Tricodinia: dor no couro cabeludo e queda de cabelo

Muitas pessoas se queixam de ardência, queimação, dor no couro cabeludo e queda de cabelo.

O que essas pessoas talvez não saibam é que esses sintomas fazem parte da síndrome da disestesia cutânea ou tricodinia.

Tricodinia

O termo tricodinia tem origem grega e significa dor nos cabelos.

Além dos cabelos, ele é também usado para designar quadros de sensibilidade, desconforto e dor no couro cabeludo.

A sensação, muitas vezes descrita como pontadas, agulhadas, formigamento, ardência ou queimação, tem intensidade variável.

Mulheres são 2 vezes mais acometidas do que homens, segundo estudo publicado na revista científica Dermatology em 2002.

Distúrbios de humor, como ansiedade ou depressão, além de queda de cabelo também são frequentemente relatados.

Dor no couro cabeludo e queda de cabelo

Por serem sintomas comuns, é esperado que se tente associar dor no couro cabeludo e queda de cabelo.

Essa relação, inclusive, tem sido pesquisada por cientistas há um longo tempo.

Um estudo de 1960, por exemplo, já citava a presença de dor associada à queda.

Estudos posteriores também confirmaram essa ligação, com quadros de dor e queda ocorrendo entre 20% e 30% das pessoas.

Nesse sentido, um estudo realizado em 2003 com 248 pessoas com queda de cabelos, a tricodinia foi observada em 29% delas.

Apesar de comprovarem tal associação, os estudos falham em definir se existe um padrão específico de queda ou perda de cabelos para a tricodinia.

A maioria dos casos de tricodinia estão associados ao eflúvio telógeno, mas quadros de couro cabeludo sensível também são descritos na alopecia androgenética, alopecia areata e alopecias cicatriciais.

Em comum, todas essas condições parecem ter queda capilar somente ou em maior quantidade nas áreas doloridas.

Por serem patologias tão distintas, no entanto, fica difícil estabelecer possíveis causas comuns para a queda e dor nessas condições.

Causas de dor no couro cabeludo e queda de cabelo

A causa da tricodinia é desconhecida e provavelmente se deve a múltiplos fatores.

Devido à associação entre dor no couro cabeludo e queda de cabelo, algumas possíveis causas de queda foram pesquisadas.

Nesse sentido, um estudo publicado em 2012 procurou relacionar a queda e o couro cabeludo doendo a carências alimentares e distúrbios hormonais.

O resultado, no entanto, não comprovou essa hipótese.

No estudo, não foi encontrada associação entre tricodinia e nutrientes como ferro, zinco e vitamina B12 ou doenças da tireóide.

Ainda que não se conheçam as causas da dor, alguns estudos têm sugerido possíveis agentes envolvidos no processo.

O estudo da Dermatology de 2002, por exemplo, observou vasos dilatados no couro cabeludo dolorido, associando-os fortemente à tricodinia.

As razões para tal achado ainda não estão claras, mas sugere-se a participação de um neuropeptídeo chamado substância P.

A substância P é um potente vasodilatador já descrito anteriormente por estudos que o relacionam à tricodinia.

Maiores quantidades dessa substância foram encontradas em áreas sensíveis do couro cabeludo.

Como essa substância é capaz de dilatar os vasos sanguíneos, a presença de vasos dilatados nas áreas de maior dor parece fechar a ligação entre os achados.

Queda de cabelo e couro cabeludo doendo : o que fazer?

O tratamento da tricodinia é desafiador.

Dentre as opções terapêuticas, encontram-se xampus, loções e até medicamentos orais.

Desde que bem indicado, o tratamento pode trazer alívio e devolver o bem-estar a essas pessoas.

Por outro lado, a demora para se identificar essa condição prolonga o desconforto, podendo gerar comprometimento da qualidade de vida.

Assim, ao se notar dor no couro cabeludo e queda de cabelo, é recomendado buscar auxílio de um médico especialista.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

 

 

 

Dr. Nilton de Ávila Reis

CRM: 115852/SP | RQE 32621

Médico formado pela UNICAMP e dermatologista pela USP, com mais de 10 anos de experiência no tratamento de problemas capilares e do couro cabeludo. Integra o corpo clínico do Hospital Albert Einstein e Sírio-Libanês.


Posts Relacionados

Como funcionam os fitoquímicos capilares?
A ciência e a indústria farmacêutica buscam mais do que nunca encontrar novos fitoquímicos capilares.... (Leia mais)
Foliculite após transplante capilar: causas, cuidados e tratamento
Além de incomodar, o aparecimento de foliculite após transplante capilar costuma preocupar os pacientes. O... (Leia mais)
Queda de cabelo: causas, tipos, prevenção e tratamentos
A queda de cabelo é um problema que aflige muitas pessoas, não somente por sua... (Leia mais)

57 Responses

      1. Boa noite!
        Sinto dores no couro cabeludo quando toco, e os meus cabelos estão caindo um absurdo, já estou quase sem cabelos.. o que fazer

        1. Olá, Mari

          Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/).
          Existem algumas causas para dor e queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
          Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo e dor no couro cabeludo.
          Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
          Estamos à disposição para ajudá-la.

      1. estou com queda de cabelo e muito dor no couro cabeludo , de início a dermatologista falou que era alopecia areata e por último que é tricodinia . for uma aplicação com um medicamento mas a dor no couro cabeludo incomoda demais

        1. Olá, Simone

          A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
          Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
          Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
          Estamos à disposição para ajudá-la.

        2. Olá eu sempre tive uma sensibilidade no couro cabeludo mais não ao toque é sim pelo fato de puxa por exemplo ja testei isso com amigos puxa o cabelo bem fraquin o meu e o dele, nisso eu sinto uma dor e ja ele não sentir nada só se puxa mais forte, e também as vezes sinto uma queimação quando saio no sol ou começo a soar, gostaria de saber se isso é normal, pq eu pesquisei e apareceu que é comum pessoas terem uma maior sensibilidade no couro cabeludo.

          1. Olá, Pedro

            É normal as pessoas terem graus diferentes de sensibilidade no couro cabeludo.
            Mas para saber se no seu caso é normal ou não, é preciso examinar o couro.
            Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
            Estamos à disposição para ajudá-lo.

        3. Boa tarde
          Tenho muita dor no couro cabelo, mal consigo pentear meu cabelo, sinto como se fosse umas agulhadas. Já tomei diprospan, cortisona topica. E nada adiantou. Fui diagnosticada com tricodinia. Tenho 61 e estou com queda de cabelo também ! O que posso fazer p amenizar esta dor !?

          1. Olá, Monica

            Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/).
            Existem muitas outras causas mais prováveis para dor e queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
            Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
            Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
            Estamos à disposição para ajudá-la.

      1. Olá, eu tenho uma dor no meu couro cabeludo do lado direito quando aperta dói é bem sensível e a região que dói os cabelos são bem frágeis eu não sei o que pode ser, mas percebi que quando vai passando os dias sem lavar o cabelo vai ficando mais dolorido o local

        1. Olá, Eu sinto pontadas, comichão, ardência, coceiras, dor , desconforto na hora de lavar a cabeça, pentear
          Só de um lado da cabeça, (esquerdo)
          Da vontade de sair correndo. kk

  1. Entao eu nao sei oq realmente se passa comogo so sei q deis dos 9 pra 10 anos de idade eu tenho dor forte em algumas partes do couro cabeludo tipo um cabelo encravado so q nao tem bolinha e apenas dor e fica um pouco vermelho devido a dor q me incomoda eu tiro os fio pra ver se pra so q nao para enquanto nao ficar sem nenhum naquela area q doi chega a arde ai fica um tempo sem doer o cabelo volta a crescer e torna a doer ai volto a tirar e isso vem ocorrendo a 14 anos alguem pode me ajudar

    1. Olá, Nicole

      Para saber o que provoca dor e vermelhidão em pontos do seu couro cabeludo é preciso passar por um exame tricológico (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/).
      Assim, sugiro que procure um médico especialista para exame completo dos seus fios de cabelo, couro cabeludo e da sua saúde geral.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    2. Oi Nicole, tudo bem?
      Me identifiquei muito com essas mesmas coisas que você comentou, sinto muita dor também e as vezes acabo tirando o fio pensando que possa ser até um fio inflamado. Vi que já tem bastante tempo que você comentou, gostaria de saber se já encontrou alguma solução?
      Obrigada.

  2. Meus cabelos caem muitos com o bulbo branco , caem em chumaço, acompanhado com dores no couro cabeludo chega ficar quente. Já usei pilocarpina, minoxidil, já tomei medicamentos, só aliviam e nunca curou, tenho isso a muitos anos , tratei muito e agora parece que está pior, me sinto triste e desesperada, aí só piora. Nao sei mais o que fazer. Sinto que pode ser o estado emocional.

    1. Olá, Eloisa

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) e dor no couro cabeludo.
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda e dor sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo e dor.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  3. Olá! Meu nome é Mônica. Sempre tive uma parte do meu couro cabeludo um pouco sensível porém agora está simplesmente insuportável. Dói demais não posso nem tocar. O que será que eu tenho?

    1. Olá, Mônica

      Seu relato é importante, mas somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos que estão deixando o seu couro cabeludo dolorido.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Ana Paula

      O Glicopan é um suplemento alimentar de uso veterinário.
      Apesar de conter nutrientes como vitaminas e minerais, eles não são absorvidos pelos cabelos quando se aplica neles ou no couro cabeludo.
      Pelo contrário, o uso de tópicos sem orientação médica pode agravar quadros de dermatites do couro cabeludo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-com-caspa/).
      Portanto, sugiro que procure um médico antes de aplicar esses suplementos.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo telefone (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  4. Oi estou passando por uma dermatologista já tem uns 6 meses,, ela me passou cápsulas manipuladas e uma loção com várias coisas também a base de minoxidil. Só que não vejo melhora nenhuma, já estou tomando essas medicações já vai para três meses. Já fiz exames de sangue e foram vários, de vitaminas e hormônios e não nada meus exames. Sinto dor no couro cabeludo e tenho muita muita queda de cabelo.

    1. Olá, Angélica

      É preciso examinar seu couro cabeludo para saber o motivo da queda e da dor no couro cabeludo, pois existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) e alguns motivos para dor no couro cabeludo.
      Assim, somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e talvez, mais exames de sangue, é possível determinar os motivos que estão deixando o seu cabelo com o aspecto descrito.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  5. Dr. Se possível, me dê uma orientação. Há muito tempo, digo anos, venho sentindo muita dor, formigamento e queimação no couro cabeludo, chega a inchar algumas partes, fica tipo uma pressão alguns pontos, isso me deixa sem paciência, irritada, inquieta, porque é como se saísse uma opressão/ansiedade subindo nas veias da cabeça e só sinto alívio depois de ficar muito tempo pressionando com os dedos, também saem bolinhas tipo espinhas que depois desaparecem e com um tempo voltam novamente, ou pontos avermelhados inchado, como se fosse sangue acumulado por baixo do couro cabeludo.
    Em todas as partes da cabeça tem pontos inchados e doloridos, recentemente fiz uma tomografia de crânio, mas não indicou nada. Junto a tudo isso tenho um quadro parecido com fadiga adrenal crônica, mas devido não ter médico do SUS que faça esse diagnóstico, e eu não ter condições para procurar médico especialista, não sei mais o que fazer. É muito dolorido, e agora estou tendo dores na cabeça, mais precisamente, no cérebro em cima onde doi e queima mais o couro cabeludo. Sem falar que meu cabelo cai demais e fica muito seco. Detalhes, eu não uso produto químico, não faço escova, chapinha, nada. Se o senhor puder me orientar dr.agradeço muito. Eu moro na Paraíba, na zona rural, aí é que fica difícil o tratamento. Também tenho hipertiroidismo subclínico.

    1. Olá, Josiane

      Você descreveu muito bem o seu caso.
      Apesar disso, não tem como fazer o diagnóstico e te indicar um tratamento correto sem fazer uma avaliação presencial completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e talvez até exames de sangue.
      Algumas atitudes, no entanto, podem te ajudar a cuidar melhor do seu couro cabeludo e talvez contribuir para melhora dos seus sintomas. Você pode obter mais informações nesse artigo: https://clinicadoppio.com.br/cuidados-com-o-couro-cabeludo/

    2. Dr Nilton boa tarde estou muito preocupada com meu filho ele está com vários inchaço no couro cabeludo são vários caroços endurecidos um estourou e saiu muita secreção Pus passou no Dermato onde foi indicado antibiótico por 30 dias já está quase no final e não tô vejo melhora ele reclama de dor os caroços são irregulares fica vermelho e quente a pele no local do couro cabeludo está bem fina,sensível segundo a dermato é Foliculite mas estou com medo se ser mais grave o senhor pode me orientar?agradeço desde já.obs não foi eleito nenhum exame.

      1. Olá, Juciene

        Existem algumas possibilidades para o quadro descrito por você.
        Mas para saber exatamente o que está acontecendo é preciso passar por uma avaliação médica.
        Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando essas lesões.
        Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
        Estamos à disposição para ajudá-los.

  6. Oi Gente , já tem uns tempo que to sentindo no rosto bem na fronte Esquerda como se tivesse bichos andando dentro da minha pele, quando coloco a mão ou boné ou capacete essa sensação some , mais quando eu retiro volta tudo dinovo, também sinto as vezes o mesmo no couro cabeludo, já fiz todos os exames de sangue e tomografia e não deu nada , tô com dificuldade até para dormi por causa disso é uma sensação que dá muita agunia, tenho q dormi com a cara no travesseiro para amenizar essa sensação orrivel 

    A pele não tem vermelhidão, não tem mancha e não tá inflamada a pele tá normal como se não tivesse nada

    Podem me ajudar com alguma dica de remédio natural ou algo que posso ajudar a tira essa sensação ruim ?

    ZAP 069 981272517

    1. Olá, Fabiano

      A descrição do seu quadro pode ser compatível com alguma alteração neurológica.
      Sugiro que procure um neurologista para avaliação.

      1. Dr se for possível mim ajuda. O meu couro cabeludo da parte de tras da cabeça esta dolorido e com uma ardência e formigamento. Isso começou no mês de maio so com um formigamento e de lar pra cá so piorando. Ja fui no dermatologista, ela examinou a minha cabeça, colocou um aparelho dermatoscopio, ela disse que o couro cabeludo não está irritado, está branco. Fiz 6 tipo de exames de sangue não acusou nada. Ela passou um shampoo para mim especifico para acabar com a caspa no meu couro cabeludo porque estava tendo, estou usando o shampoo realmente é bom, mas so que o problema que estou sentindo não amenizou em nada. Eu fazia uso de secador, chapinha e as vezes produtos químicos no meu cabelo, mas era sem formou. Agora cancelei o uso desses produtos. Ela mim aconselhou procurar um neurologista, porque pode está relacionado ao meu estado emocional. E eu não estou tendo muita queda de cabelo, cai mesmo mais só o normal, a medica disse que o couro cabeludo está branco, mas eu sinto essa sensibilidade no couro e uma queimação. Mim ajuda por fazor, o que devo fazer

        1. Olá, Josilane

          Não consigo te ajudar sem examinar seu couro cabeludo.
          A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica.
          Portanto, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir possibilidades terapêuticas.
          Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
          Estamos à disposição para ajudá-la.

    2. Estou com os mesmo sintomas, doí muito, queima e sinto um formigamento as vezes mas não tem nada vermelho, meu couro cabeludo é limpo. Tenho que dormi também com a cara no travesseiro, mas isso piorar muito a coluna. Não sei mas o que fazer.. cada dia piora

    1. Olá, Gleyce

      Existem muitas causas para ardência (https://clinicadoppio.com.br/ardencia-no-couro-cabeludo-o-que-pode-ser/) e queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-em-homens/).
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua ardência e queda e coceira sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível saber o que está provocando esses sintomas.
      Portanto, sugiro que agende uma consulta com um médico especialista.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  7. Boa tarde, sempre pensei que isso que sentia era normal. Mas está ficando cada vez pior.
    Tenho muita dor de cabeça e junto com isso , dor no couro cabeludo, parece que a cabeça tem ferida por todo lugar, sensação de queimação enfim nem tocar na cabeça dá. Sem contar claro , com uma queda de cabelo sempre. Queria ajuda se possível. Sou de Santa Catarina. Que médico procuro? Não sei mesmo!! Obrigado !! Fico no aguardo!

  8. Boa tarde ,alguns anos comecei com uma pontas na cabeça do lado direito atrás d orelhas ,então fui ao nerologista explique tudo ,fiz uma ressonância acusou um nódulo do lado direito ,o nerologista disse que esse nódulo não e agressivo e não ter nada haver com os meu sintomas ,tomei vários remédios pra enxaqueca , depressão ,e nada então de uns quatros meses pra cá comecei sentir dores e dormência no coro cabeludo ,e quedas de cabelo ,,
    Então comecei a suspeita dessas pontadas localizada deve ser do coro cabeludo
    Gostaria de uma opinião .

    1. Olá, Lidia

      Para dar uma opinião seria necessário primeiro examinar seu couro cabeludo.
      Portanto, se desejar, sugiro que agende uma consulta para que possamos discutir seu caso com mais propriedade.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  9. Olá, preciso de uma ajuda, por favor. Tenho uma dor latejante em um ponto da cabeça que parece uma agulhada no couro cabeludo. Já pedi para alguém olhar, mas não aparece nada. Simplesmente da uma dor latejante forte. Não é sempre, é de tempos em tempo.

    1. Olá, Josias

      Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/).
      Existem algumas causas de dor que precisam ser investigadas.
      Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa do couro cabeludo e talvez exames de sangue para determinar os motivos da sua dor.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  10. Olá! Há 2 meses eu bati muito forte a testa em um poste. Eu estava levando minha filha na escola e, ao atravessar a rua em passos rápidos, fui olhar pra trás e não vi o poste na minha frente. A batida foi muito forte. Eu estava com muitos afazeres acumulados e não fui ao PS. Formou um galo na minha testa e ainda sinto o galo. De um mês pra cá meu couro cabeludo começou a doer e arder ao ponto de ficar sensível pra lavar. Tenho cabelo curtíssimo. Não prendo, não uso tiara, não uso boné ou qualquer penteado que possa causar dor. Também não ando no sol com frequência.
    Pode ser tricodinia causada pelo impacto?

    1. Olá, Nivea

      Essa associação é improvável, mas é preciso examinar o couro para saber do que se trata.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  11. Ola,

    Eu moro nos EUA e em 09/2022 eu comecei ter uma queda brusca de cabelo. Tinha feito uma progressiva em 07/2022/ com formol (provalmente) julgando pelo cheiro do produto /stress/ possivelmente peguei COVI19, mas nao tem como ter certeza, pois nao fiz o test, mas estive em ctt direto com um pessoa que teve. Enfim, minha cabeca comecou a cocar muito, na verdade coca desde o comeco do ano/caspa. Eu notei que em setembro que meu cabelo comecou a cair muito, em Outubro notei algumas areas que estavam comecado a aparecer o couro cabelo(nada mto visivel), no meio e e na frente e pouco na parte debaixo. Tbm a volume dimiuniu muito(eu sempre tive muito cabelo). Fui ao uma dermatologista aqui ela disse que ia voltar a crescer e para nao me estressar. Pediu um exame de sangue, depois de rivisar meus resultados ela recomendou um shampoo da amazon(que nao ajudou mto). Fui em segundo dermatologista que falou (sem examinar mto) abriu meu cabelo com dois palitos e disse que eu tinha Alopecia feminina, me passou um produto caro Minoxodil/ Fenasterida. Eu estou fazendo sessoes de lazer de baixa frequencia, tomando vitaminas e usando um gel com Biotina. Ele tambem passou um shampoo (ketoconazole) que esta ajudando, mas em relacao ao resto esta caindo muito, nao vi melhora na queda. Estou muito triste e com auto estima baixa, eu gostaria de marcar uma consulta com voce, mas nao consigo ir Brasil esse ano, s ano que vem

    1. Olá, Mayara

      Existem diversos pontos na sua história que podem ter relação com a sua queda de cabelo e sintomas do couro cabeludo.
      A queda de cabelo depois de relaxamento (https://clinicadoppio.com.br/progressiva-e-queda-de-cabelo-qual-a-relacao/) muitas vezes ocorre por quebra dos fios (https://clinicadoppio.com.br/corte-quimico-o-que-deu-errado/).
      Nesse caso, além de ser necessário adotar uma série de cuidados com os cabelos (https://clinicadoppio.com.br/cronograma-capilar/), uma das opções é conversar com um profissional do salão sobre a possibilidade de se fazer cauterização química dos fios (https://clinicadoppio.com.br/o-que-e-cauterizacao-capilar-e-como-ela-funciona/). Caso não seja possível ou recomendado, a única alternativa é o corte (https://clinicadoppio.com.br/saiba-quando-cortar-o-cabelo/).
      Quanto aos sintomas do couro cabeludo, o primeiro passo é rever seus hábitos e cuidados com o couro cabeludo (https://clinicadoppio.com.br/cuidados-com-o-couro-cabeludo/).
      Além disso, é importante usar um xampu anticaspa (https://clinicadoppio.com.br/qual-o-melhor-xampu-anticaspa/) na sua rotina capilar.
      Se mesmo assim não houver controle do quadro, está na hora de buscar um médico especialista.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda e a coceira.
      Quando vier a São Paulo, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estaremos à disposição para poder ajudá-la.

  12. boa noite, meu Deus me identifiquei muito com a tricodinia,já fiz raio -xis, ecografia do couro cabeludo, tomografia e ressonância e os médicos não souberam me explicar o que é essa dor que eu sinto no couro cabeludo

  13. qdo deito do lado direito meu coro cabeludo dói A 3 meses desviei de 1 bicicleta e bati.do lado direito a cabeça no tronco da árvore de manhã fui a noite no PS e o médico disse se eu tive algum sintoma.
    não tive que foi trauma leve .domingo agora sai com meu filho que passou numa lombada e bati na lateral.do carro do lado direito.Enfim.a 3 dias meu couro cabeludo está sensível até pra encostar no travesseiro.Nao tem marca nenhuma não tenho queda de cabelo e meu cabelo é curto
    como sou muito ansiosa e tenho.enxaqueca estou.em pânico.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *