Queda de cabelo após cirurgia

Como se não bastasse o estresse de ter que se submeter a um procedimento cirúrgico, muitas pessoas ainda passam a ter um aumento da queda  de cabelo após cirurgia.

Para entender as causas e mecanismos da queda, primeiro é necessário conhecer alguns conceitos sobre o ciclo normal do cabelo.

 

Ciclo do cabelo

O ciclo do cabelo é dividido em 3 fases principais:

  • Anágena ou de crescimento: nesta fase o cabelo cresce em média 1 centímetro por mês durante 2 a 8 anos. Após esse período variável, tem-se início a fase catágena;
  • Catágena ou de involução: tem duração de 2 a 4 semanas. Nesse período ocorre involução do bulbo ou raiz capilar com diminuição progressiva da produção do fio até a parada completa, que ocorre na fase seguinte, a fase telógena;
  • Telógena ou de repouso: não há mais produção de fio durante essa fase, que dura em torno de 3 meses. O fio permanece em repouso nesta fase até a sua queda. Após cair, ele então é substituído por um novo fio em fase anágena, dando início a um outro ciclo.

Uma vez que parte dos cabelos entram em fase telógena, é normal ter queda de 100 a 150 fios de cabelo por dia.

Entretanto, durante períodos de estresse, como após cirurgias, pode haver aumento da quantidade de fios a entrar prematuramente na fase telógena, resultando em um aumento temporário da queda de cabelos. Esse fenômeno é chamado eflúvio telógeno.

Queda de cabelos e estresse

O estresse é o maior responsável pela queda de cabelo após cirurgia.

Situações estressantes induzem a produção de hormônios e outras substâncias que interferem na produção dos cabelos.

A consequência mais comum é o eflúvio telógeno, sendo a queda dos fios geralmente observada por volta de 1 a 3 meses após a cirurgia.

Estudos recentes têm apontado a possibilidade do estresse também interferir na evolução da calvície ou alopecia androgenética. Segundo esses estudos o estresse precipitaria o início e aceleraria a progressão da calvície em pessoas com predisposição genética.

Anestesia 

Mesmo que pacientes e boa parte dos médicos acreditem que a anestesia possa aumentar a queda de cabelo após cirurgia, ainda não há dados científicos conclusivos a respeito do assunto. Se for verdade que há essa relação, é mais provável que a queda ocorra após longos períodos sob anestesia.

Os poucos dados científicos a respeito sugerem que como a anestesia diminui a taxa de divisão celular, ela poderia afetar tecidos com rápida velocidade de renovação, como os folículos pilosos, induzindo-os a entrar na fase de repouso.

A boa notícia é que essa paralisação é temporária, com folículos logo recuperando sua taxa normal de produção e crescimento.

Ato operatório

Fatores relacionados ao ato operatório, como a perda de sangue durante a cirurgia e os próprios cortes cirúrgicos na pele ou em tecidos profundos podem fazer com que os cabelos parem de crescer, entrem na fase de repouso e caiam.

Se a área da incisão tiver pelos ou cabelos, pode ainda haver formação de cicatrizes e perda definitiva dos cabelos.

Medicações

Existem muitas medicações que podem afetar o crescimento dos cabelos, incluindo algumas que são necessárias para os procedimentos cirúrgicos.

Nesse caso, o mecanismo de indução da queda de cabelo após cirurgia pode ser direto ou indireto, ou seja, pode ser um efeito colateral esperado do medicamento ou secundário a complicações do seu uso, como, por exemplo, após uma reação alérgica.

Entretanto, uma vez que esses remédios forem suspensos, os cabelos retornam gradualmente ao ritmo de crescimento normal.

Dieta e metabolismo

Durante o período de recuperação pós-cirúrgico, há um aumento do metabolismo e da necessidade de nutrientes como proteínas, vitaminas e minerais.

Assim, havendo quantidades limitadas desses elementos, naturalmente eles são direcionados a lugares que são primordiais para o organismo, sendo que o cabelo não é um deles. Portanto, quando as pessoas não se alimentam adequadamente após cirurgias, o cabelo é um dos primeiros a sofrer.

Para reduzir os danos do estresse cirúrgico no cabelo, é importante se alimentar de forma apropriada. Recomenda-se aumentar o consumo de frutas e vegetais e não se esquecer de incluir na dieta alimentos ricos em ferro, biotina e zinco. Em casos selecionados, pode ainda ser interessante fazer reposição oral com suplementos ou até mesmo injetável, se necessário.

Um desses casos especiais é a cirurgia bariátrica. A cirurgia de redução de estômago ou gastroplastia redutora, com ou sem by-pass intestinal tem se tornado cada vez mais popular, sendo também cada vez mais comum a queixa de queda de cabelos após a cirurgia.

Há diversas variações de técnicas cirúrgicas, cada qual com suas deficiências nutricionais específicas.

De maneira geral, a cirurgia bariátrica pode cursar com carência de cálcio, ferro, cobre, zinco, folato, vitamina B12 e vitamina D.

A orientação nutricional para a reposição desses elementos é fundamental para o controle da queda de cabelos. A formulação da dieta assim como possíveis reposições devem ser feitas e seguidas preferencialmente por uma equipe multiprofissional.

Complicações cirúrgicas

Ser submetido a qualquer tipo de cirurgia aumenta as chances de vir a ter uma infecção.

Infecções bacterianas, virais ou fúngicas podem exacerbar a queda após cirurgia.

Assim, quanto antes uma infecção for identificada e tratada, menor a chance de vir a ter aumento da queda de cabelos.

Queda de cabelo após cirurgia: o que fazer?

Após cirurgias, fios podem ser vistos em maior quantidade no travesseiro, banheiro ou escova. Os cabelos podem parecer mais finos e ralos, mas não é esperado se observar falhas grandes.

Infelizmente toda cirurgia envolve algum estresse, sendo importante tentar minimizá-lo o quanto for possível. Sugestões como reservar um tempo do dia para relaxar e se exercitar, participando de atividades que diminuam o estresse podem ser úteis.

Informe-se a respeito da cirurgia e da sua recuperação, expondo suas dúvidas e preocupações ao médico.

A Clínica Doppio além de possuir uma estrutura apropriada para avaliação e tratamento de queda de cabelos e calvície, conta ainda com um médico especialista em cabelos e profissionais preparados para ajudar com seu problema.

Faça uma avaliação e obtenha as informações e cuidados para o seu caso.

Dr. Nilton de Ávila Reis

CRM: 115852/SP | RQE 32621


Posts Relacionados

Terapeuta capilar, tricologista e médico especialista: qual a diferença?
Existem diversos termos para denominar os profissionais que lidam com problemas no cabelo ou couro... (Leia mais)
Finasterida ou minoxidil: qual é a diferença?
Parte dos pacientes com problemas capilares ficam em dúvida se devem usar finasterida ou minoxidil.... (Leia mais)
Erros ao usar minoxidil: por que ele não funciona?
O minoxidil é um remédio comprovadamente eficiente para tratar a alopecia. Mas existem alguns erros... (Leia mais)

121 Responses

  1. Fiz cirurgia bariátrica a uns 7 anos, meu cabelo e unhas foram perdendo força lentamente, não fiz nenhum acompanhamento nutricional para previnir a perda de cabelo. Mas 7 anos após a minha cirurgia meu cabelo está deplorável, toda poroso, quebrado é extremamente frágil. Não tenho nenhum indício de calvice , o meu problema é que meu cabelo está ralo e quebra até por escovar. Uso mega Hair e sei que o problema não é esse, o problema é a baixa reposicao de vitamina que consumo, meu cabelo foi muito prejudicado por isso. Preciso de ajuda urgente. Daniela

    1. Fiz uma cirurgia pra colocar implante dentario, passando um mes da cirurgia , percebi muira queda de cabelo muito fino e poroso, fiquei apavorada . Fui a 4 dermatologista so me passaram a viramina Eximia faz dois meses que estou tomando e nao vi nenhum resultado, pois me alimento muito bem com frutas e verduras.tb uso um shampoo indicado pela medica peço ajuda.

      1. Olá, Wanda

        Como comentado no texto, há diversas razões para se ter queda acentuada após cirurgias.
        O período da queda pode se estender de 1 até, em média, 4 meses após o procedimento cirúrgico.
        Sendo assim, você ainda está dentro do período esperado.
        Isso não significa que não possam ter outras causas agravando seu quadro de queda.
        Para entender melhor sobre o assunto, sugiro os seguintes textos:
        https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo/
        https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-feminino/

        Caso persista com queda ou dúvidas, estamos à disposição.

      1. Fiz cirurgia de emergência pra retirada da vesícula faz quatro meses. Estão notando trecho do couro cabeludo com cabelo quebrado e ralo

    1. Boa noite !! Fiz uma cirurgia tem 6 meses e desde então meu cabelo não para de cair já está bem ralo fino , não sei mais o que fazer está caindo significativamente
      O que eu faço ??

      1. Olá, Tuane

        Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/).
        Existem muitas outras causas mais prováveis para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
        Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
        Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
        Estamos à disposição para ajudá-la.

  2. Fiz histerectomia há dois anos, acordei no meio da cirurgia e tive que ser anestesiada pela segunda vez, desde então o meu cabelo cai todos os dias em grande quantidade. Estou com cabelo fino, e com pouco cabelo.

    Fui na dermatologista e endocrinologista, solicitaram exames e disseram que os hormônios estão normais, só havia falta de vitamina D, que estou repondo.

    Não sei mais o que fazer, pois tenho até medo de pentear meu cabelo, cai muito cabelo.
    Isso começou um mês após cirurgia e dois anos depois continua a mesma queda.

    1. Olá, Silvia

      Você relatou diversos motivos que justificam seu quadro.
      No entanto, existem muitas outras causas de queda e de cabelos finos, que só podem ser esclarecidas com o exame completo do couro cabeludo e do fio de cabelo.
      Assim, sugiro que agende uma avaliação com um médico especialista.
      Sinta-se à vontade para nos contactar para maiores informações.
      Estamos à disposição.

  3. Boa noite! Desde a minha primeira menstruação tenho queda de cabelos. Meu cabelo é muito oleoso. Fiz diversos tratamentos e nada resolveu! No ano passado fui diagnosticada com um endometrioma de ovário ( meus cabelos estão caindo aos tufos, estou desesperada). Gostaria de saber, se endometrioma de ovário, faz cair os cabelos?? Tbm estou com baixa de vitamina D! Me ajudem, por favor!

    1. Olá, Carla

      Apesar de variações hormonais serem causa comum de queda de cabelo, como mostrado no artigo https://clinicadoppio.com.br/hormonios-e-queda-de-cabelo/, o endometrioma de ovário não costuma causar grandes variações nesses hormônios.
      A deficiência de vitamina D também pode provocar queda, melhor explicada no artigo https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina-d/
      Entretanto, não é possível determinar se esse é o motivo da sua queda, pois existem diversos outros fatores que podem estar envolvidos, como mostrado no texto: https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/
      Para esclarecer o que realmente está acontecendo no seu caso, é preciso passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  4. Boa tarde Dr.
    Sou Liliane Dalmas Buffon de Garibaldi-RS te peço por favor sua ajuda para minha mãe.
    Meu irmão com esquizofrenia, deu socos no abdômen dela e estourou o baço que descobriram só depois de 3 dias, ela teve hemorragia interna e foi operada e graças a Deus está aqui.
    Ocorre que logo depois da cirurgia começou a queda intensa de cabelos, está quase careca, exames de sangue nada acusam, a não ser tireóide que deve estar até 5.00 está 5.03, leucócitos que deve estar até 11.000 está 16.900
    Mas o Dr deu um tratamento para queda e depois de 30 dias resultado nenhum.
    Então encaminhou para uma dermatologista especialista em cabelos, tem que ir nela, ainda não foi.
    Se puder por favor me dizer o que você acha que é a causa e o que fazer?
    Obrigada

    1. Olá, Liliane

      Entendemos sua situação. Gostaríamos muito de poder ajudar, mas não é possível sem que seja feito um check up completo com avaliação do fio e couro cabeludo da sua mãe.
      Sugiro que procure um médico especialista para melhor avaliação e orientações.
      Caso tenha oportunidade de vir à São Paulo, estaremos à disposição para ajudá-la.

    2. Fiz cirurgia plástica de mamoplastia com prótese, estou a 1 mês de pós operatório, e meu cabelo não para de cair, o chão vive cheio de cabelo espalhado, não posso passar a mão que já vai alguns fios e quando lavo o cabelo é o pior sofrimento, pois cai muito. Estou usando shampoo para crescimento, tônico capilar, tomando vitaminas, e com alimentação saudável. Meu cabelo sempre foi bem fininho e ralo, então estou sentindo bastante com essa queda. Não achei que uma cirurgia iria causar tantos efeitos colaterais. Mas seguimos aqui…

  5. Boa noite fãs dois meses que FIS uma cirurgia dos rins e logo quando vim pra casa meu cabelo começou a cair muito mesmo que hoje em dia esta bem pouco e ralo quero saber pq isso e quanto tempo isso pode durar eu posso ficar sem cabelo? Estou tomando sulfato ferroso para ver se ajuda a fortalecer.

    1. Olá, Bruna

      A queda de cabelo pode persistir por até 6 meses após uma cirurgia, com recuperação total dos cabelos após esse período.
      Isso ocorre por conta do eflúvio telógeno (https://clinicadoppio.com.br/efluvio-telogeno-troca-de-cabelo/).
      Caso a queda persista ou o cabelo não esteja se recuperando, sugiro que procure um médico especialista.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  6. Olá, passei por uma cesariana à 1 ano e Meu cabelo tem caído bastante, ao passar a mão vem vário fios e no banho. Fui ao dermatologista e ele disse poderia ser eflúvios telogeno me indicou Pantogar e minoxidil.bom falhas bem visíveis não tenho, apenas nas entradas estão mais ralas. Mas notei meu cabelo bem menos já que isso vem acontecendo por volta de dois meses e tenho muito medo de perder meu cabelo, gosto nem de pensar. Bom minha dúvida é que será possível essa minha queda está acontecendo devido minha cirurgia mesmo após 1 ano depois?! Pq antes até caia mais ao ponto que cai hoje não. Estou desesperada pq não vi resultado ainda com pantogar. hj faz 11 dias que eu tomo o pantogar 3 compridos durante ao dia. Desculpe o desabafo mas estou realmente em pânico. obrigada!

    1. Olá, Samia

      A queda de cabelo provocada pelo ato operatório exclusivo pode durar até 6 meses. Quando a queda persiste além desse período é preciso que se faça uma avaliação.
      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/).
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  7. Ola Dr. td bem? me chamo luiz, fiz a cirurgia de retirada da vesícula, meu cabelo já era um pouco seco e ondulado, mas após eu ter feito a cirurgia meu cabelo começou a ficar muito seco até mesmo irreconhecível vai fazer 1 ano que passei pelo procedimento o que o senhor me aconselharia? passar numa nutricionista ou dermatologista? ou em ambos? ficarei grato pela sua ajuda !!!
    At. Luiz

  8. Bom dia meu cabelo tbm está caindo muito vai fazer 3 meses q me operei da vesícula e estou desesperada cai muito cabelo tem algum medicamento q ajude a diminuir essa queda e fortalecer os fios . obrigada

    1. Olá, Laudete

      A queda de cabelo provocada pela cirurgia pode durar até 6 meses.
      Entretanto, pode ser que o motivo da causa não seja somente a cirurgia.
      Assim, antes de te recomendar um medicamento é preciso avaliar quais as possíveis causas da queda.
      Somente após avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos pelos quais seus cabelos caem demais.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  9. olá bom dia, a tres anos atras tive meu filho de cesariana e tou perdendo cabelo ate hoje ja tou em desespero, meu cabelo ta ralo demais

    1. Olá, Glória

      A queda de cabelo após o parto (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-apos-parto-ou-amamentacao/), seja ele normal ou cesariana, não dura todo esse tempo.
      Existem muitas outras causas mais prováveis para sua queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) e rarefação capilar (https://clinicadoppio.com.br/calvicie-feminina/).)
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda e de sua rarefação sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la

  10. olá, já postei um comentario aqui há alguns dias , sobre meu cabelo que tive uma cesária a três anos atrás e meu volume de cabelo acabou, já tem até transparençia, fui a dermato, ela mim pediu exames de varias vitaminas, tireóide e o resultado não deu nada mais desesperador ainda, ela tambem mim passou uma dieta, de glutem, leite, açucar, citricos enfim não sei se isso vai ser a solução. mais minha dúvida é será que existe a possibilidade de eu ter meus cabelos de volta só com dieta? obrigado!

    1. Olá, Glória

      As chances dos seus cabelos voltarem só com a dieta dependem se a causa para a diminuição dos seus cabelos for apenas fatores nutricionais. Nesse caso, eles devem voltar.
      Entretanto, existem muitas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) e diminuição do volume capilar que só são possíveis de serem determinadas após check up completo, com análise do fio de cabelo e do couro cabeludo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Gracinha

      É esperado que ocorra queda de cabelo após procedimentos cirúrgicos, especialmente se forem cirurgias grandes ou sucessivas.
      O período de queda pode se estender por até 4 a 6 meses após o último procedimento, no caso de cirurgias sem intercorrências.
      Em caso de complicações cirúrgicas que demandem internação mais prolongada, uso de medicações (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-remedios/) ou gerem grande estresse, o período pode ser ainda mais longo.
      Todos esses aspectos devem ser avaliados, além de outras possíveis causas de queda (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/).
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

    1. Olá, Leandro

      Para te ajudar é preciso fazer uma avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  11. Olá boa noite fiz uma cirurgia às pressas de apêndice mais mim abriram no início da barriga até o final para saber o que eu tinha pois os exames não mostravam nada aí descobriram que era a apendice já estourada aí depois de um mês meus cabelos começaram a cair de um jeito assustador mais da metade dos meus cabelos já se foram e eu já estou em ponto de mim desesperar pois aos poucos vejo que estou ficando careca e já fazem três meses que fiz minha cirurgia e continua caindo muito o que eu faco mim ajudem eu ja estou comedo de ficar careca.

    1. Olá, Gislayne

      Há muitos fatores envolvidos à cirurgia e outros não relacionados (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) que precisam ser avaliados para determinar os motivos da sua causa.
      Portanto, sugiro que consulte um médico especialista para que seja feito um check up completo, com análise do fio de cabelo, do couro cabeludo e exames de sangue.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  12. Boa tarde, escrevo de Macambique, um pais na Africa Austral, meu problema e seguinte: fiz uma operacao visicular, estive a tomar prednisolonas e 6 meses depois engravidei, tive um bebe e implantei um aparelho anticonceptivo, veio stress por causa da minha separacao, dai meu cabelo comecou a cair e ficar raro quase que tenho alopecia, toda coroa sem cabelo, ja tomei vitaminas, ja fiz tratamentos antinfugicas, ahora apanhei uma bezantinica contra doencas bateriana, mas eu estou triste por nao sei se um dia meu cabelo tera volta.gostaria de ter ajuda e saber qual e a causa desta queda severa. Peço ajuda por favor se tiver whattsapp meu contacto 258845940995 carok

    1. Olá, Carol

      Na sua história existem diversas causas para queda de cabelo como: cirurgia, remédios (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-remedios/), anticoncepcionais (https://clinicadoppio.com.br/anticoncepcionais-e-queda-de-cabelos/), estresse (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-estresse/) e até possível excesso de vitaminas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-excesso-de-vitaminas-e-minerais/). Além de todas essas causas, existem outras causas de queda que precisam ser avaliadas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/), além da possibilidade de acometimento por alguma alopecia (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-tipos/).
      Assim, para saber o que está ocorrendo com o seu cabelo é necessário que se faça uma avaliação médica.
      Somente após exame do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue é possível determinar possíveis tratamentos para o seu caso.
      Dessa forma, sugiro que procure um médico especialista para acompanhamento.

  13. Olá Dr, meu nome é Késsia, tive parto cesareano a 4 meses e 1 semana, meu cabelo aumentou muito a queda aparir de 3 meses, estou amamentando ainda, já fiz checkcap completo e só constatou anemia leve, sempre que tenho contato com meu cabelo está caindo demais, está muito ralo. Qual o motivo da queda já que meus exames não constataram nada? O que devo fazer? Vou fazer outra cirurgia amanha (de varizes), será que vai piorar essa situação de queda capilar? Tem alguma medicação pra eu tomar e algum produto pra passar no meu cabelo?

    1. Olá, Silvana

      Infelizmente não há nenhum remédio que previna a queda de cabelo por cirurgias.
      Uma dica importante, no entanto, é checar seus níveis de vitaminas, minerais e principalmente, ferro (ferritina) antes da cirurgia.
      Como costuma haver perda de sangue considerável e portanto, de ferro, durante a histerectomia, uma reposição com ferro poderia minimizar a queda por deficiência de ferro (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-ferro/).

  14. Fiz uma cirurgia de tomo na hipófise com dois mês.meu cabelo começou a cair bastante. Dia 11 vai fazer 3 agora que está caindo muito.

  15. Boa tarde fiz uma cirurgia de mioma mais conhecida como histerectomia tirei o ulterior e o ovário hj faz 2 meses e 25 dias e meu cabelo está caindo não muito mas percebi que cai mais quando lavo quero saber se e normal estou ficando desesperada me.ajudem por favor obrigada

    1. Olá, Andreia

      É normal perceber fios de cabelos caindo durante o banho (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelos-no-banho-o-que-fazer/).
      Também é esperado que se observe um pouco mais de queda após cirurgias como a histerectomia. Ela deve melhorar em até 6 meses após o procedimento.
      Se não melhorar, sugiro procurar um médico especialista.
      Caso queira mais informações, favor entrar em contato pelo telefone (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  16. Boa noite
    Fiz transplante capilar há 8 meses e meus fios estão caindo muito, capaz que esteja caindo de uns 100 fios ou mais por dia. Estou com receio que não sobre nenhum. Poderia me ajudar com alguma explicação se é normal ou não. Se voltará a crescer? Desde já, grato

    1. Olá, Alencar

      É esperado ter queda de cabelo após transplante capilar (https://clinicadoppio.com.br/transplante-capilar/), que costuma ocorrer algumas semanas após o procedimento.
      Geralmente a duração é curta e a resolução espontânea.
      Quando a queda e rarefação são mantidas por tempos mais prolongados é necessário avaliar sobre outras possíveis causas para a queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-em-homens/).
      Outro aspecto que também deve ser observado é a necessidade de manter um tratamento clínico após a cirurgia (https://clinicadoppio.com.br/tratamento-da-alopecia/).
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco peloo telefone (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo.

  17. Boa tarde! Fiz cirurgia de hérnia de disco há 17 anos e no dia 18/11/2018 tive uma dor lombar irradiada que quase me enlouqueceu e os diagnóstico foi uma nova hérnia no mesmo local , cirúrgica. Pois bem, passei desse dia até os dias da cirurgia dia 26/12 a base de remédios, prebictal e reativa e mesmo assim com dor. Logo após a cirurgia, uma semana depois começou a queda e forma bem acentuada. Estou usando cetoconazol para além disso tenho história de dermatite seborréica e achei que poderia ser e, tomando pontogar 3vezes por dia e mesmo assim obrigado cabelo continua a cair.
    Estou ficando desesperada para meu cabelo é muito fino e liso, qualquer queda acentuada é ruim. Tem uma média de quanto tempo isso continua? Estou de repouso e não posso ir ao dermatologista. Minha alimentação também é rica em nutrientes. Agradeço

    1. Olá, Janaína

      A queda de cabelo exclusivamente pelo ato cirúrgico pode durar até 6 meses. Entretanto, todos os eventos associados à cirurgia como complicações pós-operatórios, remédios, internação, etc podem prolongar ainda mais esse tempo.

  18. Olá minha filha tem alopecia areta por causa de estresse e preocupação por conta de uma cirurgia que ela tem que fazer a cirurgia foi marcada e ela ainda tá fazendo o tratamento da alopecia tem algum problema ela fazer a cirurgia ? Será se os cabelos vão voltar a cair

  19. Boa noite fiz uma histerectomia total em outubro e meu cabelo está caindo muito,comecei a tomar faz dois meses o comprimido FORTALIZE,gostaria de sabe em quanto tempo ele começa a dar resultado pois estou desesperada

    1. Olá, Alessandra

      A queda de cabelo pode durar por alguns meses após a cirurgia, principalmente se existirem outros fatores associados (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
      Por sua vez, o Eximia Fortalize (https://clinicadoppio.com.br/eximia-fortalize/) é um suplemento alimentar (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/) que colabora com a redução da queda caso haja deficiência de algum dos seus componentes.
      Seu uso sem indicação médica, no entanto, acarreta riscos de aumentar a queda.
      Portanto, é melhor se consultar com um médico especialista.
      Somente após avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar se a cirurgia é a única causa para os seus cabelos estarem caindo em excesso.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  20. Eu tenho queda de cabelo desde que eu fiz minha segunda cirurgia quando eu tinha uns 12 anos depois disso comecei a ter uma queda eu não sei se foi alguém aparelho que usei ,se foi algum remédio ou o as duas bolsas de sangue que recebi .já tomei remédio já passei remédio onde tenho uma queda maior e não adiantou nada ,já fiz biópsia e não deu em nada mas o meu cabelo continua caindo e sempre quando chega no mês 2 de todo ano meu cabelo começa a cair cair e deixa uma falha grande deixa no coro cabeludo a sorte minha que tenho como tampar jogando o valor pro lado .Eu já não sei o que eu faço pro meu cabelo parar de cair

  21. Boa tarde! Eu me trato há muitos anos por causa da queda de cabelo. No momento está controlada, mas irei fazer uma cirurgia para colocação de prótese no mês que vem, e gostaria de saber se tem chances de queda voltar. A cirurgia não afetará minha alimentação, nem terá perda de sangue, o único que afetaria seria a anestesia. Li na pagina de vocês que não existem estudos que comprovem que a anestesia cause queda. Posso ficar tranquila, ou corro o risco?

    1. Olá, Gaby

      O procedimento cirúrgico em si pode ser suficiente para desencadear a queda de cabelo, mesmo sem alterações na alimentação ou perda significativa de sangue.

  22. Fiz uma cirurgia da vesícula com complicações, estou com um pouco de queda de cabelos.
    Posso tomar alguma vitamina e fazer proguessiva ?
    Obrigado pela atenção

    1. Olá, Silvana

      O uso de vitaminas só é benéfico em casos específicos de deficiências de vitaminas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina/).
      O uso de vitaminas sem orientação pode causar piora da queda por excesso de vitaminas.
      Por sua vez a progressiva pode levar à quebra dos fios.
      O mais indicado é procurar um médico especialista para que se faça um exame completo dos seus cabelos, couro cabeludo e saúde geral antes de te indicar o melhor tratamento.

  23. Faz 20 dias que coloquei silicone , e eu ja tenho pouco cabelo e esta caindo muito , posso tomar alguma suplementação para evitar essa queda ? Eu tenho pill food que eu tomava antes , posso
    tomar ?

    1. Olá, Mariane

      O Pill food não é um medicamento para queda de cabelo, mas um suplemento alimentar (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/).
      Assim como qualquer outro suplemento nutricional, ele só é benéfico em casos específicos de deficiências de vitaminas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina/) ou minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-minerais/).
      Por outro lado, o uso desse ou de qualquer outro suplemento deve ser feito com cautela uma vez que também pode haver piora da queda por excesso de vitaminas e minerais.
      Portanto, sugiro que procure um médico especialista para avaliação e indicação do melhor tratamento.
      Entre em contato pelo telefone (11) 38539175 para maiores informações.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  24. Olá coloquei prótese de silicone e fiz abdomemplastia a 5 meses porem ja tenho um histórico de alopecia areata mas já fazia 15 anos que estava tudo bem,E agora apos 5 meses da cirurgia estou com várias falhas no cabelo pode ter sido por causa da minha cirurgia

    1. Olá, Daiane

      A alopecia areata é uma doença autoimune de causas ainda não completamente conhecidas.
      Portanto, não é possível dizer se a cirurgia foi ou não a responsável pelo seu quadro.
      Entretanto, independente da causa, há tratamento para a alopecia areata.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  25. Dr.Nilton Boa noite ,estou com queda a mais de 6 meses fiz exame de sangue levei para o dermatologista ele me passou uma vitamina e uma loção mais o cabelo continua caindo ,agora ele está bem pouco e mto ralo meu cabelo o que você me indica porque já estou ficando com medo… desde já obrigado

    1. Olá, Mayara

      É preciso investigar todas as possíveis causas de queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/)e de afinamento do fio.
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  26. Boa noite . Fiz uma cirurgia cardíaca e vi que depois disso meu cabelo cai muito ñ posso nem pegar nele chego a ficar com medo .. estou tomando um medicamento para o coração isso tbm interfere?

    1. Olá, Bruna

      Tanto o uso de algumas medicações quanto cirurgias podem colaborar para queda de cabelo.
      Além dessas, outras causas de queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) precisam ser investigadas.
      Sugiro que procure um médico especialista para fazer um exame tricológico completo (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/).
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  27. Olá Se eu fiz uma cirurgia esse mês já havia sofrido com queda de cabelo antes da cirurgia,com a cirurgia pode piorar minha queda de cabelo?O que eu posso fazer?

    1. Olá, Jéssica

      A cirurgia pode piorar a queda de cabelo.
      Apesar de não ter como evitar a queda pelo ato cirúrgico em si, outras causas podem ser investigadas e tratadas.
      Sugiro que procure um médico especialista para avaliação e indicação do melhor tratamento.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  28. Oi boa noite meu nome e Aurilene eu fiz uma cirurgia já vai fazer 3 meses abdominal para cheia o meu cabelo está caindo muito já tá até com mais falhas na frente é normal e quanto tempo para de cair tô com medo de ser calvície como é que eu sei

    1. Olá, Aurilene

      A queda de cabelo relacionada à cirurgia tende a melhorar em até 6 meses. Quando há complicações, esse tempo pode se prolongar.
      Quadros intensos ou prolongados de queda podem evidenciar quadros de calvície, tanto em homens quanto em mulheres.
      Sugiro que procure um médico especialista para avaliação e indicação do melhor tratamento.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-lo

  29. oi boa noite meu nome e Rosangela ;fiz transplante renal e os medicamentos esta fazendo com que meus cabelos caiem bastante ,estou desesperada ,sem saber oque fazer.

  30. Olá! Faço um tratamento com uso do Minoxidil mais vitaminas há 7 meses devido à uma queda causada por descontrole hormonal agravado pelo fato do meu cabelo ser fino, estava tendo um bom resultado. Fiz uma rinoplastia há 10 dias e desde então meu cabelo voltou a cair. Gostaria de saber se vou perder o resultado obtido ao longo desses meses ou se o tratamento que venho fazendo vai amenizar a queda atual ou diminuir esse prazo de volta a normalidade. Obrigada!

    1. Olá, Isabela

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/), dentre elas, cirurgias.
      Mesmo sabendo que poder haver acentuação da queda de cabelo após cirurgia, não é possível prever a quantidade de cabelo que pode cair.
      Mas com certeza, a queda é mais intensa quando existem outros fatores como carências ou excessos de vitaminas.
      Para mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  31. Oi meu nome e denisy tive uma Cesária a 4 meses parto complicado BB prematuro e reparo q tá caindo muito meu cabelo isso e normal

    1. Olá, Denisy

      É normal se observar queda de cabelo após o parto (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-apos-parto-ou-amamentacao/), principalmente após um parto envolvido um procedimento cirúrgico e complicações.
      Entretanto, é importante avaliar se a queda de cabelo excessiva se deve somente a esses fatores, pois existem muitas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Assim, sugiro que passe em uma avaliação médica especializada para uma avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  32. Olá
    Tenho um cabelo bem diferente… meu cabelo nunca passou dos ombros, sempre foi fino e leve. Ele começa a crescer e então começa a cair novamente. Na nuca, tenho uma grande falha onde os cabelos que ali estão não passam de dois centímetros, são bem fininhos e saem com facilidade. Neste local noto que a pele é mais macia que o resto da cabeça. Não sei nome dessa doença.. Isso me adormenta desde criança, pq como meu cabelo caia e era fraco, minha mão o mantinha cortinho, assim eu era confundida com menino e sofria com o deboche das outras crianças. Em janeiro deste ano fui submetida a uma cirurgia para a retirada do apêndice. Meu quadro era de peritonite, por isso tive que tomar muitos antibióticos, meu cabelo agra esta bem fraco e ralo por causa da queda que venho sofrendo.

  33. Olá Dr. Nilton!
    Minha dúvida é a seu, fiz duas embolizacoes de aneurisma cerebral a 1 ano e meio atrás, será que posso fazer química no cabelo? Não tive problemas com queda de cabelo nesse período.

    1. Olá, Fabrícia

      Sempre quando há um procedimento específico como este é importante consultar o médico que lhe indicou o procedimento, no caso, a embolização.

  34. Ola,sou gisele,sofro muito com queda de cabelo,ja fiz todos os exames,deu tudo normal,mas o cabelo não para de cair,ja tomei vitaminas,fiz aplicação e não obtive resultados,não sei mais o que fazer…

    1. Olá, Gisele

      Sugiro que passe por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Somente após o check up tricológico completo será possível determinar o que é preciso fazer para controlar sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  35. Fiz duas cirurgias um ano após o outro depois disso meu cabelo ficou quebradiço e caindo bastante já não sei o que fazer não tem remédio para queda de cabelo não que seja bom

  36. Oi boa tarde!!
    Me chamo Denise fiz uma cirurgia de frontoplastia dia 30 de Julho, após uns 10 dias meu cabelo começou cair e perdi praticamente todo meu cabelo na frente onde foi descolado o couro cabeludo. Gostaria de saber se é normal isso acontecer e se meu cabelo irá crescer novamente, tem lugares que já estão aparecendo novos cabelinhos mais tem lugar que ainda não, isso é normal?

    1. Olá, Denise

      Há diferentes motivos para que você tenha tido queda de cabelo.
      Caso não tenha ocorrido lesão dos bulbos capilares, nem comprometimento vascular da área, a queda de cabelo pela cirurgia tende a normalizar em até 6 meses.

  37. Olá meu chamo jairla há quatro meses passei por alguns processo cirúrgico (laparotomia, correção da veia biliar e outros) agora estou em recuperação em casa, mais notei que meus cabelos estão caindo muito e ando muito preocupada.Quero sober se a anestesia medicamentos ou a retirada de algum órgão afeta no aumento da queda de cabelos.

    1. Olá, Jairla

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/), inclusive muitas delas associadas à cirurgia.
      Entretanto, não é possível determinar se esse é o único motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  38. Fui diagnosticada com alopecia universal aos 10 anos, consegui contornar e tudo estava bem, após 28 anos tudo vem a tona, tive uma bebê em jul/18, operei vesícula em mar/19 e uma progressiva em julho/19, meu cabelo além de cair muito está com peladas em várias regiões e perdas difusas também. vou citar o que já usei e alguns eles ainda uso e pouca coisa melhorou: minoxidil, psorex, diprosone, infiltração com triancil, eximia fortalize, semblé fort, untral, vitamina D e a queda ainda está acentuada e com vários focos, já fui para três dermatologista e continuo com perda, percebi que os médicos tratam a falha, mas não buscam as causas, uma vez que alopecia é uma doença autoimune e que infelizmente os anticorpos atacam erroneamente os folículos capilares, sendo assim, eu por conta procurei um imunologista e espero que ele identifique o que acontece comigo. foi sugerido o MMP uma técnica nova que consiste em introduzir vitaminas e medicamentos numa profundidade do couro cabeludo, mas o tratamento custa em torno de R$ 2.500 e diante de tudo vivido, nem sei se faria efeito, afinal todo produto dermatológico é muito caro e eu já gastei bastante.

    1. Olá, Patricia

      Você descreveu diversas possíveis causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/).
      Entretanto, não é possível determinar o motivo da sua queda sem antes passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la

  39. Fiz transplante capilar há 5 meses.Tenho 59 anos. Meu novo sonho é ENDOPLASTIA. Li nos depoimentos quase 98% de mulheres queixando-se QUEDA DE CABELO. Isso acontece SÓ nas mulheres ou MAIS em mulheres? É viável eu fazer?

  40. Boa tarde
    Sou portadora de hipotireoidismo é 2 anos é 5meses tive minha bebê(Por cesariana) e passei por duas cirurgias de regressão dentaria. meu cabo vem quebrando d+ é caindo de forma acentuada…a única coisa q relativamente nele parece é volume é o crescimento está regular…gostaria se saber pq quebra tanto os feios??? Estão também muito porosos

    1. Olá, Roberta

      A quebra de cabelo pode ser por um problema na fabricação ou por desgaste do fio.
      Problemas na fabricação incluem desde problemas hormonais, nutricionais, até defeitos provocados por doenças que deixam o fio mais fraco, como a alopecia androgenética (https://clinicadoppio.com.br/calvicie-feminina/).
      Já as causas de desgaste do fio variam desde procedimentos capilares como tinturas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-tintura/), química (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-quimica-e-procedimentos-capilares/), até uso incorreto do secador (https://clinicadoppio.com.br/secador-e-queda-de-cabelo/) ou mesmo xampu.
      Como existem muitas possíveis causas, seria necessário fazer um exame completo, incluindo fio, couro e exames de sangue.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  41. Olá….
    Tenho 36 anos e desde que me lembro tenho queda de cabelo constante. Fica no máximo uns 4 meses sem cair, quando está ficando bonito e cheio vem a queda. Já passei em vários dermatologistas, vários exames e nada melhora essa queda. Descobri uma endometriose há 6 anos. Fiz minha cirurgia com histerectomia total esse mês. Tenho dermatite seborreica. Minha dúvida é… Com a cirurgia vai melhorar meu problema com queda? A dermatite causa queda?
    Grata!

    1. Olá, Ana Paula

      A cirurgia vai melhorar seu problema de queda somente se um dos motivos para queda for relacionado à cirurgia. Por exemplo, mulheres com anemia e sangramento vaginal intenso por conta de miomas uterinos tendem a perceber melhora da queda após essa sua cirurgia. No caso da endometriose, essa relação não é tão clara.
      Quanto à dermatite, sugiro que leia o artigo: https://clinicadoppio.com.br/seborreia-e-queda-de-cabelo/
      Como existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/), sugiro que você passe por avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  42. Fiz duas cirurgias praticamente consecutivas, à visícula e ao meu ombro esquerdo por roptura de tendão. Entretando na degunda e última cirurgia também contraí uma bactéria hospitalar muito má, a clostridium difficile. Estou ainda em fase de recuperação em casa e no fisioterapeuta, mas agora que quase todo o mal passou vejo o meu cabelo cair todos os dias e estou tristíssima.
    Estou a usar shampoo especial + gotas que me foram indicadas pela cabeleireira, mas não vejo melhorias.
    Acha que devo ir a um especialista ? Um dermatologista ? qual o mais indicado ?
    Muito grata

  43. Estou fazendo um tratamento dentario, com implante E meu cabelos estão caindo horrores. O dentista diz que não e a anestesia So pode ser ela, O que fazer : paro com o tratamento ou procuro um dermatologista

    1. Olá, Maria da Graça

      Acredito que você precisa procurar um médico especialista (https://clinicadoppio.com.br/medico-especialista-em-cabelos/).
      Existem muitas outras causas mais prováveis para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, é preciso passar por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  44. Boa tarde,

    Informo que passei por uma gravidez e tive parto prematuro e após um mês passei por uma cirurgia de vesícula e logo em um mês e alguns dias eu fiz quimica no cabelo e agora estou com queda de cabelo acentuado e comecei a tomar biotina e gostaria de saber se tem mais alguma coisa que eu possa fazer para amenizar essa situação porque o meu cabelo a cada dia está ficando ralo e fraco.

    Desde já agradeço!

    1. Olá, Jessica

      Existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) e diversos motivos para seu cabelo estar ficando fino e ralo (https://clinicadoppio.com.br/alopecia-tipos/).
      Entretanto, não é possível determinar o que está causando estas alterações nos seus cabelos nem indicar tratamento sem que antes você passe por avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos que estão deixando o seu cabelo com o aspecto descrito.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  45. Tive 2 aneurismas fiz 2 cirurgias por cateterismo, mas na verdade em 1 ano fiz 6
    anestesias e vou pra a sétima em julho desse ano para fazer o exame. Acabou com o meu cabelo.
    Ficou fino e perdi metade dele. Gostaria imensamente se me indicasse uma vitamina para fortalece-lo
    Obrigada

    1. Olá. Maria

      Tomar vitaminas, ou seja, suplementos alimentares (https://clinicadoppio.com.br/suplementos-para-cabelos/) só é benéfico em casos específicos em que faltam vitaminas (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-vitamina/) ou minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-deficiencia-de-minerais/) no sangue.
      Para saber se é o caso, é preciso fazer exames de sangue antes.
      Isso porque o uso desse ou de qualquer outro suplemento deve ser feito com cautela uma vez que também pode haver piora da queda por excesso de vitaminas e minerais (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-por-excesso-de-vitaminas-e-minerais/).
      Por outro lado, existem diversas outras causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Mas isso só é possível ao passar por uma avaliação médica especializada.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  46. Boa tarde Dr. Nilton, recentemente passei por uma cirurgia de ginecomastia, logo depois percebi um pequeno início de calvície, gostaria de saber se pode estar relacionado a cirurgia, já que não apresenta casos relacionados a minha família.

    1. Olá, Bruno

      A cirurgia de ginecomastia não tem relação direta com a calvície. A calvície genética (alopecia androgenética) geralmente ocorre por ação de hormônios masculinos em pessoas com predisposição à calvície.
      O que pode acontecer é uma queda acentuada de cabelos após procedimentos cirúrgicos.

  47. Bom dia, Dr. Nilton!
    No final de nov/2019 fiz uma cirurgia hemorroidária e uma colonoscopia, dois dias depois após sentir muitas dores e diagnosticada com inflamação na apêndice, fui submetida a outra cirurgia imediatamente para retirar a apêndice.
    De lá pra cá meu cabelo tem caído em grande quantidade, está muito ralo, isso tem me deixado bastante preocupada.
    Gostaria de entender se tem alguma relação com as cirurgias? Se sim, por quanto tempo deve permanecer essa queda brusca do cabelo? Se não, qual e a sua orientação?
    Obrigada!
    Nadia

    1. Olá, Nádia

      A cirurgia e suas possíveis complicações podem contribuir para a queda de cabelo, que dura em média, até 6 meses após a resolução completa do quadro.
      Se a queda persistir for muito intensa ou persistir por mais do que esse período, é preciso procurar um médico especialista.
      Somente após uma uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  48. Oi Dr Nilton , Em dezembro fiz uma dieta radical na qual perdi 10 kg rapidamente e em janeiro fiz 4 consecutivas cirurgias tive infeccao e tomei antibióticos por 30 dias .
    No fim de fevereiro notei uma queda acentuada exagerada, e já perdi mais da metade do meu cabelo e não para de cair . Estou tomando lavitan sem resultados . Posso passar minoxidil ? ele aumenta a qeda ou para a queda ?

    1. Olá, Flavia

      É importante ter acompanhamento médico para fazer uso de medicamentos, mesmo tópicos.
      No caso do minoxidil (https://clinicadoppio.com.br/minoxidil-funciona/), ele pode agravar quadros de dermatite do couro cabeludo e provocar queda de cabelo, se não for bem indicado.
      Portanto, sugiro que agende uma consulta com um médico especialista para maiores informações.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  49. Boa noite Doutor, meu nome é Carmen. Hoje fazem 10 meses que fiz uma cirurgia plástica, desde o Natal meu cabelo não para de cair, cerca de 120 à 150 fios por dia, sim eu conto. Fazem 2 meses que estou tomando um medicamento chamado Fio Forte, mas nenhum resultado até agora, as falhas estão visíveis e acabando com a minha auto estima pois tenho apenas 24 anos. O senhor poderia me indicar algo mais potente? Sou do interior de SP divisa de Minas Gerais, não consigo ir até seu consultório, muito obrigado Deus abençoe

    1. Olá, Carmen

      A indicação de medicamentos e outras formas de tratamento dependem de uma prévia avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue.
      Portanto, precisaria examinar para te dar as orientações corretas.
      Sugiro que busque ajuda especializada na sua região e caso venha à São Paulo, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  50. Olá Dr fiz uma artrodese de coluna lombar, meus cabelos já caiam muito mesmo mas cm.a cirurgia aumentou absurdamente até partiu o q posso fazer pois moro em salvador não tenho cmo ir p consulta cm.vc????

  51. Fiz cesária e operei tudo junto faz quatro meses e fiz progressiva com 12 dias operada e meu cabelo não para de cair vai fica caindo até quando?

    1. Olá, Alessandra

      Vai depender da causa da queda.
      Como existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-em-mulheres/) não dá pra saber sem examinar.
      Somente após check up completo, com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é possível determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  52. Olá, boa tarde
    Recentemente fiz uma cirurgia para remoção de um siso e, por volta do quarto dia de pós operatório, notei que meu cabelo começou a cair mais do que o normal, bem mais. Queria saber se a queda pode ter sido provocada pela cirurgia, a dermatologista a que fui disse que sim, e meus exames estão bons, então seria a cirurgia ou algum estresse psicológico, porém tenho lido da na Internet que a queda pós cirúrgica em geral se inicia alguns meses após o evento.
    Tenho um trauma com queda de cabelo e isso me afeta muito.

    1. Olá, Brenda

      A queda de cabelo após cirurgia geralmente se inicia semanas após o procedimento.
      Entretanto, existem muitas causas para queda de cabelo (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Somente após avaliação completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, é que se pode esclarecer o que está ocasionando a queda.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

  53. Olá!
    Fiz um procedimento de drenagem de abcesso mamário em bloco cirúrgico quando o meu bebê estava com 2 meses e meio de nascido. Iniciou-se uma queda de cabelo intensa ainda no hospital logo após o procedimento. Não tive queda de cabelo na gestação e no pós parto (tive parto natural). Já faz 1 mês que fiz o procedimento e continua a cair muito. Não sei o que fazer!

    1. Olá, Elaine

      A queda de cabelo excessiva (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-excessiva-o-que-fazer/) pode ter muitas causas, dentre elas algumas citadas por você, como o parto (https://clinicadoppio.com.br/queda-de-cabelo-apos-parto-ou-amamentacao/) e a cirurgia.
      Além dessas, existem muitas outras causas (https://clinicadoppio.com.br/causas-de-queda-de-cabelo-feminino/) que precisam ser investigadas.
      Portanto, sugiro que passe por uma avaliação médica completa (https://clinicadoppio.com.br/diagnostico-e-exames-para-queda-de-cabelo/), com análise do fio de cabelo, couro cabeludo e exames de sangue, para determinar os motivos da sua queda de cabelo.
      Caso queira mais informações, entre em contato conosco pelo número (11) 38539175.
      Estamos à disposição para ajudá-la.

Deixe um comentário

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *