quadros de sensibilidade, desconforto e dor no couro cabeludo.

A dor, muitas vezes descrita como pontadas, agulhadas, formigamento, ardência ou queimação, tem intensidade variável.

Mulheres são 2 vezes mais acometidas do que homens, segundo estudo publicado na revista científica Dermatology em 2002.

Distúrbios de humor, como ansiedade ou depressão, além de queda de cabelo também são frequentemente relatados.

Dor no couro cabeludo e queda de cabelo

Por serem sintomas comuns, é esperado que se tente associar dor no couro cabeludo e queda de cabelo.

Essa relação, inclusive, tem sido pesquisada por cientistas há um longo tempo.

Um estudo de 1960, por exemplo, já citava a presença de dor associada à queda.

Estudos posteriores também confirmaram essa ligação, com quadros de dor e queda ocorrendo entre 20% e 30% das pessoas.

Nesse sentido, um estudo realizado em 2003 com 248 pessoas com queda de cabelos, a tricodinia foi observada em 29% delas.

Apesar de comprovarem tal associação, os estudos falham em definir se existe um padrão específico de queda ou perda de cabelos para a tricodinia.

A maioria dos casos de tricodinia estão associados ao eflúvio telógeno, mas quadros de couro cabeludo sensível também são descritos na alopecia androgenética, alopecia areata e alopecias cicatriciais.

Em comum, todas essas condições parecem ter queda capilar somente ou em maior quantidade nas áreas doloridas.

Por serem patologias tão distintas, no entanto, fica difícil estabelecer possíveis causas comuns para a queda e dor nessas condições.

Causas de dor no couro cabeludo e queda de cabelo

A causa da tricodinia é desconhecida e provavelmente se deve a múltiplos fatores.

Devido à associação entre dor no couro cabeludo e queda de cabelo, algumas possíveis causas de queda foram pesquisadas.

Nesse sentido, um estudo publicado em 2012 procurou relacionar a queda e dor a carências alimentares e distúrbios hormonais.

O resultado, no entanto, não comprovou essa hipótese.

No estudo, não foi encontrada associação entre tricodinia e nutrientes como ferro, zinco e vitamina B12 ou doenças da tireóide.

Ainda que não se conheçam as causas da dor, alguns estudos têm sugerido possíveis agentes envolvidos no processo.

O estudo da Dermatology de 2002, por exemplo, observou vasos dilatados no couro cabeludo dolorido, associando-os fortemente à tricodinia.

As razões para tal achado ainda não estão claras, mas sugere-se a participação de um neuropeptídeo chamado substância P.

A substância P é um potente vasodilatador já descrito anteriormente por estudos que o relacionam à tricodinia.

Maiores quantidades dessa substância foram encontradas em áreas sensíveis do couro cabeludo.

Como essa substância é capaz de dilatar os vasos sanguíneos, a presença de vasos dilatados nas áreas de maior dor parece fechar a ligação entre os achados.

Dor no couro cabeludo e queda de cabelo: o que fazer?

O tratamento da tricodinia é desafiador.

Dentre as opções terapêuticas, encontram-se xampus, loções e até medicamentos orais.

Desde que bem indicado, o tratamento pode trazer alívio e devolver o bem-estar a essas pessoas.

Por outro lado, a demora para se identificar essa condição prolonga o desconforto, podendo gerar comprometimento da qualidade de vida.

Assim, ao se notar dor no couro cabeludo e queda de cabelo, é recomendado buscar auxílio de um médico especialista.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

 

 

 

18 respostas

  1. Entao eu nao sei oq realmente se passa comogo so sei q deis dos 9 pra 10 anos de idade eu tenho dor forte em algumas partes do couro cabeludo tipo um cabelo encravado so q nao tem bolinha e apenas dor e fica um pouco vermelho devido a dor q me incomoda eu tiro os fio pra ver se pra so q nao para enquanto nao ficar sem nenhum naquela area q doi chega a arde ai fica um tempo sem doer o cabelo volta a crescer e torna a doer ai volto a tirar e isso vem ocorrendo a 14 anos alguem pode me ajudar

    1. Olá, Nicole

      Para saber o que provoca dor e vermelhidão em pontos do seu couro cabeludo é preciso passar por um exame tricológico (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/).
      Assim, sugiro que procure um médico especialista para exame completo dos seus fios de cabelo, couro cabeludo e da sua saúde geral.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  2. Meus cabelos caem muitos com o bulbo branco , caem em chumaço, acompanhado com dores no couro cabeludo chega ficar quente. Já usei pilocarpina, minoxidil, já tomei medicamentos, só aliviam e nunca curou, tenho isso a muitos anos , tratei muito e agora parece que está pior, me sinto triste e desesperada, aí só piora. Nao sei mais o que fazer. Sinto que pode ser o estado emocional.

    1. Olá, Eloisa

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) e dor no couro cabeludo.
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda e dor sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo e dor.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  3. Olá! Meu nome é Mônica. Sempre tive uma parte do meu couro cabeludo um pouco sensível porém agora está simplesmente insuportável. Dói demais não posso nem tocar. O que será que eu tenho?

    1. Olá, Mônica

      Seu relato é importante, mas somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos que estão deixando o seu couro cabeludo dolorido.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Ana Paula

      O Glicopan é um suplemento alimentar de uso veterinário.
      Apesar de conter nutrientes como vitaminas e minerais, eles não são absorvidos pelos cabelos quando se aplica neles ou no couro cabeludo.
      Pelo contrário, o uso de tópicos sem orientação médica pode agravar quadros de dermatites do couro cabeludo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-com-caspa/).
      Portanto, sugiro que procure um médico antes de aplicar esses suplementos.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  4. Oi estou passando por uma dermatologista já tem uns 6 meses,, ela me passou cápsulas manipuladas e uma loção com várias coisas também a base de minoxidil. Só que não vejo melhora nenhuma, já estou tomando essas medicações já vai para três meses. Já fiz exames de sangue e foram vários, de vitaminas e hormônios e não nada meus exames. Sinto dor no couro cabeludo e tenho muita muita queda de cabelo.

    1. Olá, Angélica

      É preciso examinar seu couro cabeludo para saber o motivo da queda e da dor no couro cabeludo, pois existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) e alguns motivos para dor no couro cabeludo.
      Assim, somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e talvez, mais exames de sangue, é possível determinar os motivos que estão deixando o seu cabelo com o aspecto descrito.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  5. Dr. Se possível, me dê uma orientação. Há muito tempo, digo anos, venho sentindo muita dor, formigamento e queimação no couro cabeludo, chega a inchar algumas partes, fica tipo uma pressão alguns pontos, isso me deixa sem paciência, irritada, inquieta, porque é como se saísse uma opressão/ansiedade subindo nas veias da cabeça e só sinto alívio depois de ficar muito tempo pressionando com os dedos, também saem bolinhas tipo espinhas que depois desaparecem e com um tempo voltam novamente, ou pontos avermelhados inchado, como se fosse sangue acumulado por baixo do couro cabeludo.
    Em todas as partes da cabeça tem pontos inchados e doloridos, recentemente fiz uma tomografia de crânio, mas não indicou nada. Junto a tudo isso tenho um quadro parecido com fadiga adrenal crônica, mas devido não ter médico do SUS que faça esse diagnóstico, e eu não ter condições para procurar médico especialista, não sei mais o que fazer. É muito dolorido, e agora estou tendo dores na cabeça, mais precisamente, no cérebro em cima onde doi e queima mais o couro cabeludo. Sem falar que meu cabelo cai demais e fica muito seco. Detalhes, eu não uso produto químico, não faço escova, chapinha, nada. Se o senhor puder me orientar dr.agradeço muito. Eu moro na Paraíba, na zona rural, aí é que fica difícil o tratamento. Também tenho hipertiroidismo subclínico.

    1. Olá, Josiane

      Você descreveu muito bem o seu caso.
      Apesar disso, não tem como fazer o diagnóstico e te indicar um tratamento correto sem fazer uma avaliação presencial completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e talvez até exames de sangue.
      Algumas atitudes, no entanto, podem te ajudar a cuidar melhor do seu couro cabeludo e talvez contribuir para melhora dos seus sintomas. Você pode obter mais informações nesse artigo: https://clinicadoppio.com.br/cuidados-com-o-couro-cabeludo/

  6. Oi Gente , já tem uns tempo que to sentindo no rosto bem na fronte Esquerda como se tivesse bichos andando dentro da minha pele, quando coloco a mão ou boné ou capacete essa sensação some , mais quando eu retiro volta tudo dinovo, também sinto as vezes o mesmo no couro cabeludo, já fiz todos os exames de sangue e tomografia e não deu nada , tô com dificuldade até para dormi por causa disso é uma sensação que dá muita agunia, tenho q dormi com a cara no travesseiro para amenizar essa sensação orrivel 

    A pele não tem vermelhidão, não tem mancha e não tá inflamada a pele tá normal como se não tivesse nada

    Podem me ajudar com alguma dica de remédio natural ou algo que posso ajudar a tira essa sensação ruim ?

    ZAP 069 981272517

    1. Olá, Fabiano

      A descrição do seu quadro pode ser compatível com alguma alteração neurológica.
      Sugiro que procure um neurologista para avaliação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *